Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Vera Lucia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297
Resumo: Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_f59f601aa6083c897dea8f019bd7d847
oai_identifier_str oai::468346
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentosIn between the lines of memories offormation : proximites and distancesEscritaAutobiografiaMemorial de formaçãoFormação de professoresWritingAutobiographyMemorial of formationTeacher educationOrientador: Ana Lucia Guedes-PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa enfoca e analisa as táticas encontradas por um grupo de professoras que participaram como alunas do curso de Pedagogia-PROESF para declararem em escritas autobiográficas do tipo Memorial, as múltiplas interlocuções que as constituíram como profissionais da educação. Tal curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp em parceria com os municípios da Região Metropolitana de Campinas no período de 2002 a 2008. O estudo procura compreender de que modo as professoras organizaram a escrita de suas memórias diante das condições implicadas na produção desses escritos, que no curso especificado constituíram um dos pré-requisitos para obtenção da titulação na graduação. Tendo como aporte teórico os pressupostos da História Cultural e os estudos que se pautam nas formulações elaboradas por Bakhtin (1999; 2003) sobre os processos dialógicos que constituem a linguagem, destaco, nos textos analisados, as marcas enunciativas que revelam os limites e as possibilidades da escrita autobiográfica como prática formativa que tem como foco a análise e a problematização do saber produzido na experiência vivida. A análise realizada nos traz indícios de que a escrita memorialística ao mesmo tempo em que proporciona a reflexão sobre os modos como os sujeitos se constituem como pessoas e como profissionais também condensa na sua materialidade marcas dos contextos que envolveram as condições de sua produção: uma escrita com finalidade avaliativa e com vistas a certificação.Abstract: The present research focus and analyses the method found by a group of teachers during the Pedagogy course from PROESF to register - by autobiographic writings of memorial type - the multiples interactions present in their educational process. The mentioned course was offered by Faculdade de Educação from Unicamp, in association with other towns from the same metropolitan region of Campinas, São Paulo, during the period from 2002 to 2008. The study try to reveal the way teachers organized their written memories considering the conditions involved in this process, which was a prerequisite to obtain the graduation. Considering the theoretical approach of the Cultural History principals, and the studies based on Bakhtin (1999; 2003) methods about dialogical processes which belong to language, I point out in the analysed texts signs revealing the limits and the possibilities of autobiographic writings as a formative practice, concentrating in the analyses and the discussion of the knowledge produced by the experience. The results indicate that the memorial writing brings, at the same time, a reflection on the process of education - both as a person and a professional - as well as reveal marks of the environment where it was produced: a writing aiming na evaluation and graduation.MestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Zan, Dirce Djanira Pacheco eOliveira, Eveline Mattos Tapias dePinto Neto, Pedro da CunhaPaula, Flávia Anastácio deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBatista, Vera Lucia20092009-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf120 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297BATISTA, Vera Lucia. Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação: aproximações e distanciamentos. 2009. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468346porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:39:14Zoai::468346Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:39:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos
In between the lines of memories offormation : proximites and distances
title Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos
spellingShingle Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos
Batista, Vera Lucia
Escrita
Autobiografia
Memorial de formação
Formação de professores
Writing
Autobiography
Memorial of formation
Teacher education
title_short Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos
title_full Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos
title_fullStr Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos
title_full_unstemmed Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos
title_sort Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos
author Batista, Vera Lucia
author_facet Batista, Vera Lucia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Oliveira, Eveline Mattos Tapias de
Pinto Neto, Pedro da Cunha
Paula, Flávia Anastácio de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Autobiografia
Memorial de formação
Formação de professores
Writing
Autobiography
Memorial of formation
Teacher education
topic Escrita
Autobiografia
Memorial de formação
Formação de professores
Writing
Autobiography
Memorial of formation
Teacher education
description Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297
BATISTA, Vera Lucia. Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação: aproximações e distanciamentos. 2009. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297
identifier_str_mv BATISTA, Vera Lucia. Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação: aproximações e distanciamentos. 2009. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
120 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189014138257408