Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710 |
Resumo: | Orientador: Verónica Andrea González-López |
id |
UNICAMP-30_22af261a21204f1932ebba96ddffc699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1128433 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curricularesSchool student perceptions about school reality and curricular disciplinesInferência estatísticaAmbiente escolarEnsino fundamental - Valinhos (SP) - Métodos estatísticosPercepçãoAnálise de regressão logísticaStatistical inferenceSchool environmentElementary school - Valinhos (São Paulo, Brazil) - Statistical methodsPerceptionLogistic regression analysisOrientador: Verónica Andrea González-LópezDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Esta pesquisa através de um questionário, sócio-educativo, tem o objetivo de utilizar algumas ferramentas de Inferência Estatística. Inspecionar a realidade escolar dos alunos de quatro escolas do Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série) do município de Valinhos. Observar as diferenças e semelhanças que os mesmos possuem, mesmo apresentando alunos com diferentes perfis e realidade da vida. Pelo questionário pode-se conhecer o perfil do aluno, a escola em que estuda e verificar possíveis problemas desde o ponto de vista do estudante (análise de percepção). Dentre as conclusões obtidas, destaca-se a heterogeneidade dos alunos da mesma escola, percorrendo diferentes séries e as semelhanças de alguns fatores, como conflitos internos da escola, problemas do cotidiano, perfis pedagógicos e acadêmicos entre escolas com realidades muito distintas. Nota-se ainda, que segundo as nossas análises, as escolas mostram-se estatisticamente heterogêneasAbstract: This research through a questionnaire, socio-educational, aims to use some tools of Statistical Inference. Inspect the school reality of students in four elementary schools II (6th to 9th grade) in the municipality of Valinhos. Observe the differences and similarities that they have, even presenting students with different profiles and life reality. Through the questionnaire it is possible to know the student's profile, the school in which he studies and to check possible problems from the student's point of view (perception analysis). Among the conclusions obtained, the heterogeneity of students from the same school stands out, covering different grades and the similarities of some factors, such as internal school conflicts, everyday problems, pedagogical and academic profiles between schools with very different realities. It should also be noted that, according to our analyzes, schools are statistically heterogeneousMestradoMatemática em Rede NacionalMestre em Matemática em Rede Nacional - PROFMATCAPES[s.n.]González-López, Verónica Andrea, 1970-Andreani, RobertoViola, Márcio Luis LanfrediUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFonseca, Tiago da Silva, 1989-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710FONSECA, Tiago da Silva. Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares. 2020. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128433Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T10:59:14Zoai::1128433Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-19T10:59:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares School student perceptions about school reality and curricular disciplines |
title |
Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares |
spellingShingle |
Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares Fonseca, Tiago da Silva, 1989- Inferência estatística Ambiente escolar Ensino fundamental - Valinhos (SP) - Métodos estatísticos Percepção Análise de regressão logística Statistical inference School environment Elementary school - Valinhos (São Paulo, Brazil) - Statistical methods Perception Logistic regression analysis |
title_short |
Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares |
title_full |
Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares |
title_fullStr |
Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares |
title_full_unstemmed |
Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares |
title_sort |
Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares |
author |
Fonseca, Tiago da Silva, 1989- |
author_facet |
Fonseca, Tiago da Silva, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
González-López, Verónica Andrea, 1970- Andreani, Roberto Viola, Márcio Luis Lanfredi Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Tiago da Silva, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inferência estatística Ambiente escolar Ensino fundamental - Valinhos (SP) - Métodos estatísticos Percepção Análise de regressão logística Statistical inference School environment Elementary school - Valinhos (São Paulo, Brazil) - Statistical methods Perception Logistic regression analysis |
topic |
Inferência estatística Ambiente escolar Ensino fundamental - Valinhos (SP) - Métodos estatísticos Percepção Análise de regressão logística Statistical inference School environment Elementary school - Valinhos (São Paulo, Brazil) - Statistical methods Perception Logistic regression analysis |
description |
Orientador: Verónica Andrea González-López |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710 FONSECA, Tiago da Silva. Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares. 2020. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Tiago da Silva. Percepções estudantis escolares sobre a realidade escolar e disciplinas curriculares. 2020. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638710. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128433 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189159212941312 |