A pedagogia da libertação no contexto da reestruturação capitalista : "da escola com pés no chão" aos desafios da educação popular no labirinto dos "Novos Movimentos Sociais"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcos Roberto, 1973-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634465
Resumo: Orientador: José Claudinei Lombardi
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Apresentamos inicialmente uma análise histórico-crítica da práxis político-pedagógica freireana, amadurecida no contato direto com os movimentos de libertação nacional durante o período do exílio, iniciado após o golpe civil-militar de 1964. Neste contexto, evidencia-se a interlocução estabelecida entre Freire e a filosofia da práxis, mediada pelo vínculo com a teologia da libertação, resultando numa tradução pedagógica dos povos oprimidos em luta, qual seja, a pedagogia da libertação. A problemática que norteia a análise consiste no seguinte questionamento: tensionada pelo contexto de reestruturação capitalista e ofensiva neoliberal a pedagogia da educação popular emergente nos anos de 1990 manteve os fundamentos delineados por Paulo Freire? Para respondermos a esta questão, realizamos uma análise comparada de duas organizações que reconhecem a influência freireana na gênese de seus projetos pedagógicos. Identificando-se com a concepção histórico-crítica da educação, na qual se insere a pedagogia da libertação, o MST e sua Pedagogia do Movimento mantém a identidade com os pressupostos da "escola de trabalho" defendida por Freire, que tem na luta de classes e na relação direta entre o mundo do trabalho e a educação um elemento central. Por outro lado, o Instituto Paulo Freire, reivindicando-se seu "herdeiro direto", apresenta como projeto síntese a Escola Cidadã, que abandonando o princípio educativo do trabalho e a centralidade da luta de classes, torna a educação popular compatível com os pressupostos do neoescolanovismo, advogando uma abstrata concepção de cidadania que desloca o campo das ações para o nebuloso labirinto dos "novos movimentos sociais"Abstract: The object of research study whose results now present is the pedagogy of popular education in the sense developed by Paulo Freire. We present an historical-critical analysis of the political-pedagogical Praxis freireana, grown in direct contact with the national liberation movements during the period of the exile, started after the coup of 1964 civil-military. In this context, the dialogue established between Freire and the philosophy of Praxis, mediated by the bond with the theology of liberation, resulting in the pedagogical translation of oppressed peoples in struggle, namely, the pedagogy of liberation. The question that guides the analysis consists of the following question: taut by the context of capitalist and neoliberal offensive restructuring the pedagogy of popular education emerging in 1990 maintained the grounds outlined by Paulo Freire? To answer this question, we performed a comparative analysis of two organizations that recognize the influence freireana in the genesis of their pedagogical projects. Identifying himself with the historic-critical conception of education, in which the pedagogy of liberation, the MST and your Pedagogy of movement maintains the identity with the assumptions of the "school to work" advocated by Freire, who has the class struggle and in direct relationship between the world of work and education a central element. On the other hand, the Paulo Freire Institute, claiming-if your "direct heir", presents the synthesis Project Citizen School, that abandoning the principle of educational work and the centrality of class struggle, makes the popular education compatible with the the assumptions neoescolanovismo, advocating a concept of citizenship that abstract moves the field of actions for the hazy maze of "new social movements"DoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCNPQ141645/2014-8[s.n.]Lombardi, José Claudinei, 1953-Saviani, DermevalMartins, Marcos FranciscoArelaro, Lisete Regina GomesSemeraro, GiovanniUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Marcos Roberto, 1973-20182018-05-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (471 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634465LIMA, Marcos Roberto. A pedagogia da libertação no contexto da reestruturação capitalista: "da escola com pés no chão" aos desafios da educação popular no labirinto dos "Novos Movimentos Sociais". 2018. 1 recurso online (471 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634465. 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