Um estudo sobre as dificuldades apresentadas por alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental nas etapas de solução de problemas de estrutura aditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Eliana Cristina de Carvalho, 1981-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635289
Resumo: Orientador: Miriam Cardoso Utsumi
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spelling Um estudo sobre as dificuldades apresentadas por alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental nas etapas de solução de problemas de estrutura aditivaA study about the difficulties presented by students in grades 3 to 5 of elementary school in the stages of solution of additive structure problemsVergnaud, GerardEducação matemáticaSolução de problemasVergnaud, GerardMathematics EducationProblems solutionAdditive structureOrientador: Miriam Cardoso UtsumiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com o objetivo de verificar as dificuldades dos estudantes durante a solução de problemas de estrutura aditiva, 64 estudantes oriundos do terceiro, quarto e quinto anos de escolaridade do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, responderam a um questionário para sua caracterização e um teste matemático. A média geral do teste de matemática foi de 7,13 com desvio padrão de 3,10, sendo a nota mínima obtida 1,0 e a máxima 10,0. A análise dos dados mostrou que a variável autopercepção de dificuldades nas etapas da solução de problemas estava relacionada ao desempenho. A análise dos dados evidenciou que a diferença significativa de desempenho se mostra nos problemas P3 e P6. A análise dos protocolos agrupada a pontuação atribuída pela escala Charles mostrou que os estudantes de um modo geral, apresentam mais dificuldade na etapa de Retrospecto, e em segundo lugar na Compreensão do Problema. Os resultados mostraram ainda que o cálculo numérico foi o procedimento adotado pela maioria dos estudantes, não indicando diferença significativa por ano escolarAbstract: Abstract In order to verify the difficulties of the students during the solution of problems of additive structure, 64 students from the third, fourth and fifth years of elementary school education from a public school system in the State of São Paulo answered a questionnaire for its characterization and a mathematical test. The overall mean of the math test was 7.13 with a standard deviation of 3.10, with the lowest grade being 1.0 and the maximum being 10.0. Data analysis showed that the self-perception difficulty variable in the troubleshooting steps was related to performance. The analysis of the data showed that the significant difference of performance is shown in the problems P3 and P6. The analysis of the protocols grouped the scores attributed by the Charles scale showed that students generally present more difficulty in the Retrospect stage, and secondly in Understanding the Problem. The results also showed that the numerical calculation was the procedure adopted by the majority of the students, not indicating a significant difference per school yearMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-Amaro, Fernanda de Oliveira Soares TaxaMello, Telma AssadUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGabriel, Eliana Cristina de Carvalho, 1981-20182018-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635289GABRIEL, Eliana Cristina de Carvalho. Um estudo sobre as dificuldades apresentadas por alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental nas etapas de solução de problemas de estrutura aditiva. 2018. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635289. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1072433Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-25T19:58:09Zoai::1072433Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-25T19:58:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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