Que acorde ponho aqui?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614183
Resumo: Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
id UNICAMP-30_25907209205471ac0fb7fb939de147e5
oai_identifier_str oai::784261
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Que acorde ponho aqui?Which chord shoud I use here? : harmony, theoretical practices and study of tonal planes in popular musicHarmonia (Música)Teoria musicalMúsica - Análise, apreciaçãoCritica musicalMúsica popularHarmony (Music)Music theoryMusic - Analysis, appreciationMusical criticismPopular musicOrientador: Claudiney Rodrigues CarrascoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular Situando a pergunta central - que acorde ponho aqui? - no âmbito das práticas teóricas da harmonia tonal, o presente estudo examina criticamente algumas respostas possíveis procurando perscrutar diferentes motivações, procedências, contextos, concepções, saberes, argumentos e justificativas que, entremeadas, discordantes e concordantes, animam os discursos e as ações de escolha que dão respostas para perguntas como esta. O tom coloquial da questão abrevia um entrelaçado de tópicos que, com diferentes formulações, ramificações, ênfases e abordagens, são mais ou menos recorrentes nos programas pedagógicos, técnicos, teóricos, analíticos, valorativos e artísticos da nossa disciplina. Deste entrelaçado ganha enfoque mais delimitado aqui uma problemática que pode ser enunciada assim: quais são, onde se encontram, no que se fundamentam as escolhas e como se combinam em sucessão os tons vizinhos (áreas tonais, regiões, tonalidades) e acordes principais que, propositadamente dispostos em média e larga escala, referenciando a concordância dos acordes coadjuvantes (meios de preparação) e demais alturas (notas adjacentes, tensões, escalas, modos, etc.), contribuem na efetivação das "funções estruturais" (relações entre a função harmônica e a incumbência formal dos segmentos) numa obra musical harmônica e tonal? A proposição que acompanha esta delimitação é a de que, a arte e ofício de escolher e combinar acordes em planos tonais, em diversas e controversas medidas e das mais variadas maneiras, não se aparta das práticas teóricas que intentam balizar tal conhecimento e competência. E essas relações dinâmicas de vinculação e desvinculação entre os feitos e fazeres da harmonia e os feitos e fazeres da sua teoria são observadas aqui como uma espécie de principal questão transversal. Os Capítulos 1 a 6 cuidam da revisão, da contextualização, do levantamento e cruzamento circunstanciado de referências, do repertório e da memória teórica e poética, do questionamento e discussão a respeito de determinadas abordagens interpretativas sobre assuntos como: os fundamentos diatônicos da tonalidade, a atribuição funcional dos acordes e áreas tonais, a inclusão teórico-normativa de acordes não diatônicos, os meios de preparação alterados e as vizinhanças de terceira que envolvem transformações cromáticas. Os Capítulos 7 e 8 propõem e avaliam um modelo pré-analítico para o estudo comparado de planos tonais complexos. Trata-se de um ferramental para-musical voltado para a experimentação, produção, análise e crítica que visa favorecer a macro-confrontação dos lugares de chegada dispostos em obras tonais que, no cenário da música popular "tortuosa", alcançam seus efeitos contando com a mistura de determinados diatonismosAbstract: Harmony, theoretical practices and the study of tonal planes in popular music Examining the core question - which chord should I use here? - within the context of theoretical practices of tonal harmony, this study critically examines some potential answers attempting to explore different motivations, origins, contexts, conceptions, knowledge, arguments and justifications that, when intermixed, both discordant and accordant, stimulate argumentation and choice?making to answer these types of questions. The colloquial tone of the issue at hand reveals a web of intertwining topics with different formulations, branches, emphases, and approaches that are somewhat recurrent in the pedagogical, technical, theoretical, analytical, evaluative, and artistic areas of the discipline. From this web structure, the problem takes on a more bounded focus which might be described as follows: what are the possible choices, where are they, and on what criteria are they based, and how are related tonalities (tonal areas, regions) and main chords arranged in succession, which, purposely arranged in mean and large scale and referencing the accordance of the adjunct chords (means of preparation) and other pitches (adjacent notes, tensions, scales, modes, etc.), contribute to the execution of "structural functions" (relationships between harmonic function and the formal role of the segments) in a harmonic and tonal piece of music? The proposition accompanying this delineation is such that the art and the task of choosing and arranging chords in tonal planes in several conflicting measures and in the most varied forms does not depart from theoretical practices that attempt to define such knowledge and competence. These dynamic relationships of binding and unbinding between acts and actions of harmony and acts and actions according to the theory are considered a central issue. Chapters 1 through 6 deal with review, contextualization, identification, and detailed comparison of references; repertoire and theoretical and poetic memory; questioning and discussion regarding certain interpretative approaches on such subjects as: the diatonic basis of tonality, the functional attribution of chords and tonal areas, the inclusion of theoretical?normative non?diatonic chords, the altered means of preparation and third relations that involve chromatic transformations. Chapters 7 and 8 propose and evaluate a pre-analytical model for the comparative study of complex tonal planes. This deals with a para-musical tool aimed at experimentation, production, analysis, and review, which attempts to support the macro confrontation of final locations arranged in tonal works that, within the context of "tortuous" popular music, achieve their results by mixing certain diatonicismsDoutoradoFundamentos TeóricosDoutor em Música[s.n.]Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-Santos, Antônio Rafael Carvalho dosPascoal, Maria Lúcia Senna MachadoDudeque, Norton EloyOliveira, Luis FelipeUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Sérgio Paulo Ribeiro de20102010-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf817 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614183FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Que acorde ponho aqui?. 2010. 817 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614183. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/784261porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:09:08Zoai::784261Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:09:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Que acorde ponho aqui?
Which chord shoud I use here? : harmony, theoretical practices and study of tonal planes in popular music
title Que acorde ponho aqui?
spellingShingle Que acorde ponho aqui?
Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro de
Harmonia (Música)
Teoria musical
Música - Análise, apreciação
Critica musical
Música popular
Harmony (Music)
Music theory
Music - Analysis, appreciation
Musical criticism
Popular music
title_short Que acorde ponho aqui?
title_full Que acorde ponho aqui?
title_fullStr Que acorde ponho aqui?
title_full_unstemmed Que acorde ponho aqui?
title_sort Que acorde ponho aqui?
author Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro de
author_facet Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
Santos, Antônio Rafael Carvalho dos
Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado
Dudeque, Norton Eloy
Oliveira, Luis Felipe
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Harmonia (Música)
Teoria musical
Música - Análise, apreciação
Critica musical
Música popular
Harmony (Music)
Music theory
Music - Analysis, appreciation
Musical criticism
Popular music
topic Harmonia (Música)
Teoria musical
Música - Análise, apreciação
Critica musical
Música popular
Harmony (Music)
Music theory
Music - Analysis, appreciation
Musical criticism
Popular music
description Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614183
FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Que acorde ponho aqui?. 2010. 817 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614183. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614183
identifier_str_mv FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Que acorde ponho aqui?. 2010. 817 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614183. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/784261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
817 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138478361935872