A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Geraldo Augusto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606303
Resumo: Orientador: Ricardo Luiz Coltro Antunes
id UNICAMP-30_252c949971b5bb7812063410aa72d00b
oai_identifier_str oai::416377
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em CampinasThe automotive machine in its parts : a study on the strategies of the capital in automotive components sector in the region of CampinasSociologia industrialTeoria da organizaçãoIndústria automobilística - BrasilTrabalhadores da industria automobilistica - Efeito das inovações tecnológicasSindicatos - Metalúrgicos - Campinas (SP)Industrial sociologyOrganization theory ofAutomobile industry and trade - BrazilAutomobile industry workers - Effect of technological innovationsTrade-unions - Metal-workers - CampinasOrientador: Ricardo Luiz Coltro AntunesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: A década de 90 trouxe grandes mudanças nas relações entre o Estado, as empresas e os trabalhadores no Brasil. Na indústria automotiva, a abertura comercial permitiu às montadoras aplicar estratégias globais no suprimento de autopeças, configurando uma cadeia de fornecimento hierarquizada, onde, nos primeiros níveis, estão as fabricantes de sistemas completos dos veículos (sistemistas), as quais também reproduzem estas relações com suas fornecedoras. Acompanhando este processo, mudanças na gestão do trabalho têm reformulado as estruturas de cargos nas plantas, exigindo novas competências aos assalariados e alterando o relacionamento que mantêm entre si nas esferas gerenciais e operacionais, fatos que se refletiram na própria organização do movimento sindical. Focando tais transformações no setor de autopeças da região de Campinas, os objetivos desta tese são compreender: (1) os principais aspectos das relações estabelecidas entre plantas filiais de grupos transnacionais com suas matrizes, bem como com suas clientes e fornecedoras, nos processos de hierarquização e redução da cadeia automotiva, cujo deslanchar no Brasil ocorreu em meio à desnacionalização deste setor; (2) como estes aspectos se relacionam com a implantação da gestão flexível do trabalho nestas plantas filiais, inclusive no tocante à conjugação de métodos dos sistemas taylorista/fordista e toyotista; (3) como tais mudanças têm afetado os trabalhadores, seja quanto aos perfis profissionais e educacionais exigidos e o montante de empregos ofertados, seja quanto às formas de mobilização e negociação sindicais construídas neste contexto. Para a consecução destes objetivos, revisamos a literatura sobre a reestruturação produtiva e sua difusão no Brasil após os anos 90, e realizamos um estudo de caso empírico numa empresa transnacional, situada na região de Campinas e fornecedora tanto de grandes sistemistas de autopeças quanto de montadoras. O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas também foi pesquisado, mediante entrevistas junto à sua direção e presidência, nas quais se abordaram as ações desta entidade em face da reestruturação produtiva nas empresas e das políticas neoliberais, suas concepções acerca das conseqüências destes processos sobre os trabalhadores, bem como o relacionamento que o sindicato vem tendo com a CUT. Os resultados mostram que a desnacionalização do setor de autopeças brasileiro teve profunda relação com as estratégias globais dos grupos transnacionais desta indústria, refletindo um embate entre corporações dos EUA e da Europa frente ao avanço da concorrência nipônica, liderada pela Toyota, embate no qual têm contado com a atuação dos Estados e das classes trabalhadoras. A implantação da gestão flexível nas plantas filiais de países periféricos, por sua vez, não apenas é parte desta luta mundial pela acumulação de capital, como a reproduz no próprio relacionamento cotidiano entre os assalariados, das gerências ao chão de fábrica, onde a hibridez do taylorismo/fordismo com o toyotismo tem configurado perfis de qualificação que fragmentam social, econômica e politicamente os trabalhadores. Por fim, a terceirização e o desemprego que emergiram destes processos têm imposto obstáculos à ação sindical, levando tensões e rupturas entre instâncias locais, estaduais e federais nos setores mais combativos, como ilustra o rompimento do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas com a CUTAbstract: The Nineties brought significant changes to the relations among the state, the companies and the working class in Brazil. In the automotive industry, the commercial opening allowed car assembly companies to utilize global strategies on its parts supply, forming a hierarchized supply chain where, in the first levels are the manufacturers of complete vehicle systems (systemists), which also reproduce these relations with their suppliers. Following this process, changes in work management have remodeled the position structures in plants, demanding new competences to working class and altering the relationship that is maintained among them on the operational and managerial aspects, facts that reflected in the own union movement organization. Focusing on such transformations in the automotive components sector in the region of Campinas, this study is aimed at: (1) the main aspects of the relations established among branch plants belonging to transnational groups towards their headquarters, clients and suppliers, in the hierarquization and reduction of automotive chain whose boom occurred during this sector¿s denationalization; (2) how these aspects are related to the implantation of flexible work management in these branch plants, including when it comes to the taylorist/fordist and