Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellisson, Maria Cristina Rosolen Moretto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607126
Resumo: Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_24296d2e6caf2dc85b63d0f0582a496b
oai_identifier_str oai::425016
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESFAnalysis of the process of memorials formation production by students from PROESFEducaçãoProfessoresFormação continuadaMemorialEducationTeachersContinued formationOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa objetiva analisar e descrever o processo de construção dos Memoriais de Formação de uma classe de alunas do curso de Pedagogia do PROESF, programa especial da Faculdade de Educação da Unicamp. Sendo este curso destinado a um público específico, essas alunas já possuíam o diploma do curso de Magistério. A orientação da produção textual dessas alunas esteve a cargo de um professor, membro de um grupo de dez docentes da FE da Unicamp ¿ denominado G10. Essa orientação deu-se por meio de encontros mensais do professor com a classe, nos quais estivemos presentes. De cunho qualitativo, a presente pesquisa define-se como um estudo de caso, com escolha intencional de sujeitos. Como fontes primárias na coleta de dados junto às alunas, utilizamos questionários que permitiram respostas abertas e entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio. Como fontes auxiliares, fizeram parte da coleta anotações em Diário de Campo e gravações em áudio dos encontros do professor do G10 com a classe. Os dados foram coletados em períodos demarcados entre um encontro e outro do professor do G10 com a classe, períodos esses que receberam denominações de acordo com a ênfase do processo no momento. Esses dados foram organizados, segundo a semelhança de temas entre os relatos dos sujeitos, em agrupamentos denominados Núcleos Temáticos. Baseamos em referenciais teóricos da Psicologia dentro da perspectiva histórico-cultural, que concebe o psiquismo humano como essencialmente histórico, atribui especial relevância ao meio social como condição para a constituição do sujeito e defende o papel da mediação do professor, dentro da escola, como elemento fundante no processo de aprendizagem do indivíduo. Para as reflexões acerca da formação continuada do professor, adotamos como pressupostos teóricos concepções que assumem o processo de constituição do professor num continuum, entre sua formação inicial e sua formação permanente em serviço. Da análise dos dados tivemos evidências de como essas alunas progrediram qualitativamente nas escritas de seus memoriais, as dificuldades que encontraram e os elementos considerados facilitadores e/ou dificultadores no processo. Nesses avanços dos sujeitos identificamos os saltos qualitativos, o momento do processo em que ocorreram e seus possíveis determinantes, evidenciando elementos relevantes quanto ao planejamento de aulas, mediação do professor e aprendizagem do alunoAbstract: This research aims to analyze and describe the construction process of the Memorials Formation from a group of students of the pedagogy course from PROESF special program from the Education College of UNICAMP. Since this course aimed at a specific group, these students have the diploma of Teaching and Education. The text production was submitted to the guidance of a Professor, member of a group of ten educational from FE Unicamp ¿ called G10. This guidance has been through monthly meetings with the teacher and the students, in which we were all present. From qualitative aspect, this search is defined as a case study, with the intentional choice of subjects. As primary sources in collecting data from the students, We used questionnaires that enabled open answers and semi-structured interviews recorded on audio. As auxiliary sources, took part notes from a journal and audio recordings of the meetings of the G10 Professor with the Students, those periods received designations in accordance with the emphasis of the process at that time. These data were organized according to the similarity of themes among the reports of the subjects in groups called Thematic Nucleus. Grounded in theoretical benchmarks of Psychology within the historical-cultural perspective, which conceives human psyche as mainly historic, it attaches particular importance to the social environment as a condition for the formation of the subject and supports the mediating role of the teacher inside the school, as part of the base in the process of the individual learning. For reflections on the continued education of the teacher, we adopted theoretical assumptions concepts that assume the process of formation of the teacher in a continuum, from their initial formation and their formation in service. From the analysis of the data we had evidences of how these students progressed qualitatively in writing of their memorials, the difficulties they have found and the elements considered facilitators and / or difficulties in the process. In such advances of the subjects we identified the qualitative jumps, the moment that they occurred in the process and their risk factors, highlighting relevant factors regarding the planning of the classes, the teacher¿s mediation and the student learningMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Amaral, Ivan Amorosino doAntunes, Mitsuko Aparecida MakinoSoligo, Ângela FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPellisson, Maria Cristina Rosolen Moretto20082008-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf471p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607126PELLISSON, Maria Cristina Rosolen Moretto. Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF. 2008. 471p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607126. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425016porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:11:58Zoai::425016Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF
Analysis of the process of memorials formation production by students from PROESF
title Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF
spellingShingle Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF
Pellisson, Maria Cristina Rosolen Moretto
Educação
Professores
Formação continuada
Memorial
Education
Teachers
Continued formation
title_short Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF
title_full Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF
title_fullStr Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF
title_full_unstemmed Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF
title_sort Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF
author Pellisson, Maria Cristina Rosolen Moretto
author_facet Pellisson, Maria Cristina Rosolen Moretto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Amaral, Ivan Amorosino do
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Soligo, Ângela Fátima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellisson, Maria Cristina Rosolen Moretto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores
Formação continuada
Memorial
Education
Teachers
Continued formation
topic Educação
Professores
Formação continuada
Memorial
Education
Teachers
Continued formation
description Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607126
PELLISSON, Maria Cristina Rosolen Moretto. Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF. 2008. 471p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607126. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PELLISSON, Maria Cristina Rosolen Moretto. Analise do processo de produção dos memoriais de formação por alunos do PROESF. 2008. 471p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607126. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
471p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188985425100800