A expansão do ensino franqueado : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pieroni, Rodrigo Figueiredo
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586533
Resumo: Orientador: Eloisa de Mattos Hofling
id UNICAMP-30_22bd4355543a45d0d496531c7dc16aaa
oai_identifier_str oai::134440
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A expansão do ensino franqueado : um estudo de casoEscolas particularesEnsino de segundo grauOrientador: Eloisa de Mattos HoflingDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem como principal objetivo equacionar os probiemas e as possíveis virtudes relativas a expansão de uma nova modalidade de educação privada: o ensino franqueado. Como base para o desenvolvimento deste estudo foi escolhido o Sistema Anglo de Ensino; anaiisaremos no Capítulo 1 a história e a estrategia de crescimento desta empresa que atua há cerca de 60 anos no mercado dos cursos pré-vestibularas e que nas últimas décadas expandiu esta atuação para os níveis regulares da educação brasileira (fundamental e médio) através de um modelo de concessão de franquias à diferentes escolas particulares espalhadas por todo o território nacional. O ponto central deste modelo de ensino é a venda e a aplicação de um conjunto de material didático apostilado e a permissão do uso da marca Anglo para as escoias tidas como unidades parceiras ou franqueadas do Sistema. Para melhor entendermos o impacto desta associação, como são construídas as relações entre a matriz do sistema e as unidades franqueadas e como é desenvolvido o trabalho docente diante de aulas que são previamente elaboradas e que devem ser aplicadas de acordo com a rígida programação imposta, o Capítulo 2 deste trabalho é dedicado a um estudo de caso no qual acompanhamos a criação e o funcionamento de uma das unidades do Sistema Anglo de Ensino: O Colégio Educação e Cultura/Anglo Jacutinga, localizado em uma cidade do sul de Minas Gerais, região de fronteira com o estado de São PauloAbstract: The aim of this work is to identify the problems and the possible virtues related to expansion of a new type of private educantion: the franchised teaching. As a basis for the develop of this study of this study it was chosen the Sistema Anglo de Ensino (Anglo System of Teaching); in Chapter 1 we analyse the history and the improvement strategy of this enterprise, wich has been in the pre-vestibular course market for 60 years and, in the last decades, expansed to regular levels of Brazilian education (fundamental and medio), by a model of granting franchises to different private schools spread ail over the national temtary. The central point of this model is the sale and the application of a teaching material (organized in not.cbooks) and the pemission for the use of the anglo brand by schools considered as partner or franchisee unities of the System. In order to understand the impact of this association, the way the relations between the die of the system and the franchisee unities are constructed, and to understand how teachers'work is developed in face of previously constructed dasses - wich must be applied according to a rigid and imposed schedule - we make in Chapter 2 a study of case in which we follow the creation and the function of one of the systems of the Sistema Anglo de Ensino: the Colegio Educaqao e Cultura /Anglo Jacutinga (Education and Culture/Anglo Jacutinga School), located in a south city of Minas Gerais. in a frontier region with Sao PauloMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Höfling, Eloisa de Mattos, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPieroni, Rodrigo Figueiredo19981998-09-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf220f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586533PIERONI, Rodrigo Figueiredo. A expansão do ensino franqueado: um estudo de caso. 1998. 220f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586533. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134440porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:56:06Zoai::134440Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:56:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A expansão do ensino franqueado : um estudo de caso
title A expansão do ensino franqueado : um estudo de caso
spellingShingle A expansão do ensino franqueado : um estudo de caso
Pieroni, Rodrigo Figueiredo
Escolas particulares
Ensino de segundo grau
title_short A expansão do ensino franqueado : um estudo de caso
title_full A expansão do ensino franqueado : um estudo de caso
title_fullStr A expansão do ensino franqueado : um estudo de caso
title_full_unstemmed A expansão do ensino franqueado : um estudo de caso
title_sort A expansão do ensino franqueado : um estudo de caso
author Pieroni, Rodrigo Figueiredo
author_facet Pieroni, Rodrigo Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Höfling, Eloisa de Mattos, 1949-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pieroni, Rodrigo Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas particulares
Ensino de segundo grau
topic Escolas particulares
Ensino de segundo grau
description Orientador: Eloisa de Mattos Hofling
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-09-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586533
PIERONI, Rodrigo Figueiredo. A expansão do ensino franqueado: um estudo de caso. 1998. 220f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586533. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586533
identifier_str_mv PIERONI, Rodrigo Figueiredo. A expansão do ensino franqueado: um estudo de caso. 1998. 220f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586533. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134440
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
220f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188814756773888