Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Junot Cornélio
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588003
Resumo: Orientador: Luiz Carlos de Freitas
id UNICAMP-30_1f9147b73de0533be331be5498efee7b
oai_identifier_str oai::176671
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofiaEducação - FilosofiaDidáticaEducação - HistóriaAvaliação educacionalEducação para o trabalhoOrientador: Luiz Carlos de FreitasTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho se inscreve na Linha de Pesquisa, EDUCAÇÃO E TRABALHO, e é fruto inicial das reflexões, desenvolvidas no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos - LOED, sob a orientação do Prof Dr. Luiz Carlos de Freitas. Ancora-se no trabalho docente e experiência de administração acadêmica do pesquisador. Enraizando-o no contexto histórico de Globalização e Neoliberalismo, o autor lança um olhar retrospectivo, na luta de estudantes, professores e Departamentos/Faculdades de Filosofia, pelo retomo da Filosofia, como Disciplina à Escola de n°. Grau. Como fundamentais, emergem a categoria da Organização do Trabalho Pedagógico e o escopo de participar da construção da Teoria Pedagógica, segundo as indicações do Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas. Para a apresentação e a análise dos dados obtidos no processo de investigação, elegemos categorias que afloraram durante sua realização. A saber . Relação Professor ¿ Aluno ¿ Relação Teoria ¿ Prática, Relação Especifico ¿ Pedagógico. Algumas discussões preliminares impuseram-se, como necessárias, à guisa de ir delineando, progressivamente, um universo teórico, fundante, desde o qual fosse possível articular e mover as análises e as proposições. Consideramos oportuno tratar da relação Educação e Filosofia, especulando interfaces. Socializamos toda a trajetória de reconstrução da intenção inicial da Pesquisa e suas estratégias, objetivando enfatizar o processo e estabelecer ponto de apoio para a organização dos dados. A apresentação e análise dos dados assinalam a fragmentação desses Cursos, no que tange aos pares de categorias escolhidas e à própria concepção e organização da formação docente, em Cursos de Graduação em Filosofia. Articulamos algumas proposições referentes à Formação Pedagógica do Professor de Filosofia, considerando, como viável, o estabelecimento de parcerias, no âmbito das Universidades, entre o trabalho com a formação específica e pedagógica dos profissionais da Educação. Em nosso entender, tal propósito reclama uma cultura universitária que organize o Trabalho Pedagógico, desde um Projeto Político-Pedagógico, coletivamente construído, que vislumbre processos de Planejamentos ParticipativosAbstract: This work may be inscribed in EDUCATION AND LABOUR Research Line and it is the initial fruit of some reflex ions, developed in the observation and descriptive studies Labortory, under Professor Doctor Luiz Carlos de Freitas, orientation. It is anchored in the teaching labour and in the academical administration experience of the researcher. Rooting it in the Globalization and New Liberalism historical context, the author throws a retrospective look at the students, teachers and Departments / Faculties of Philosophy sttrugle for the return of Philosophy, as a component of Second Grade School matter "Curriculum". There are arisen, as fundamental items, the pedagogical work organization category and the goal of taking part in the pedagogical theory construction, according to Professor Doctor Luiz Carlos de Freitas indications. For presentation and analysis of the gotten "data", in this research process, we hare chosen, as necessary, some over showm categories, during its building, such as the relationship between ¿ Teacher ¿ Pupil, - Theory ¿ Practice, - Specific ¿ Pedagogical. We have considered, as strictly necessary, some previous discussions, just as progressive delineation of a theoretical founding universe, which it could be possible to articulate and to move on analysis and propositions from. We had for suitable treating education philosopy relation ship, just by especulating their mutual intercourse the so called "interfaces". We have socialized the whole trajectory of rebuilding of the research initial intention and its strategies, aiming to emphasize the process and to establish the support point for the "data" organization. This "data" presentation and analysis point out to the fragmentation of these courses, regarding to the chosen categories pairs and to the proper conception and organization of the teacher formation, in the Graduation Courses of Philosophy. We have articulated some propositions, related to the Pedagogical Formation of the Teacher on Philosophy, considering, as viable, the partnership development, within a University, between labour and the specific and Pedagogical Formation of the Education Professionals. As we can understand, such a purpose demands a University Culture that could organize the Pedagogical Work, since a Political Pedagogical Project, collectively built, able to glimmer Partaking Planning processesDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMatos, Junot Cornélio1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf274p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588003MATOS, Junot Cornélio. Em toda parte e em nenhum lugar: a formação pedagogica do professor de filosofia. 1999. 274p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588003. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176671porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:00:21Zoai::176671Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofia
title Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofia
spellingShingle Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofia
Matos, Junot Cornélio
Educação - Filosofia
Didática
Educação - História
Avaliação educacional
Educação para o trabalho
title_short Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofia
title_full Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofia
title_fullStr Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofia
title_full_unstemmed Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofia
title_sort Em toda parte e em nenhum lugar : a formação pedagogica do professor de filosofia
author Matos, Junot Cornélio
author_facet Matos, Junot Cornélio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Junot Cornélio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Didática
Educação - História
Avaliação educacional
Educação para o trabalho
topic Educação - Filosofia
Didática
Educação - História
Avaliação educacional
Educação para o trabalho
description Orientador: Luiz Carlos de Freitas
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588003
MATOS, Junot Cornélio. Em toda parte e em nenhum lugar: a formação pedagogica do professor de filosofia. 1999. 274p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588003. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MATOS, Junot Cornélio. Em toda parte e em nenhum lugar: a formação pedagogica do professor de filosofia. 1999. 274p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588003. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
274p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188828903112704