Ação psicodramatica em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429 |
Resumo: | Orientador: Carlos Alberto Vidal França |
id |
UNICAMP-30_24edc01f251187b914f3a677d2a52920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::62419 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação psicodramatica em sala de aulaPsicodramaDinâmica de grupoSociometriaJogos simulados em educaçãoOrientador: Carlos Alberto Vidal FrançaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa e trazer os recursos dos jogos psicodramáticos, para auxiliar o educador em suas atividades educacionais com os alunos, mais especialmente para uma ação em sala de aula. Após introduzir os jogos psicodramáticos, associando os aspectos afetivo (sentir = corpo), ativo (agir = ambiente) e cognitivo (pensar = mente) no processo de aprendizagem, os alunos responderam a uma questão sobre a experiência com os referidos jogos. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com os alunos da graduação. Foram avaliados dezessete depoimentos dos alunos da disciplina EL-307, Curso de Licenciatura. A partir de uma análise desses depoimentos, fundamentada na metodologia fenômeno lógica, foi possível compreender a experiência com os jogos psicodramáticos vivida pelos alunos. Com essa avaliação, chegou-se a conclusão de que este instrumento se mostrou eficaz para auxiliar o educador na sala de aula. Assim, a preocupação fundamental desta pesquisa, foi demonstrar a viabilidade de aplicação dos jogos psicodramáticos na educação.Abstract: The object of this research is to bring psychodramatic games to the classroom as a resource which the educator can draw upon in the development of educational activities whith students in the classroom. The initial presentation of psychodramatic games included the association of the emotive aspects (feeling = body), active aspects (acting = enviroment) and cognitive aspects (thought = mind), as well as the role of these aspects in the learning process. After this introduction, the students answered a single question about the experience whith these games. Seventeen undergraduate students enrolled in a teacher's preparation course at the State University of Campinas - Unicamp - answered the question. Their answers were analysed and served as the material of this research. The analysis of the data was based on phenomelogical methodology. Through this analysis it was possible understand the psychodramatic educational experience which the pupils went through. The results of this evaluation show that this instrument is useful to the educator in the classroom. The basic concern of this research was to show the viability of the use of psychodramatic games in educational settings.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]França, Carlos Alberto Vidal, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArantes, Valério José, 1949-19931993-04-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf168f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429ARANTES, Valério José. Ação psicodramatica em sala de aula. 1993. 168f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/62419porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T01:31:02Zoai::62419Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T01:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação psicodramatica em sala de aula |
title |
Ação psicodramatica em sala de aula |
spellingShingle |
Ação psicodramatica em sala de aula Arantes, Valério José, 1949- Psicodrama Dinâmica de grupo Sociometria Jogos simulados em educação |
title_short |
Ação psicodramatica em sala de aula |
title_full |
Ação psicodramatica em sala de aula |
title_fullStr |
Ação psicodramatica em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Ação psicodramatica em sala de aula |
title_sort |
Ação psicodramatica em sala de aula |
author |
Arantes, Valério José, 1949- |
author_facet |
Arantes, Valério José, 1949- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
França, Carlos Alberto Vidal, 1945- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arantes, Valério José, 1949- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicodrama Dinâmica de grupo Sociometria Jogos simulados em educação |
topic |
Psicodrama Dinâmica de grupo Sociometria Jogos simulados em educação |
description |
Orientador: Carlos Alberto Vidal França |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993-04-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429 ARANTES, Valério José. Ação psicodramatica em sala de aula. 1993. 168f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429 |
identifier_str_mv |
ARANTES, Valério José. Ação psicodramatica em sala de aula. 1993. 168f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580429. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/62419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 168f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188755713556480 |