A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Erivaldo da Costa
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617
Resumo: Orientador: Sergio Goldemberg
id UNICAMP-30_268b4ce4135599adb95027502f940225
oai_identifier_str oai::17731
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagemPsicologia educacionalOrientador: Sergio GoldembergDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O ambiente escolar é um espaço rico em interações sociais. Destas interações sociais, o presente trabalho tem por objetivo o estudo da interação professor-aluno e sua influência no processo ensino-aprendizagem. Esta interação deveria ser a mais importante de todas as interações sociais que ocorrem no ambiente escolar, pois é o grande meio pelo qual se realiza o processo ensino-aprendizagem, mas tal fato não ocorre na realidade educacional brasileira. Na realização deste trabalho utilizou-se como amostra, artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras existentes em nosso território, bem como dissertações para a obtenção do título de mestre e teses para a obtenção de doutoramento no período de 1979 a 1983. A amostra após ser devidamente categorizada e analisada, nos mostrou que o professor é uma pessoa que não se encontra preparada para trabalhar com a pessoa do aluno e que seu desempenho é profundamente influenciado pela expectativa deste em relação ao aluno e ao seu próprio desempenho; expectativa esta que na grande maioria das vezes é irreal. Estes fatores vão influenciar o processo ensino-aprendizagem de urna forma muito direta, trazendo corno conseqüência ao aluno os seguintes fatores: a) não desenvolvimento pleno de seu potencial cognitivo, b) perpetuação de seus estereótipos e preconceitos. Novos estudos se fazem necessários a fim de poder-se obter dados que permitam sanar as distorções observadas atualmente no processo educacional no que concerne a interação professor-aluno.Podendo assim dar condições para o pleno desenvolvimento do aluno corno pessoa e contribuindo para que a educação volte a assumir o seu papel primordial: reflexora dos valores que a sociedade cunha em seus membrosMestradoMestre em Educação[s.n.]Goldenberg, Sérgio, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCabral, Erivaldo da Costa1987info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147f. ; 30 cm.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617CABRAL, Erivaldo da Costa. A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. 1987. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17731porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:52:54Zoai::17731Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:52:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
title A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
Cabral, Erivaldo da Costa
Psicologia educacional
title_short A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
title_full A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
title_sort A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
author Cabral, Erivaldo da Costa
author_facet Cabral, Erivaldo da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldenberg, Sérgio, 1944-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Erivaldo da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
topic Psicologia educacional
description Orientador: Sergio Goldemberg
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617
CABRAL, Erivaldo da Costa. A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. 1987. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617
identifier_str_mv CABRAL, Erivaldo da Costa. A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. 1987. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
147f. ; 30 cm.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188700497641472