Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Cristiane Pereira de, 1981-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614798
Resumo: Orientador: Gastão Wagner de Sousa Campos
id UNICAMP-30_205baf495f768a3367297523f241c402
oai_identifier_str oai::787935
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestãoEvaluation of the use of the method of support Paidéia for the health education : extended clinic and co-governanceSaúde públicaGestão em saúdeReflexãoPaidéia, MétodoPublic healthHealth ManagementReflexionPaidéiaOrientador: Gastão Wagner de Sousa CamposDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Esta pesquisa pretende refletir sobre a formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde utilizando o método de apoio Paidéia, desenvolvido por Campos (2007). Por "formação" entende-se a co-produção de sujeitos, de sociabilidade e de instituições e a referida metodologia de apoio objetiva, por meio de uma reflexão sobre a própria prática, contribuição para que os profissionais possam desenvolver maior capacidade reflexiva e, em conseqüência, maior capacidade de interferir sobre fatores estruturados que os condicionam. Pretendeu-se, nesta investigação, avaliar os efeitos do curso de "Co-gestão da clínica ampliada e compartilhada", especialmente no que se refere às mudanças na compreensão do processo saúde-doença e na incorporação de saberes que auxiliem os profissionais a desenvolverem capacidade de trabalhar em rede, em equipe e com co-gestão do trabalho em saúde. O curso foi proposto pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Campinas (SP), foi ministrado no Centro de Saúde Jardim Aeroporto e oferecido aos profissionais que compõem a equipe do Centro de Saúde Aeroporto, Centro de Atenção Psicossocial David Capistrano e apoiadores institucionais do Distrito Sudoeste; compondo-se, duas turmas com vinte pessoas. Configurou-se em um curso de extensão, com duração de um ano e meio (iniciado em junho de 2009 e com encerramento em dezembro de 2010) e foi coordenado por dois apoiadores horizontais, sendo um deles a pesquisadora. A análise das contribuições do método de Apoio Paidéia enquanto estratégia de formação foi investigada, através de pesquisa-intervenção modificada, denominada pesquisa-intervenção do "tipo apoio". Para coleta de dados utilizou-se duas técnicas: observacional, utilizando o diário de campo para registro sistemático das observações, e realização de grupos focais de avaliação com os profissionais que participaram do curso. Os resultados foram analisados por meio de triangulação de métodos. Observaram-se mudanças nas práticas clínicas e de co-gestão do trabalho em saúde, nas questões que envolvem a relação com o usuário e na "gestão de si mesmo". Conclui-se que a metodologia do apoio Paidéia traz uma proposta interessante e inovadora, possível de ser adotada dentro dos currículos regulares de formação e estratégias de educação em serviço para profissionais da área da saúdeAbstract: This research intends to discuss the training of professionals for the National Health System using the Paidéia method of support, developed by Campos (2007). By "training" we understand the co-production of subjects, of sociability and institutions and the referred methodology of support objective, through a reflection on the practical, a contribution to the professionals to develop greater capacity for reflection, and consequently, greater ability to interfere in the structural factors that condition them. It was intended, in this investigation, to evaluate the effects of the course "Co-management of amplified and shared clinic," especially as a regard to changes, in the comprehension of health-disease process and the incorporation of knowledge that helps professionals to develop capacity for networking, teamwork and co-management of health work. The course was proposed by the Department of Social and Preventive Medicine, Faculty of Medical Sciences, State University of Campinas in partnership with the Municipal Secretariat of Health of Campinas (SP), it was administered at the Health Centre Garden Airport and offered to professional comprise the team of the Health Centre Airport, Center for Psychosocial David Capistrano and institutional supporters of the Southwest District; breaking down, two groups of twenty people. It was configured in an extension course, lasting one and half year (started in June 2009 and ending in December 2010) and was coordinated by two horizontal supporters, one being the researcher. Analysis of the contributions of the Paidéia method of support as a strategy of training was investigated by modified intervention research, and intervention research called "type support." To collect data we used two techniques: observation, using a field diary to record systematic observations, and conducting focus groups for evaluation with the professionals who attended the course. The results were analyzed using triangulation methods. It was observed changes in clinical practices and co-management work in health, in issues involving the relationship with the user and the "management of themselves." It was concluded that the methodology of Paidéia support brings an interesting and innovative proposal, which can be adopted in the curriculum of regular training and education strategies in service for healthcare professionalsMestradoPolítica, Planejamento e Gestão em SaúdeMestre em Saúde Coletiva[s.n.]Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-Furtado, Juarez PereiraCarvalho, Sérgio ResendeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Cristiane Pereira de, 1981-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf246 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614798CASTRO, Cristiane Pereira de. Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde: clínica ampliada e co-gestão. 2011. 246 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614798. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/787935porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:11:53Zoai::787935Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:11:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestão
Evaluation of the use of the method of support Paidéia for the health education : extended clinic and co-governance
title Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestão
spellingShingle Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestão
Castro, Cristiane Pereira de, 1981-
Saúde pública
Gestão em saúde
Reflexão
Paidéia, Método
Public health
Health Management
Reflexion
Paidéia
title_short Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestão
title_full Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestão
title_fullStr Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestão
title_full_unstemmed Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestão
title_sort Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde : clínica ampliada e co-gestão
author Castro, Cristiane Pereira de, 1981-
author_facet Castro, Cristiane Pereira de, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-
Furtado, Juarez Pereira
Carvalho, Sérgio Resende
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Cristiane Pereira de, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Gestão em saúde
Reflexão
Paidéia, Método
Public health
Health Management
Reflexion
Paidéia
topic Saúde pública
Gestão em saúde
Reflexão
Paidéia, Método
Public health
Health Management
Reflexion
Paidéia
description Orientador: Gastão Wagner de Sousa Campos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614798
CASTRO, Cristiane Pereira de. Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde: clínica ampliada e co-gestão. 2011. 246 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614798. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614798
identifier_str_mv CASTRO, Cristiane Pereira de. Avaliação da utilização do método de apoio Paidéia para a formação em saúde: clínica ampliada e co-gestão. 2011. 246 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614798. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/787935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
246 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189049943982080