Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Tiago da Silva, 1989-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710
Resumo: Orientador: Verónica Andrea González-López
id UNICAMP-30_22af261a21204f1932ebba96ddffc699
oai_identifier_str oai::1128433
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curricularesSchool student perceptions about school reality and curricular disciplinesInferência estatísticaAmbiente escolarEnsino fundamental - Valinhos (SP) - Métodos estatísticosPercepçãoAnálise de regressão logísticaStatistical inferenceSchool environmentElementary school - Valinhos (São Paulo, Brazil) - Statistical methodsPerceptionLogistic regression analysisOrientador: Verónica Andrea González-LópezDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Esta pesquisa através de um questionário, sócio-educativo, tem o objetivo de utilizar algumas ferramentas de Inferência Estatística. Inspecionar a realidade escolar dos alunos de quatro escolas do Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série) do município de Valinhos. Observar as diferenças e semelhanças que os mesmos possuem, mesmo apresentando alunos com diferentes perfis e realidade da vida. Pelo questionário pode-se conhecer o perfil do aluno, a escola em que estuda e verificar possíveis problemas desde o ponto de vista do estudante (análise de percepção). Dentre as conclusões obtidas, destaca-se a heterogeneidade dos alunos da mesma escola, percorrendo diferentes séries e as semelhanças de alguns fatores, como conflitos internos da escola, problemas do cotidiano, perfis pedagógicos e acadêmicos entre escolas com realidades muito distintas. Nota-se ainda, que segundo as nossas análises, as escolas mostram-se estatisticamente heterogêneasAbstract: This research through a questionnaire, socio-educational, aims to use some tools of Statistical Inference. Inspect the school reality of students in four elementary schools II (6th to 9th grade) in the municipality of Valinhos. Observe the differences and similarities that they have, even presenting students with different profiles and life reality. Through the questionnaire it is possible to know the student's profile, the school in which he studies and to check possible problems from the student's point of view (perception analysis). Among the conclusions obtained, the heterogeneity of students from the same school stands out, covering different grades and the similarities of some factors, such as internal school conflicts, everyday problems, pedagogical and academic profiles between schools with very different realities. It should also be noted that, according to our analyzes, schools are statistically heterogeneousMestradoMatemática em Rede NacionalMestre em Matemática em Rede Nacional - PROFMATCAPES[s.n.]González-López, Verónica Andrea, 1970-Andreani, RobertoViola, Márcio Luis LanfrediUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFonseca, Tiago da Silva, 1989-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710FONSECA, Tiago da Silva. Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares. 2020. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128433Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T10:59:14Zoai::1128433Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-19T10:59:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares
School student perceptions about school reality and curricular disciplines
title Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares
spellingShingle Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares
Fonseca, Tiago da Silva, 1989-
Inferência estatística
Ambiente escolar
Ensino fundamental - Valinhos (SP) - Métodos estatísticos
Percepção
Análise de regressão logística
Statistical inference
School environment
Elementary school - Valinhos (São Paulo, Brazil) - Statistical methods
Perception
Logistic regression analysis
title_short Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares
title_full Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares
title_fullStr Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares
title_full_unstemmed Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares
title_sort Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares
author Fonseca, Tiago da Silva, 1989-
author_facet Fonseca, Tiago da Silva, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv González-López, Verónica Andrea, 1970-
Andreani, Roberto
Viola, Márcio Luis Lanfredi
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Tiago da Silva, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Inferência estatística
Ambiente escolar
Ensino fundamental - Valinhos (SP) - Métodos estatísticos
Percepção
Análise de regressão logística
Statistical inference
School environment
Elementary school - Valinhos (São Paulo, Brazil) - Statistical methods
Perception
Logistic regression analysis
topic Inferência estatística
Ambiente escolar
Ensino fundamental - Valinhos (SP) - Métodos estatísticos
Percepção
Análise de regressão logística
Statistical inference
School environment
Elementary school - Valinhos (São Paulo, Brazil) - Statistical methods
Perception
Logistic regression analysis
description Orientador: Verónica Andrea González-López
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710
FONSECA, Tiago da Silva. Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares. 2020. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710
identifier_str_mv FONSECA, Tiago da Silva. Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares. 2020. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128433
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189159212941312