A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Cláudia Ribeiro Guerra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635191
Resumo: Orientador: José Joaquín Lunazzi
id UNICAMP-30_972a1d624c5f0a7962ac97172af985ef
oai_identifier_str oai::1063834
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamentalThe experimental investigative activity as resource for the discussion of optical concepts in fundamental teachingFísica experimentalÓtica - Estudo e ensinoFísica - Estudo e ensinoPhysics - ExperimentsOptics - Study and teachingPhysics - Study and teachingOrientador: José Joaquín LunazziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: No contexto das pesquisas em ensino de ciências, é crescente a preocupação com sua qualidade. O ensino de ciência deve proporcionar ao estudante habilidades e conhecimentos úteis para compreender melhor sua realidade e ser ativo em seu processo de aprendizagem. Compartilhando dessa mesma preocupação, muitas questões motivaram esse trabalho, como: O que significa ensinar Física hoje? Como proporcionar ao aluno novas formas de compreender os conceitos de Óptica e fazê-lo participar ativamente de seu processo de aprendizagem? Visando responder a essas questões, e acreditando no potencial de aprendizagem das Atividades Experimentais Investigativas, foi elaborada uma sequencia de atividades experimentais em Óptica Geométrica, para estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas permitiram discutir conceitos sobre a propagação retilínea da luz, da formação de sombras e de imagens, bem como compreender o sistema de visão. Duas discussões foram fundamentais para dar sustentação ao trabalho. Inicialmente, a importância da investigação das Concepções Alternativas dos estudantes no planejamento das AEI, comparado dados da literatura com aqueles obtidos em um questionário diagnóstico, e com as formulações de conceitos existentes durante as atividades. Adicionalmente, a teoria sóciohistórica de Vygotsky, que permitiu analisar as relações entre os estudantes e o papel do professor mediador na AEI, proporcionando perceber as contribuições da discussão e da participação do estudante em seu processo de aprendizagemAbstract: In the context of research in science education, the concern with its quality is growing. Science education should provide students with skills and knowledge useful to better understand their reality and to be active in their learning process. Sharing this same concern, many questions motivated this work, such as: What does it mean to teach physics today? How do you provide the student with new ways to understand the concepts of Optics and make them actively participate in their learning process? Aiming to answer these questions, and believing in the learning potential of the Investigative Experimental Activities, a sequence of experimental activities in Geometric Optics was elaborated, for students of 9th grade of Elementary School. The activities covered allowed discuss concepts about the rectilinear propagation of light, the formation of shadows and images, as well as understanding the vision system. Two discussions were fundamental to sustain the work. Initially, the importance of the investigation of alternative conceptions of students in the planning of AEI, comparing data of the literature with those obtained in a diagnostic questionnaire, and with the formulations of concepts that exist during the activities. In addition, Vygotsky's sociohistorical theory, which allowed us to analyze the relations between the students and the role of the mediator teacher in the AEI, allowing us to perceive the contributions of the student's discussion and participation in his learning processMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Lunazzi, Jose Joaquín, 1948-Kleinke, Maurício UrbanMuramatsu, MikiyaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Ana Cláudia Ribeiro Guerra20182018-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635191PINHEIRO, Ana Cláudia Ribeiro Guerra. A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental. 2018. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635191. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063834Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-13T13:15:59Zoai::1063834Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-13T13:15:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental
The experimental investigative activity as resource for the discussion of optical concepts in fundamental teaching
title A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental
spellingShingle A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental
Pinheiro, Ana Cláudia Ribeiro Guerra
Física experimental
Ótica - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Physics - Experiments
Optics - Study and teaching
Physics - Study and teaching
title_short A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental
title_full A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental
title_fullStr A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental
title_full_unstemmed A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental
title_sort A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental
author Pinheiro, Ana Cláudia Ribeiro Guerra
author_facet Pinheiro, Ana Cláudia Ribeiro Guerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lunazzi, Jose Joaquín, 1948-
Kleinke, Maurício Urban
Muramatsu, Mikiya
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana Cláudia Ribeiro Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Física experimental
Ótica - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Physics - Experiments
Optics - Study and teaching
Physics - Study and teaching
topic Física experimental
Ótica - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Physics - Experiments
Optics - Study and teaching
Physics - Study and teaching
description Orientador: José Joaquín Lunazzi
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635191
PINHEIRO, Ana Cláudia Ribeiro Guerra. A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental. 2018. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635191. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635191
identifier_str_mv PINHEIRO, Ana Cláudia Ribeiro Guerra. A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental. 2018. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635191. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063834
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138532959191040