Funções e programação no Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventorini, André Eduardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fioreze, Leandra Anversa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188569
Resumo: Este artigo se propõe a verificar o potencial do software de programação Scratch no processo de construção de conceitos relacionados com funções. A pesquisa de cunho qualitativo tem como aportes teóricos os Campos Conceituais, de Vergnaud, devido a importância de sua teoria na análise do funcionamento cognitivo do "sujeitoem- situação" e o Construcionismo, de Papert, destacadamente, na relevância da programação na construção do conhecimento. A partir dos dados analisados em uma pesquisa desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, pode-se concluir que o uso do software de programação Scratch contribuiu na construção de conceitos relacionados com funções. Uma das contribuições está relacionada à compreensão dos esquemas utilizados no processo de criação e substituição de variáveis através de comandos específicos para esta função.
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spelling Ventorini, André EduardoFioreze, Leandra Anversa2019-02-07T02:32:46Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/188569001085394Este artigo se propõe a verificar o potencial do software de programação Scratch no processo de construção de conceitos relacionados com funções. A pesquisa de cunho qualitativo tem como aportes teóricos os Campos Conceituais, de Vergnaud, devido a importância de sua teoria na análise do funcionamento cognitivo do "sujeitoem- situação" e o Construcionismo, de Papert, destacadamente, na relevância da programação na construção do conhecimento. A partir dos dados analisados em uma pesquisa desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, pode-se concluir que o uso do software de programação Scratch contribuiu na construção de conceitos relacionados com funções. Uma das contribuições está relacionada à compreensão dos esquemas utilizados no processo de criação e substituição de variáveis através de comandos específicos para esta função.This article verifies the potential of the programming software Scratch in the process of building concepts related to functions. This is a qualitative research and it relies on the theory of conceptual fields, by Vergnaud, due the significance of his theory in the analysis of the cognitive working of the “subject in situation”. The research relies also in the constructionism of Papert, due the outstanding importance of programming in building knowledge. Analyzing the collected data in a research developed with students of the first grade of secondary school in a public institution, we concluded that the use of the programming software Scratch contributed in the construction of the concepts related to functions. One of the contributions is related to the understanding of the schemes used in the process of creation and substitution of variables through specific instructions for this function.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), p. [1-10]TecnologiaEducaçãoVergnaud, GérardFunctionsTheory of conceptual fieldsConstructionismScratchFunções e programação no ScratchFunctions and programming in Scratch info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085394.pdf.txt001085394.pdf.txtExtracted Texttext/plain29154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188569/2/001085394.pdf.txtb2efdc3cee3adf5d3cdd71d61539b61bMD52ORIGINAL001085394.pdfTexto completoapplication/pdf1636245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188569/1/001085394.pdfc26b5ff5569e4ece17ecc813157fa364MD5110183/1885692019-02-08 02:32:42.826023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188569Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-08T04:32:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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