Políticas de Formação Continuada de Professores - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (2010 - 2020) : uma análise a partir do programa de apoio ao setor educativo do MERCOSUL (PASEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dri, Wisllayne Ivellyze de Oliveira, 1984-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12296
Resumo: Orientador: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa
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spelling Políticas de Formação Continuada de Professores - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (2010 - 2020) : uma análise a partir do programa de apoio ao setor educativo do MERCOSUL (PASEM)Políticas de formación contínua docente - Argentina, Brasil, Paraguay e Uruguay (2020 - 2020) : análises a partir del programa de apoyo al sector educativo del MERCOSUR (PASEM)MERCOSULFormação continuada de professorGlobalizaçãoEducação - América do SulMERCOSURContinued Teacher EducationGlobalizationEducation - South AmericaOrientador: Luciane Muniz Ribeiro BarbosaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal descrever e analisar a reconfiguração do Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM 2011-2016) nas Políticas Nacionais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, no período de 2010 a 2020, na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai, os quatro países membros do MERCOSUL e participantes do PASEM. Tal análise contemplou o contexto do processo de Integração Regional do MERCOSUL, observando qual o lugar da Formação Continuada de Professores no projeto de regionalização educativa do MERCOSUL. Em termos de procedimentos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa, que fez uso das ferramentas dos estudos críticos comparados, utilizando documentos de fontes primárias e secundárias acerca do MERCOSUL, do Setor Educativo do MERCOSUL (SEM), do PASEM e dos ministérios nacionais de educação de cada país integrante da pesquisa. Ademais, este trabalhou realizou uma relevante análise documental, revisão bibliográfica e fez uso do software de análise qualitativa ATLAS.ti, dentre outros. Na parte 1 da tese aprofundou-se e detalhou-se a respeito do PASEM e o seu contexto, no que tange aos antecedentes e precedentes do programa, resultando em temas e categorias que foram confrontados com as políticas nacionais de formação continuada de professores da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, estudada na parte 2 da pesquisa, resultando na análise da reconfiguração de políticas regionais em contextos locais. Como principais resultados apresentam-se comparações entre um programa regional e a sua incidência nas políticas nacionais/locais de cada país; e entre os países analisados com relação às semelhanças e às diferenças nos processos das políticas de formação continuada de professores na região. Tais comparações permitiram tecer considerações referentes ao processo de regionalização da formação de professores na região do MERCOSULAbstract: The main objective of this research is to describe and analyze the reconfiguration of the Support Program for the Educational Sector of MERCOSUR (PASEM 2011-2016) in the National Policies for Continued Training of Basic Education Teachers, from 2010 to 2020, in Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay, the four MERCOSUR member countries and PASEM participants. This analysis contemplated the context of the MERCOSUR Regional Integration process, noting the place of Continued Teacher Education in the MERCOSUR educational regionalization project. This is a qualitative research that adopted tools of comparative critical studies. For example, documents from primary and secondary sources about MERCOSUR, the Educational Sector of MERCOSUR (SEM), PASEM and the national ministries of education of each country included in the survey. In addition, this work carried out a relevant documentation analysis, literature review and used ATLAS.ti qualitative analysis software, among others. In part 1 of the thesis, PASEM and its context were deepened and detailed, with regard to the background and precedents of the program, resulting in themes and categories. These were confronted with the national policies of continuing education of teachers in Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay, studied. in part 2 of the research resulting in the reconfiguration of regional policies in local contexts. The main results were comparisons between a regional program and its impact on national/local policies in each country; and between the countries analyzed in terms of similarities and differences in the processes of continued teacher education policies in the region. Such comparisons allowed for considerations regarding the process of regionalization of teacher training in the MERCOSUR regionDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES88882.461722/2019-01[s.n.]Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro, 1981-Krawczyk, Nora RutBryan, Newton Antonio PaciulliMancebo González, María EsterLorente, Luis Miguel LazaroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDri, Wisllayne Ivellyze de Oliveira, 1984-20232023-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (226 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12296DRI, Wisllayne Ivellyze de Oliveira. Políticas de Formação Continuada de Professores - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (2010 - 2020): uma análise a partir do programa de apoio ao setor educativo do MERCOSUL (PASEM). 2023. 1 recurso online (226 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12296. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347272porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T14:59:25Zoai::1347272Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-14T14:59:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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