Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599796 |
Resumo: | Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho |
id |
UNICAMP-30_23ce46f4c5fa23a532f3c2666cebcc84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::336974 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultosFreire, Paulo, 1921-1997Luria, A. R. (Aleksandr Romanovich), 1902-1977Alfabetização de adultosEducação matemáticaOrientador: Dione Lucchesi de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo central deste estudo refere-se a investigar os procedimentos matemáticos expressos oralmente pelos alunos na resolução de um problema de multiplicação, quando se busca o registro desses procedimentos pela escrita matemática aceita escolar e socialmente. Para abordar a questão investigativa: como acontece a passagem dos procedimentos de cálculo mental à escrita matemática, passando pela expressão oral, evidenciados na resolução de um problema referente a multiplicação na alfabetização de jovens e adultos? optamos por uma análise qualitativa dos dados produzidos.O trabalho de campo foi realizado com alunos de uma classe de alfabetização de jovens e adultos. O estudo apresenta a descrição dos encontros ocorridos no desenvolvimento das atividades do trabalho de campo, os diálogos em sala de aula e as produções dos alunos. O material alvo de análise consistiu dos registros do diário de campo da pesquisadora e dos registros produzidos pelos alunos, sendo analisado em três categorias: ¿ Procedimentos aditivos e procedimentos multiplicativos; ¿ A expressão oral de procedimentos e a produção de conhecimento matemático; ¿ A valorização do algoritmo escolar da multiplicação. Com as análises surgiram considerações que destacamos: a busca pela apropriação do algoritmo escolar da multiplicação por esses jovens e adultos como ato emancipador e conquista de autonomia; o papel da linguagem na apropriação desse conhecimento e o exercício da capacidade humana de ir além da experiência sensorial dando o salto rumo ao conhecimento racionalAbstract: The main objective of this study refers to investigate the mathematical procedure verbally expressed by the pupils in the resolution of a multiplication problem, when the register of theses procedures for the mathematical writing are accepted pertaining to school and socially. To approach the investigative question: how the pass of the procedures of mental calculate to mathematical writing happens, passing by the verbal expression, evidenced in a resolution of a problem referring to multiplication in the education of a young and adult people? We opt to nake a qualitative analysis of carried through with pupils of a young and adults education classroom. The study shows the description of the meetings accured during the activities of the work field, the dialogues in the classroom and the productions of the pupils. The material of analysis consisted of the registers of field of the researcher and the registers produced by the pupils, being analyzed in three categories: ¿ Aditives and multiplicatives procedures; ¿ The verbal expression of procedures and the production of mathematical knowledge; ¿ The valuation of school algorithm of multiplication. With the analyses, considerations had appeared we want to detach: the search for the school algorithm of multiplication appropriation by these youngs and adults as emancipate act and autonomy conquest; the language importance in the appropriation of this knowledge and the exercise of human capacity being to go beyond the sensorial experience giving the jump joing to the rational knowledgeMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFranco, Izabel Cristina de Araujo20042004-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599796FRANCO, Izabel Cristina de Araujo. Procedimentos multiplicativos: do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos. 2004. 122p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599796. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336974porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T11:26:13Zoai::336974Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T11:26:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos |
title |
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos |
spellingShingle |
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos Franco, Izabel Cristina de Araujo Freire, Paulo, 1921-1997 Luria, A. R. (Aleksandr Romanovich), 1902-1977 Alfabetização de adultos Educação matemática |
title_short |
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos |
title_full |
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos |
title_fullStr |
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos |
title_full_unstemmed |
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos |
title_sort |
Procedimentos multiplicativos : do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos |
author |
Franco, Izabel Cristina de Araujo |
author_facet |
Franco, Izabel Cristina de Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946- Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Izabel Cristina de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire, Paulo, 1921-1997 Luria, A. R. (Aleksandr Romanovich), 1902-1977 Alfabetização de adultos Educação matemática |
topic |
Freire, Paulo, 1921-1997 Luria, A. R. (Aleksandr Romanovich), 1902-1977 Alfabetização de adultos Educação matemática |
description |
Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-02-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599796 FRANCO, Izabel Cristina de Araujo. Procedimentos multiplicativos: do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos. 2004. 122p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599796. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) FRANCO, Izabel Cristina de Araujo. Procedimentos multiplicativos: do calculo mental a representação escolar na educação matematica de jovens adultos. 2004. 122p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599796. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 122p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138399004655616 |