O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piranha, Joseli Maria, 1965-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603813
Resumo: Orientador: Celso Dal Re Carneiro
id UNICAMP-30_26b0932bf599b1bb9b266f334954995c
oai_identifier_str oai::386195
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SPGeology education as an instrument for a culture of sustainability : the Geoschool Project in São Jose do Rio Preto, SPGeologia - Estudo e ensinoGeociências - Métodos de ensinoEnsino profissionalCiência - Estudo e ensinoGeology - Study and educationGeosciences - Methods of educationProfessional educationSciences - Study and educationOrientador: Celso Dal Re CarneiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: A presente investigação buscou avaliar Q alcance de práticas de Ensino-Aprendizagem de Geologia para formar uma cultura de sustentabilidade. Foi adotado o modelo de investigação de estudo de caso, por meio do desenvolvimento do Projeto Geo-Escola no município de São José do Rio Preto, situado na região noroeste do Estado de São Paulo. A experiência possibilitou que os participantes - professores de ciências e geografia - se apropriassem de saberes das geociências na construção de conhecimentos profissionais que, na qualidade de cidadãos, demandam. Vários recursos didáticos foram utilizados, com destaque para trabalhos de campo, que sensibilizaram os participantes e despertaram certa identidade com o meio que os cerca, na medida em que ofereceram vivência inestimável. O processo expôs conceitos revelados na teoria, mas sobretudo levou-os a identificar, visualizar e compreender mais profundamente o ensino e a legitimá-to. Se a investigação estruturou-se pela tese de que o conhecimento das geociências 'exerce papel especial na educação para sustentabilidade da vida, os resultados obtidos permitiram confirmar que, na relação dinâmica do ensino-aprendizagem, o conhecimento de geologia é essencial para desenvolvimento cultural do cidadão terreno. Para formação do indivíduo planetário, as geociências, na medida em que promovem a consciência de identidade e pertinência requeridas para a cidadania planetária, introduzem perspectiva histórica, essencial para ajudar a construir um compromisso com o coletivo da vida no planeta. Conhecimentos de Ciências da Terra contribuem para democratização responsável, introduzindo sentimentos de solidariedade, valorização e respeito à vida. Assim, a pesquisa não somente revela potenciais, evidencia compromissos e sugere rotas, mas aponta para a resolução de problemas ambientais mais amplos, que envolvem sustentabilidadeAbstract: This investigation has tried to evaluate the role of Geology Teaching to form a culture of sustainability. It is a study of case, which has developed the Project Geo-School in the municipality of Sao Jose do Rio Preto, situated in the northeast part ofthe Sao Paulo State. The experiment allowed the participants - science and geography teachers - to use Geosciences as the basis of getting a professional knowledge which, as citizens, they need as well. Geology is essentially a historical science of Nature, an inheritance of human knowledge that aims at the understanding of the materiaIs, processes and products of planetary evolution in ali senses. Fast scientific advances, both technological and cultural, in this beginning ofthe XXI century, have introduced important changes in the humanity beliefs, a time that has been called the Society of Knowledge. These reasons are enough to consider that geology/geosciences teaching can be essential in the process and should play an active participation to help forming a culture of sustainability. To educate a responsible citizen, which is sensible to the questions that affect his life and the planet, Education should allow the individual to recognize what the planet is, how it functions and how the relationships of life develop, both in time and space. Geology, understood in a broad sense, which incIudes the knowledge known today as the Geosciences or the Earth Systems Science, studies systematically the historical-geological proce~s, as recorded in the planet by the continuous interaction of natural processes and life. Therefore the globalization concept receives benefits from attributes and singular concepts belonging to this field of science. It helps an individual to find his place on earth. Several kinds of educational resources were used, especially fieldwork, allowing the participants to create an identity with the world around them, a result of unvaluable importance. The research has not only exposed concepts revealed in theory but has also allowed one to identify them, to visualize them and to get a deeper understanding ofteaching. It has also legitimated the overall process: if the investigation has a starting point from the assertive that the knowledge of geosciences plays and special role in an education for sustainability of life, the obtained results allow to confirm itDoutoradoEducação Aplicada as GeociênciasDoutor em Geociências[s.n.]Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Campos, Heraldo Cavalheiro Navajas SampaioAmaral, Ivan Amorosino doPetrucci-Rosa, Maria InêsGonçalves, Pedro WagnerUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeociênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiranha, Joseli Maria, 1965-20062006-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf222 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603813PIRANHA, Joseli Maria. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade: o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP. 2006. 222 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603813. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/386195porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:42:46Zoai::386195Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:42:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP
Geology education as an instrument for a culture of sustainability : the Geoschool Project in São Jose do Rio Preto, SP
title O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP
spellingShingle O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP
Piranha, Joseli Maria, 1965-
Geologia - Estudo e ensino
Geociências - Métodos de ensino
Ensino profissional
Ciência - Estudo e ensino
Geology - Study and education
Geosciences - Methods of education
Professional education
Sciences - Study and education
title_short O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP
title_full O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP
title_fullStr O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP
title_full_unstemmed O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP
title_sort O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade : o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP
author Piranha, Joseli Maria, 1965-
author_facet Piranha, Joseli Maria, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
Campos, Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio
Amaral, Ivan Amorosino do
Petrucci-Rosa, Maria Inês
Gonçalves, Pedro Wagner
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Geociências
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Piranha, Joseli Maria, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Geologia - Estudo e ensino
Geociências - Métodos de ensino
Ensino profissional
Ciência - Estudo e ensino
Geology - Study and education
Geosciences - Methods of education
Professional education
Sciences - Study and education
topic Geologia - Estudo e ensino
Geociências - Métodos de ensino
Ensino profissional
Ciência - Estudo e ensino
Geology - Study and education
Geosciences - Methods of education
Professional education
Sciences - Study and education
description Orientador: Celso Dal Re Carneiro
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603813
PIRANHA, Joseli Maria. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade: o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP. 2006. 222 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603813. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PIRANHA, Joseli Maria. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade: o projeto geo-escola em São Jose do Rio Preto, SP. 2006. 222 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603813. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/386195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
222 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188955809120256