Do olho humano ao sensor de imagem digital : leituras e atividade prática no ensino não-formal de fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Priscila Todero de, 1988-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10
Resumo: Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
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spelling Do olho humano ao sensor de imagem digital : leituras e atividade prática no ensino não-formal de fisicaFrom de human eye to the digital imaging sensor : readings and practical activity in non-formal physics teachingÓticaFísica - Estudo e ensinoOpticsPhysics - Study and teachingOrientador: Maria José Pereira Monteiro de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa consiste em analisar a aplicação de uma unidade de Ensino na Educação Não-Formal. As atividades versam sobre noções de Óptica: formação de imagens e suas aplicações que constam na leitura de textos extraídos de livros didáticos do Ensino Médio, textos de divulgação cientifica e uma atividade prática. Os sujeitos participavam de uma Associação sem fins lucrativos, no período vespertino e durante o período da manhã cursavam o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou um dos três anos do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas da cidade de Jaguariúna - SP. Na Associação eles são separados em ordem alfabética e distribuídos em três turmas de 25 alunos por turma, num total de 75 alunos matriculados. Dessa forma em uma mesma turma podemos encontrar alunos de diferentes anos do Ensino Formal. Para o desenvolvimento da unidade contamos com nove aulas de 50 minutos cada, distribuídas ao longo de três semanas, sendo três aulas por semana em cada turma. Discutimos durante as aulas noções sobre Óptica: formação de imagens e suas aplicações relacionando-as com o olho humano, câmara escura, máquina fotográfica e com um dispositivo eletrônico que se comporta como um sensor de imagem digital, o chamado Charge-Coupled Device (CCD). Buscou-se trabalhar o Ensino de Óptica de uma forma crítica mostrando aos estudantes que a Ciência é um produto humano que pode ser desenvolvido provocando grandes modificações no funcionamento da sociedade. Daí a consideração da relevância de se trabalhar aplicações da Óptica, como o uso de sensores de luz, e de se evidenciar a função dos sensores existentes, desde olho humano, passando pela câmara escura, máquina fotográfica até se chegar ao sensor como aplicação tecnológica, o que constituiu um dos objetivos do ensino através da Unidade trabalhada. Consideramos que esta possibilitaria a discussão em sala de aula sobre o sensor como um tema tecnológico atual , enquanto que a leitura de dois diferentes tipos textuais e a atividade prática contribuiria para a produção de diferentes sentidos pelos estudantes. Assim, procuramos compreender como estudantes em situação de Ensino Não-Formal produzem sentidos ao lerem diferentes tipos textuais e ao fazerem uma atividade prática. Para isso elaboramos duas questões de estudo: 1º) Como estudantes em situação de Ensino Não-Formal produzem sentidos ao trabalharem com uma unidade de Ensino envolvendo leituras de diferentes tipos textuais e uma atividade prática? 2º) Como a mediação da professora pesquisadora pode contribuir para a produção de sentidos sobre temas relacionados à formação de imagens? Como principal aporte teórico utilizamos noções de Análise de Discurso pêcheutiana, principalmente pautando-nos em produções de Eni Orlandi. As análises foram realizadas a partir de respostas a questionários e gravações de aula. Dentre os resultados encontrados, aqui registramos o fato de, ao procurarmos identificar a noção de repetição, como é compreendida pela análise de discurso, nas respostas dos alunos ao longo das atividades, encontramos em diferentes alunos uma das três possibilidades de repetição: empírica, ou seja, a seleção de trechos do que havia sido lido; repetição formal, ou seja, a repetição do que havia sido lido com algumas modificações na forma do dizer e a histórica, ou seja, o que é considerado efetivamente a aprendizagem, pois evidencia que o estudante relacionou o que havia lido com outros saberes construídos sócio historicamente ao longo de sua vidaAbstract: This research consists of analyzing the application of a teaching unit in non-formal education. The activities deal with notions of Optics: image formation and its applications that consist of reading texts extracted from high school textbooks, scientific dissemination texts and a practical activity. The subjects participated in a non-profit association, in the afternoon and during the morning they attended the 8th or 9th grade of elementary school or one of the three years of high school in public or private schools in the city of Jaguariúna - SP. In the Association they are separated in alphabetical order and distributed in three classes of 25 students per class, for a total of 75 students enrolled. Thus, in the same class we can find students from different years of formal education. For the development of the unit we have nine classes of 50 minutes each, spread over three weeks, with three classes per week in each class. During the classes we discussed notions about Optics: image formation and its applications relating them to the human eye, darkroom, camera and an electronic device that behaves like a digital image sensor, the so-called Charge-Coupled Device (CCD ). We tried to work with Optics Teaching in a critical way, showing students that Science is a human product that can be developed causing major changes in the functioning of society. Hence the consideration of the relevance of working with Optics applications, such as the use of light sensors, and of highlighting the function of existing sensors, from the human eye, through the darkroom, camera until the sensor is reached as a technological application, which was one of the objectives of teaching through the Unit worked. We believe that this would enable the discussion in the classroom about the sensor as a current technological theme, while the reading of two different textual types and the practical activity would contribute to the production of different meanings by the students. Thus, we seek to understand how students in a situation of non-formal education produce meanings when reading different types of text and when doing a practical activity. For this, we elaborate two study questions: 1º) How do students in a situation of non-formal education produce meanings when working with a teaching unit involving readings of different textual types and a practical activity? 2º) How can the mediation of the researcher teacher contribute to the production of meanings on themes related to the formation of images? As the main theoretical contribution, we used notions of Pêcheutian Discourse Analysis, mainly based on the productions of Eni Orlandi. The analyzes were carried out based on responses to questionnaires and class recordings. Among the results found, here we record the fact that, when trying to identify the notion of repetition, as it is understood by the discourse analysis, in the students' responses throughout the activities, we find in different students one of the three possibilities of repetition: empirical, or that is, the selection of excerpts from what had been read; formal repetition, that is, the repetition of what had been read with some modifications in the way of saying and the historical, that is, what is effectively considered learning, as it shows that the student related what he had read with other knowledge constructed historically throughout his lifeDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Cardoso, Lisandro PavieSilva, Henrique César daPagliarini, Cassiano RezendeViveiro, Alessandra AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Priscila Todero de, 1988-20212021-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10ALMEIDA, Priscila Todero de. Do olho humano ao sensor de imagem digital: leituras e atividade prática no ensino não-formal de fisica. 2021. 1 recurso online (167 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10. 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