toyotist systems; (3) how these changes have affected working class, whether to their required personal and educational skills, whether to their union mobilization and negotiations build in this context. In order to achieve these goals, we went over the literature about productive restructuration and its spread across Brazil after the nineties, and we carried out an empirical study case in a transnational company, located in the region of Campinas and both supplier of big automotive components and assembly companies. The Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas was also surveyed, through interviews along with its management running, in which actions of this institution were approached in the face of companies productive restructuration and neo-liberal policies, their conceptions about the consequences of these processes to the working class, as well as the good relationship the union has had with CUT. Results have shown that the automotive components sector denationalization had a deep relation with the global strategies of transnational groups of this industry, reflecting a struggle between American¿s and European¿s corporations against the Nipponese competition, led by Toyota, struggle which has counted on States and the working class. The flexible management implantation in the branch plants of peripheral countries, on the other hand, is not only part of this world struggle for capital accumulation, as well as the reproduction on the daily relations among in shop floor managers, where the taylorism/fordism hybridity along with toyotism systems have formed profiles of qualification that fragment socially, economically and politically the working class. Lastly, outsourcing and unemployment which rose from these processes have build big roadblocks to union actions, conducting strains and ruptures among local, state and federal institutions in the most combative sectors, as it has shown the disruption between Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas and CUTDoutoradoSociologiaDoutor em Sociologia[s.n.]Antunes, Ricardo, 1953-Lourenço, Fernando AntonioPochmann, MarcioPrevitalli, Fabiane SantanaSantana, Marco AurélioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto, Geraldo Augusto20072007-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf576p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606303PINTO, Geraldo Augusto. A maquina automotiva em suas partes: um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas. 2007. 576p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606303. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/416377porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:04:07Zoai::416377Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas
The automotive machine in its parts : a study on the strategies of the capital in automotive components sector in the region of Campinas
title A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas
spellingShingle A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas
Pinto, Geraldo Augusto
Sociologia industrial
Teoria da organização
Indústria automobilística - Brasil
Trabalhadores da industria automobilistica - Efeito das inovações tecnológicas
Sindicatos - Metalúrgicos - Campinas (SP)
Industrial sociology
Organization theory of
Automobile industry and trade - Brazil
Automobile industry workers - Effect of technological innovations
Trade-unions - Metal-workers - Campinas
title_short A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas
title_full A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas
title_fullStr A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas
title_full_unstemmed A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas
title_sort A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas
author Pinto, Geraldo Augusto
author_facet Pinto, Geraldo Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Ricardo, 1953-
Lourenço, Fernando Antonio
Pochmann, Marcio
Previtalli, Fabiane Santana
Santana, Marco Aurélio
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Geraldo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia industrial
Teoria da organização
Indústria automobilística - Brasil
Trabalhadores da industria automobilistica - Efeito das inovações tecnológicas
Sindicatos - Metalúrgicos - Campinas (SP)
Industrial sociology
Organization theory of
Automobile industry and trade - Brazil
Automobile industry workers - Effect of technological innovations
Trade-unions - Metal-workers - Campinas
topic Sociologia industrial
Teoria da organização
Indústria automobilística - Brasil
Trabalhadores da industria automobilistica - Efeito das inovações tecnológicas
Sindicatos - Metalúrgicos - Campinas (SP)
Industrial sociology
Organization theory of
Automobile industry and trade - Brazil
Automobile industry workers - Effect of technological innovations
Trade-unions - Metal-workers - Campinas
description Orientador: Ricardo Luiz Coltro Antunes
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-11-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606303
PINTO, Geraldo Augusto. A maquina automotiva em suas partes: um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas. 2007. 576p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606303. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PINTO, Geraldo Augusto. A maquina automotiva em suas partes: um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas. 2007. 576p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606303. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/416377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
576p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138434134048768