A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617889 |
Resumo: | Orientador: Gastão Wagner de Sousa Campos |
id |
UNICAMP-30_546af622d9351598379aa754d28c3df1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::863359 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formaçãoThe construction of expanded and shared practices in health : Paidéia support and trainingFormaçãoSubjetividadeClínicaPaidéia, MétodoTrainingSubjectivityClinicPaidéia methodOrientador: Gastão Wagner de Sousa CamposTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Neste estudo abordamos o uso do Método de Apoio Paidéia (Campos, 2000a) como referencial pedagógico para processos de formação em saúde. Realizamos uma pesquisa no âmbito de um Curso de Especialização para profissionais da Atenção Básica do SUS-Campinas (SP), cujo desenho combinou ofertas teóricas, discussão de casos e práticas de intervenção. A partir de uma abordagem qualitativa e baseada na hermenêutica crítica, pretendemos avaliar os efeitos do curso nas práticas profissionais, no que se refere à abordagem da subjetividade, e analisar a eficácia do Apoio Paidéia na construção de práticas ampliadas e compartilhadas. Utilizamos diversas fontes de informação a fim de produzir diferentes perspectivas e aproximar discursos e práticas: realizamos grupos focais com os alunos/profissionais e destacamos um Projeto Terapêutico Singular acompanhado no curso para analisá-lo em profundidade e discuti-lo com sua Equipe de Referência. Além disso, fizemos uma oficina para construção coletiva de um material teórico-prático sobre práticas ampliadas e compartilhadas. O conjunto do material mostra mudanças significativas nas práticas clínicas e de co-gestão, bem como na "gestão de si mesmos". Os alunos/profissionais desenvolveram sua capacidade reflexiva, analítica e interventiva para lidar com a complexidade e singularidade dos casos, bem como para compor saberes e práticas interdisciplinares. Ampliaram sua compreensão sobre as redes de afetos que se fazem presentes na relação terapêutica e entre a equipe, e desenvolveram competências técnicas, éticas e relacionais para atuar nas múltiplas dimensões constitutivas dos sujeitos e coletivos. Consideramos que, ao enfatizar a troca de experiências num espaço coletivo e articular reflexão e intervenção, o Método de Apoio Paidéia possibilitou uma re-ligação dos alunos/profissionais com o projeto da Atenção Básica e favoreceu que realimentassem sua potência para enfrentar as dificuldades inerentes ao trabalho em saúde e ao contexto institucional. Destacamos, ao final, que os efeitos do processo formativo devem ser reafirmados no cotidiano de trabalho, mediante um esforço permanente de análise crítica, em espaços coletivos em que se possa interrogar a práxisAbstract: From a qualitative approach, we used the Paidéia Support Method (Campos, 2000a) as pedagogic reference for formation processes in health. We carried out a research including a specialization course for professionals at the Basic Attention of the Unified Health System (SUS), Campinas (SP), combining theoretical offers, case discussions and intervention practices. Based on the critical hermeneutics, we aimed to evaluate the course effects on professional practices relative to an approach to subjectivity and analyze the effectiveness of the Paidéia Support in building expanded and shared practices. We used different sources of information, aiming to produce different perspectives and bring together discourses and practices: we conducted focal groups with students/professionals and highlighted an individual therapeutic project, following the course, to be analyzed in depth and discussed with the reference team. In addition, we conducted a workshop for collectively develop theoretical-practical material on expanded and shared practices. The whole material showed significant changes in co-management and clinical practices, as well as in the "management itself". The students/professionals developed their reflexive, analytical and intervention skills to deal with the complexity and singularity of the cases, as well as to improve knowledge and interdisciplinary practices. They also increased their understanding about the affection networks in the therapeutic relationship and among the team members, as well as developed technical, ethical and relational competences to work with constitutive dimensions of the individual and the collective. We considered that, emphasizing the exchange of experiences on a collective space and articulating reflection and intervention, the Paidéia Support Method allowed a reconnection of the students/professionals with the basic attention project, favoring their recharge to face difficulties inherent to healthcare and the institutional context. Finally, we highlighted that the effects of the training process should be reaffirmed in the everyday work, in an ongoing effort at collective and critical praxisDoutoradoSaúde ColetivaDoutor em Saúde Coletiva[s.n.]Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-Furtado, Juarez PereiraKnobloch, FelíciaL'Abbate, SolangeCunha, Gustavo TenórioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueiredo, Mariana Dorsa, 1977-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf341 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617889FIGUEIREDO, Mariana Dorsa. A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde: apoio Paidéia e formação. 2012. 341 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617889. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/863359porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:38:43Zoai::863359Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:38:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formação The construction of expanded and shared practices in health : Paidéia support and training |
title |
A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formação |
spellingShingle |
A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formação Figueiredo, Mariana Dorsa, 1977- Formação Subjetividade Clínica Paidéia, Método Training Subjectivity Clinic Paidéia method |
title_short |
A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formação |
title_full |
A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formação |
title_fullStr |
A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formação |
title_full_unstemmed |
A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formação |
title_sort |
A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde : apoio Paidéia e formação |
author |
Figueiredo, Mariana Dorsa, 1977- |
author_facet |
Figueiredo, Mariana Dorsa, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952- Furtado, Juarez Pereira Knobloch, Felícia L'Abbate, Solange Cunha, Gustavo Tenório Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Mariana Dorsa, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Subjetividade Clínica Paidéia, Método Training Subjectivity Clinic Paidéia method |
topic |
Formação Subjetividade Clínica Paidéia, Método Training Subjectivity Clinic Paidéia method |
description |
Orientador: Gastão Wagner de Sousa Campos |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617889 FIGUEIREDO, Mariana Dorsa. A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde: apoio Paidéia e formação. 2012. 341 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617889. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617889 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Mariana Dorsa. A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde: apoio Paidéia e formação. 2012. 341 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617889. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/863359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 341 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189077716566016 |