Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297 |
Resumo: | Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto |
id |
UNICAMP-30_f59f601aa6083c897dea8f019bd7d847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::468346 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentosIn between the lines of memories offormation : proximites and distancesEscritaAutobiografiaMemorial de formaçãoFormação de professoresWritingAutobiographyMemorial of formationTeacher educationOrientador: Ana Lucia Guedes-PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa enfoca e analisa as táticas encontradas por um grupo de professoras que participaram como alunas do curso de Pedagogia-PROESF para declararem em escritas autobiográficas do tipo Memorial, as múltiplas interlocuções que as constituíram como profissionais da educação. Tal curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp em parceria com os municípios da Região Metropolitana de Campinas no período de 2002 a 2008. O estudo procura compreender de que modo as professoras organizaram a escrita de suas memórias diante das condições implicadas na produção desses escritos, que no curso especificado constituíram um dos pré-requisitos para obtenção da titulação na graduação. Tendo como aporte teórico os pressupostos da História Cultural e os estudos que se pautam nas formulações elaboradas por Bakhtin (1999; 2003) sobre os processos dialógicos que constituem a linguagem, destaco, nos textos analisados, as marcas enunciativas que revelam os limites e as possibilidades da escrita autobiográfica como prática formativa que tem como foco a análise e a problematização do saber produzido na experiência vivida. A análise realizada nos traz indícios de que a escrita memorialística ao mesmo tempo em que proporciona a reflexão sobre os modos como os sujeitos se constituem como pessoas e como profissionais também condensa na sua materialidade marcas dos contextos que envolveram as condições de sua produção: uma escrita com finalidade avaliativa e com vistas a certificação.Abstract: The present research focus and analyses the method found by a group of teachers during the Pedagogy course from PROESF to register - by autobiographic writings of memorial type - the multiples interactions present in their educational process. The mentioned course was offered by Faculdade de Educação from Unicamp, in association with other towns from the same metropolitan region of Campinas, São Paulo, during the period from 2002 to 2008. The study try to reveal the way teachers organized their written memories considering the conditions involved in this process, which was a prerequisite to obtain the graduation. Considering the theoretical approach of the Cultural History principals, and the studies based on Bakhtin (1999; 2003) methods about dialogical processes which belong to language, I point out in the analysed texts signs revealing the limits and the possibilities of autobiographic writings as a formative practice, concentrating in the analyses and the discussion of the knowledge produced by the experience. The results indicate that the memorial writing brings, at the same time, a reflection on the process of education - both as a person and a professional - as well as reveal marks of the environment where it was produced: a writing aiming na evaluation and graduation.MestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Zan, Dirce Djanira Pacheco eOliveira, Eveline Mattos Tapias dePinto Neto, Pedro da CunhaPaula, Flávia Anastácio deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBatista, Vera Lucia20092009-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf120 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297BATISTA, Vera Lucia. Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação: aproximações e distanciamentos. 2009. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468346porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:39:14Zoai::468346Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:39:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos In between the lines of memories offormation : proximites and distances |
title |
Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos |
spellingShingle |
Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos Batista, Vera Lucia Escrita Autobiografia Memorial de formação Formação de professores Writing Autobiography Memorial of formation Teacher education |
title_short |
Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos |
title_full |
Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos |
title_fullStr |
Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos |
title_full_unstemmed |
Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos |
title_sort |
Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação : aproximações e distanciamentos |
author |
Batista, Vera Lucia |
author_facet |
Batista, Vera Lucia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969- Zan, Dirce Djanira Pacheco e Oliveira, Eveline Mattos Tapias de Pinto Neto, Pedro da Cunha Paula, Flávia Anastácio de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Vera Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Autobiografia Memorial de formação Formação de professores Writing Autobiography Memorial of formation Teacher education |
topic |
Escrita Autobiografia Memorial de formação Formação de professores Writing Autobiography Memorial of formation Teacher education |
description |
Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-03-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297 BATISTA, Vera Lucia. Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação: aproximações e distanciamentos. 2009. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Vera Lucia. Por entrelinhas na escrita de memoriais de formação: aproximações e distanciamentos. 2009. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610297. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 120 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189014138257408 |