A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617 |
Resumo: | Orientador: Sergio Goldemberg |
id |
UNICAMP-30_268b4ce4135599adb95027502f940225 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::17731 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagemPsicologia educacionalOrientador: Sergio GoldembergDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O ambiente escolar é um espaço rico em interações sociais. Destas interações sociais, o presente trabalho tem por objetivo o estudo da interação professor-aluno e sua influência no processo ensino-aprendizagem. Esta interação deveria ser a mais importante de todas as interações sociais que ocorrem no ambiente escolar, pois é o grande meio pelo qual se realiza o processo ensino-aprendizagem, mas tal fato não ocorre na realidade educacional brasileira. Na realização deste trabalho utilizou-se como amostra, artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras existentes em nosso território, bem como dissertações para a obtenção do título de mestre e teses para a obtenção de doutoramento no período de 1979 a 1983. A amostra após ser devidamente categorizada e analisada, nos mostrou que o professor é uma pessoa que não se encontra preparada para trabalhar com a pessoa do aluno e que seu desempenho é profundamente influenciado pela expectativa deste em relação ao aluno e ao seu próprio desempenho; expectativa esta que na grande maioria das vezes é irreal. Estes fatores vão influenciar o processo ensino-aprendizagem de urna forma muito direta, trazendo corno conseqüência ao aluno os seguintes fatores: a) não desenvolvimento pleno de seu potencial cognitivo, b) perpetuação de seus estereótipos e preconceitos. Novos estudos se fazem necessários a fim de poder-se obter dados que permitam sanar as distorções observadas atualmente no processo educacional no que concerne a interação professor-aluno.Podendo assim dar condições para o pleno desenvolvimento do aluno corno pessoa e contribuindo para que a educação volte a assumir o seu papel primordial: reflexora dos valores que a sociedade cunha em seus membrosMestradoMestre em Educação[s.n.]Goldenberg, Sérgio, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCabral, Erivaldo da Costa1987info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147f. ; 30 cm.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617CABRAL, Erivaldo da Costa. A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. 1987. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17731porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:52:54Zoai::17731Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:52:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem |
title |
A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem Cabral, Erivaldo da Costa Psicologia educacional |
title_short |
A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem |
title_full |
A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem |
author |
Cabral, Erivaldo da Costa |
author_facet |
Cabral, Erivaldo da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goldenberg, Sérgio, 1944- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Erivaldo da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional |
topic |
Psicologia educacional |
description |
Orientador: Sergio Goldemberg |
publishDate |
1987 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1987 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617 CABRAL, Erivaldo da Costa. A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. 1987. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617 |
identifier_str_mv |
CABRAL, Erivaldo da Costa. A influencia da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. 1987. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574617. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 147f. ; 30 cm. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188700497641472 |