A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53089 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves |
id |
UFPR_d6b2fa2ef29e8efa47c4173719e7e7ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53089 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Paupério, Beatriz ReginaGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa AcostaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-22T19:22:24Z2019-11-22T19:22:24Z2016https://hdl.handle.net/1884/53089Orientadora: Prof.ª Camila Siqueira Gouvêa Acosta GonçalvesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa sobre as relações entre professor e aluno e a sua influência no processo de ensino aprendizagem, na perspectiva do olhar do professor sobre o aluno. Também foram considerados, os seus possíveis efeitos na vida acadêmica dos discentes. Com isso, a pesquisa incluiu a busca de reflexões a respeito da relevância das relações que as crianças constroem na idade escolar, a importância para o seu desenvolvimento cognitivo e os efeitos sobre o processo ensino aprendizagem. Entre os aspectos destacados pelos especialistas estão: a necessidade do professor conhecer os seus alunos, valorizar seus conhecimentos prévios e estimular o desenvolvimento das suas potencialidades. Além disso, considerando que algumas crianças estão diante de sua primeira experiência escolar e outras já trazem as experiências da educação infantil, são apresentadas considerações sobre as suas expectativas ao iniciarem no 1º ano do ensino fundamental e sobre o papel do professor como mediador das relações que as crianças estabelecerão na escola. O professor atua como um facilitador da aprendizagem, de maneira a perceber seus alunos em todas as suas dimensões e estimula a afetividade. E o coordenador pedagógico promove o diálogo com os professores, com a direção e equipe escolar.18 p.application/pdfProfessores e alunosPsicologia educacionalA influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - BEATRIZ REGINA PAUPERIO.pdfapplication/pdf440124https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53089/1/R%20-%20E%20-%20BEATRIZ%20REGINA%20PAUPERIO.pdf2c5ff123adfaa9d370300026d03bd549MD51open access1884/530892019-11-22 16:22:24.957open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-22T19:22:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura |
title |
A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura |
spellingShingle |
A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura Paupério, Beatriz Regina Professores e alunos Psicologia educacional |
title_short |
A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura |
title_full |
A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura |
title_fullStr |
A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura |
title_full_unstemmed |
A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura |
title_sort |
A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura |
author |
Paupério, Beatriz Regina |
author_facet |
Paupério, Beatriz Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paupério, Beatriz Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores e alunos Psicologia educacional |
topic |
Professores e alunos Psicologia educacional |
description |
Orientadora: Prof.ª Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-22T19:22:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-22T19:22:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53089 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53089/1/R%20-%20E%20-%20BEATRIZ%20REGINA%20PAUPERIO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c5ff123adfaa9d370300026d03bd549 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898784864731136 |