A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paupério, Beatriz Regina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53089
Resumo: Orientadora: Prof.ª Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves
id UFPR_d6b2fa2ef29e8efa47c4173719e7e7ac
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53089
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Paupério, Beatriz ReginaGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa AcostaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-22T19:22:24Z2019-11-22T19:22:24Z2016https://hdl.handle.net/1884/53089Orientadora: Prof.ª Camila Siqueira Gouvêa Acosta GonçalvesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa sobre as relações entre professor e aluno e a sua influência no processo de ensino aprendizagem, na perspectiva do olhar do professor sobre o aluno. Também foram considerados, os seus possíveis efeitos na vida acadêmica dos discentes. Com isso, a pesquisa incluiu a busca de reflexões a respeito da relevância das relações que as crianças constroem na idade escolar, a importância para o seu desenvolvimento cognitivo e os efeitos sobre o processo ensino aprendizagem. Entre os aspectos destacados pelos especialistas estão: a necessidade do professor conhecer os seus alunos, valorizar seus conhecimentos prévios e estimular o desenvolvimento das suas potencialidades. Além disso, considerando que algumas crianças estão diante de sua primeira experiência escolar e outras já trazem as experiências da educação infantil, são apresentadas considerações sobre as suas expectativas ao iniciarem no 1º ano do ensino fundamental e sobre o papel do professor como mediador das relações que as crianças estabelecerão na escola. O professor atua como um facilitador da aprendizagem, de maneira a perceber seus alunos em todas as suas dimensões e estimula a afetividade. E o coordenador pedagógico promove o diálogo com os professores, com a direção e equipe escolar.18 p.application/pdfProfessores e alunosPsicologia educacionalA influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - BEATRIZ REGINA PAUPERIO.pdfapplication/pdf440124https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53089/1/R%20-%20E%20-%20BEATRIZ%20REGINA%20PAUPERIO.pdf2c5ff123adfaa9d370300026d03bd549MD51open access1884/530892019-11-22 16:22:24.957open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-22T19:22:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura
title A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura
spellingShingle A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura
Paupério, Beatriz Regina
Professores e alunos
Psicologia educacional
title_short A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura
title_full A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura
title_fullStr A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura
title_full_unstemmed A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura
title_sort A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura
author Paupério, Beatriz Regina
author_facet Paupério, Beatriz Regina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Paupério, Beatriz Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos
Psicologia educacional
topic Professores e alunos
Psicologia educacional
description Orientadora: Prof.ª Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-22T19:22:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-22T19:22:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53089
url https://hdl.handle.net/1884/53089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53089/1/R%20-%20E%20-%20BEATRIZ%20REGINA%20PAUPERIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c5ff123adfaa9d370300026d03bd549
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860553580216320