Evolução do pensamento criador em situação musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584732 |
Resumo: | Orientador: Fermino Fernandes Sisto |
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Evolução do pensamento criador em situação musicalPiaget, Jean, 1896-1980CriatividadeDesenvolvimento cognitivoMúsicaPsicologia do desenvolvimentoOrientador: Fermino Fernandes SistoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho estuda a Evolução do Pensamento Criador em situação musical, sendo a música utilizada como técnica que possibilitou a expressão do pensamento infantil, na solução de problemas. Elaborou-se provas e desenvolveu-se critérios de análise, ambos fundamentados em Piaget, para que se pudesse observar como ocorreram as aberturas de esquemas e como ocorreram as expressões das estruturas do conhecimento na construção da novidade pelos sujeitos. Observou-se e analisou-se duas culturas diferentes, a brasileira e a norte-americana e conclui-se que os critérios encontrados foram similares e independentes de interferência cultural. Foram coletados 400 dados, resultantes de 200 entrevistas a sujeitos em cada cultura. Formou-se grupos de 40 sujeitos em cada faixa etária (entre 4 -13 anos de idade), os quais foram estudados individualmente e cada observação durou não mais do que 45 minutos. A seleção dos sujeitos foi baseada no envolvimento na atividade musical de poluição de problemas, que os levou à construção de uma estória, objeto das análises posteriores. Da análise destas, observou-se que existem, nas duas culturas, mecanismos subjacentes que levam à produção de idéias e novidades possíveis de serem observados na ação lógica de solução de problemas. A criatividade foi estudada concretamente e pôde ser definida como a própria evolução do pensamento criador, porque o estudo dessa evolução mostrou como observar a equilibração ocorrendo num processo de solução de problemas. Criar se igualou ao ato de praticar a criação. Portanto, o sujeito criando o pensamento, aprende a pensar (cria ,esquemas, exercita a abertura para novos esquemas, mantém os anteriores e cria novas estruturas), demonstrando assim uma das facetas de como constrói sua própria inteligência. Finalmente, concluiu-se que o comportamento dos sujeitos na ação de resolução de problemas, num contexto musical, não é estruturado pelo meio ambiente, mas pelos próprios sujeitosAbstract: This is a study of the Evolution of the Creative Thought in a musical context, being music the technique which provided for the expression of children's thinking in a problem solving situation. Based on Piaget, criteria for analyses and proofs for the study of creativity were developed, in order to observe how the oppening of schemes occured, and how the expression of knowledge structures in the construction of novelty by the subjects occured as well. Two different cultures, brazilian and american, were observed and analised. It was seen that the criteria found were similar and independent of cultural interference. The data collected summed up to 400 subjects, and 200 interviews were conducted in each culture. Each age group (from 4 to 13 years old) was fonned with 40 subjects. Each subject was studied individually. The sections lasted no longer than 45 minutes per child. The subjects were selected based on their involvement in the problem-solving music activity which led them to the construction of a story, used on further analyses. These analyses showed that there are, in both cultures, subjacent mechanisms which lead to the observable production of ideas and novelties in the logical problem-solving action. Creativity was studied concretely and therefore defined as the evolution of the creative thought itself. This evolution evidenced the equilibration happening in a process of problem-solving. "To create" equalized to "the practice of creation". Therefore, the subject when creating a thought, learns how to think (creates schemes, exercises the opening of schemes, maintains previous schemes, and creates new structures), demonstrating in this manner one of the facets of the construction of_eir own intelligence. In conclusion, it was learned that the subjects' behavior in the problem-solving action in musical context is not structured by the environment, but by the subjects themselvesDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueiredo, Eliane Leão19961996-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf288f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584732FIGUEIREDO, Eliane Leão. Evolução do pensamento criador em situação musical. 1996. 288f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584732. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115443porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:30:35Zoai::115443Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:30:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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