Ação psicodramatica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Valério José, 1949-
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429
Resumo: Orientador: Carlos Alberto Vidal França
id UNICAMP-30_24edc01f251187b914f3a677d2a52920
oai_identifier_str oai::62419
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ação psicodramatica em sala de aulaPsicodramaDinâmica de grupoSociometriaJogos simulados em educaçãoOrientador: Carlos Alberto Vidal FrançaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa e trazer os recursos dos jogos psicodramáticos, para auxiliar o educador em suas atividades educacionais com os alunos, mais especialmente para uma ação em sala de aula. Após introduzir os jogos psicodramáticos, associando os aspectos afetivo (sentir = corpo), ativo (agir = ambiente) e cognitivo (pensar = mente) no processo de aprendizagem, os alunos responderam a uma questão sobre a experiência com os referidos jogos. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com os alunos da graduação. Foram avaliados dezessete depoimentos dos alunos da disciplina EL-307, Curso de Licenciatura. A partir de uma análise desses depoimentos, fundamentada na metodologia fenômeno lógica, foi possível compreender a experiência com os jogos psicodramáticos vivida pelos alunos. Com essa avaliação, chegou-se a conclusão de que este instrumento se mostrou eficaz para auxiliar o educador na sala de aula. Assim, a preocupação fundamental desta pesquisa, foi demonstrar a viabilidade de aplicação dos jogos psicodramáticos na educação.Abstract: The object of this research is to bring psychodramatic games to the classroom as a resource which the educator can draw upon in the development of educational activities whith students in the classroom. The initial presentation of psychodramatic games included the association of the emotive aspects (feeling = body), active aspects (acting = enviroment) and cognitive aspects (thought = mind), as well as the role of these aspects in the learning process. After this introduction, the students answered a single question about the experience whith these games. Seventeen undergraduate students enrolled in a teacher's preparation course at the State University of Campinas - Unicamp - answered the question. Their answers were analysed and served as the material of this research. The analysis of the data was based on phenomelogical methodology. Through this analysis it was possible understand the psychodramatic educational experience which the pupils went through. The results of this evaluation show that this instrument is useful to the educator in the classroom. The basic concern of this research was to show the viability of the use of psychodramatic games in educational settings.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]França, Carlos Alberto Vidal, 1945-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArantes, Valério José, 1949-19931993-04-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf168f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429ARANTES, Valério José. Ação psicodramatica em sala de aula. 1993. 168f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/62419porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T01:31:02Zoai::62419Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T01:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação psicodramatica em sala de aula
title Ação psicodramatica em sala de aula
spellingShingle Ação psicodramatica em sala de aula
Arantes, Valério José, 1949-
Psicodrama
Dinâmica de grupo
Sociometria
Jogos simulados em educação
title_short Ação psicodramatica em sala de aula
title_full Ação psicodramatica em sala de aula
title_fullStr Ação psicodramatica em sala de aula
title_full_unstemmed Ação psicodramatica em sala de aula
title_sort Ação psicodramatica em sala de aula
author Arantes, Valério José, 1949-
author_facet Arantes, Valério José, 1949-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Carlos Alberto Vidal, 1945-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Valério José, 1949-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicodrama
Dinâmica de grupo
Sociometria
Jogos simulados em educação
topic Psicodrama
Dinâmica de grupo
Sociometria
Jogos simulados em educação
description Orientador: Carlos Alberto Vidal França
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-04-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429
ARANTES, Valério José. Ação psicodramatica em sala de aula. 1993. 168f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429
identifier_str_mv ARANTES, Valério José. Ação psicodramatica em sala de aula. 1993. 168f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/62419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
168f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138301994598400