Indicadores organizacionais como base motivacional para a gestão de qualidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599065 |
Resumo: | Orientador: Eugenio Jose Zoqui |
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Indicadores organizacionais como base motivacional para a gestão de qualidadeOrganizational indicators as a motivational basis for quality managementGestão da qualidade totalMotivaçãoRecursos humanosTotal quality managementMotivationHuman resourcesBalanced scorecardOrientador: Eugenio Jose ZoquiDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: O presente trabalho apresenta como objetos de estudo, além da Gestão da Qualidade, os seguintes temas: a motivação, segundo a Teoria das Expectativas de Victor Vroom, que atribui valor e expectativa à atividade e os coloca como referência para a postura do trabalhador; e o Balanced Scorecard, que se apresenta como ferramenta para o gerenciamento das informações a serem disponibilizadas ao trabalhador para sua tomada de decisão / postura. A primeira proposição da dissertação diz que, para se implantar e manter uma Gestão pela Qualidade em uma organização, entre outras providências, deve-se desenvolver, gerenciar e melhorar continuamente os indicadores organizacionais que impactam fortemente a motivação das pessoas, pois elas são o diferencial da Qualidade. Diz ainda que a organização deve estabelecer o sistema de indicadores organizacionais baseado também nas Expectativas dos indivíduos. A segunda proposição diz que para se implantar e manter uma Gestão pela Qualidade em uma organização, de uma maneira mais objetiva, focada e priorizando alguns elementos, entre outras providências, deve-se desenvolver, gerenciar e melhorar continuamente os indicadores organizacionais que impactam forte e simultaneamente os três temas estudados neste trabalho. O embasamento das proposições foi feito por meio de pesquisa bibliográfica, análises comparativas entre autores de diferentes áreas e linhas ideológicas e aplicação de uma pesquisa com profissionais das áreas de Gestão, Recursos Humanos, Planejamento e Qualidade. Concluímos enfim, por meio de um método estruturado, que a Gestão pela Qualidade deve ser baseada nas pessoas e mantida por meio de indicadores, reforçando a tese de que a Qualidade, em sua essência, se faz por meios das pessoasAbstract: In addition to Quality Management, this paper also presents the following themes: Motivation, according to Victor Vroom's Expectancy Theory, which ascribes value and expectancy to activities and uses them as reference for the worker's behavior; and the Balanced Scorecard, which presents itself as a tool for managing the information made available to the worker to help him/her in the decision making process and to establish a behavior. The first postulate of the dissertation is that, in order to be able to implement Quality Management in an organization, one should, among other things, develop, manage and continuously improve the organization indicators which cause a strong impact on people's motivation, since they are the factors that will make the difference in terms of Quality. This postulate also states that the organization should establish a system of indicators based on people's expectations. The second postulate states that in order to implement Quality Management in an organization in a more objective and focused manner, prioritizing some elements, it will be necessary develop, manage and continuously improve the organization indicators that can cause strong and simultaneous impact on the three themes studied in this paper, among other things. These postulates were based on extensive bibliographic research, comparative analysis among authors with different interests and ideology, and a survey carried out among Management, Human Resources, Planning and Quality professionals. Our conclusion, resulting from the use of structured methodology, is that Quality Management should be based on people and maintained by indicators, thereby reinforcing the thesis that Quality, in its essence, is achieved through peopleMestradoGestão da Qualidade TotalMestre Profissional em Engenharia Mecânica[s.n.]Zoqui, Eugênio José, 1965-Petenate, Ademir JoséRezende, Ricardo CaetanoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViana, Plinio Cesar Lucas20042004-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf78f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599065VIANA, Plinio Cesar Lucas. Indicadores organizacionais como base motivacional para a gestão de qualidade. 2004. 78f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599065. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329943porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:04:58Zoai::329943Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:04:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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