A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquotte-Vieira, Eliane Aparecida, 1965-
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600040
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_20c9d5a56bcccb7a1bdcdfd423504855
oai_identifier_str oai::339681
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizesThe constitution of marks of style and authorship for the written projects of apprenticesProdução de textosEnsino - AprendizagemAlteridadeCriatividade na escritaRedaçãoEscritaText productionTeaching-learningcreativity in the writingRedactionWritingOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Tomando como ponto de partida as proposições teóricas de Bakhtin (2003 [1952-1953]) sobre gênero discursivo, enunciação e, conseqüentemente, sobre a relação sujeito/linguagem como um fenômeno social, histórico e essencialmente dinâmico e baseando-se nas discussões elaboradas por Possenti (2002a, 2001 a, 2001 b [1988]) sobre marcas de estilo e indícios de autoria nos projetos escritos de escolares, segundo um ponto de vista lingüístico discursivo, este trabalho tem como proposta investigar, nos projetos escritos de alguns aprendizes, as prováveis marcas de estilo e autoria e seu processo de constituição. Para isso, será enfocado especificamente um tipo de trabalho que os aprendizes fazem em relação ao texto: o modo como vão aprendendo a marcar seu posicionamento a partir do trabalho com "as vozes" discursivas existentes, isto é, a forma como o escrevente marca (ou vai aprendendo a marcar), através de mecanismos lingüísticos-discursivos, o limite entre a voz e o posicionamento do outro e a sua própria voz e posicionamento diante de uma questão - ao dizer o que pode ser dito por qualquer um, o dizer se torna especialmente e de alguma forma um território discursivo ocupado pelo escrevente. Esta pesquisa busca investigaro processo possível de se construir através de marcas de estilo e autoria nos textos de aprendizes escolares, quando estes aprendem a lidar com os discursos existentes que atravessam nosso discursoo tempo todoAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Mayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadePossenti, SírioAbaurre, Maria Bernadete MarquesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPasquotte-Vieira, Eliane Aparecida, 1965-20052005-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf197p : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600040PASQUOTTE-VIEIRA, Eliane Aparecida. A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes. 2005. 197p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600040. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/339681porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:12:05Zoai::339681Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:12:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
The constitution of marks of style and authorship for the written projects of apprentices
title A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
spellingShingle A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
Pasquotte-Vieira, Eliane Aparecida, 1965-
Produção de textos
Ensino - Aprendizagem
Alteridade
Criatividade na escrita
Redação
Escrita
Text production
Teaching-learning
creativity in the writing
Redaction
Writing
title_short A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
title_full A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
title_fullStr A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
title_full_unstemmed A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
title_sort A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes
author Pasquotte-Vieira, Eliane Aparecida, 1965-
author_facet Pasquotte-Vieira, Eliane Aparecida, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade
Possenti, Sírio
Abaurre, Maria Bernadete Marques
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquotte-Vieira, Eliane Aparecida, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de textos
Ensino - Aprendizagem
Alteridade
Criatividade na escrita
Redação
Escrita
Text production
Teaching-learning
creativity in the writing
Redaction
Writing
topic Produção de textos
Ensino - Aprendizagem
Alteridade
Criatividade na escrita
Redação
Escrita
Text production
Teaching-learning
creativity in the writing
Redaction
Writing
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600040
PASQUOTTE-VIEIRA, Eliane Aparecida. A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes. 2005. 197p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600040. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PASQUOTTE-VIEIRA, Eliane Aparecida. A constituição de marcas de estilo e autoria para os projetos escritos de aprendizes. 2005. 197p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600040. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/339681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
197p : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188923640905728