Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanini, Silvana Maria Corrêa, 1959-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616255
Resumo: Orientador: Pedro Wagner Gonçalves
id UNICAMP-30_695a8902695fbdcf365d824ad3247373
oai_identifier_str oai::817266
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricularNatural dynamics and teaching chemistry to adult education : knowledge and practices of curriculum innovationQuímica - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoEducação de jovens e adultosChemistry - Study and teachingGeoscience - Study and teachingAdult educationOrientador: Pedro Wagner GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Esta pesquisa realizada em ambiente de Educação de Jovens e Adultos (EJA) pretendeu desenvolver aprendizagem de Química por meio de inovação curricular que, aplicada e analisada, trouxe perspectivas de ensino de Química contextualizado por meio do ambiente terrestre. Os conteúdos abordados foram organizados para proporcionar o entendimento de um tema sócioambiental. O tema escolhido, com o propósito de despertar o interesse dos alunos da EJA, teve como ponto de partida a história de moradores da cidade de Cajamar (SP), que tiveram suas casas destruídas ou danificadas pelo colapso do carste coberto. O estudo termodinâmico do fenômeno de dissolução e precipitação do carbonato de cálcio foi escolhido para aclarar a dinâmica natural e possibilitar debates sobre as causas que levaram ao colapso das casas. Os referenciais teóricos do movimento de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e as contribuições das Geociências guiaram as opções metodológicas. O interesse do aluno pelo contexto estudado (Terra) e as estratégias utilizadas na construção e aplicação da inovação curricular possibilitaram explorar aspectos que dizem respeito ao sistema Terra, tais como dinâmicas, complexidade, fluxos e trocas de matéria e energia. Os diálogos ocorridos compuseram a metodologia de ensino, permitiram a participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem e serviram de fonte de dados para pesquisa. Três categorias foram analisadas a partir da aplicação da inovação curricular a um grupo de alunos da EJA: aprendizado químico, visão de ambiente e aprendizado sócio-ambiental. A pesquisa se constituiu como estudo de caso e visou examinar o aprendizado de aluno selecionado. Os indicadores utilizados demonstraram que as estratégias foram capazes de efetivar as aprendizagens propostas e promover o engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagemAbstract: The curricular innovation was applied and evaluated to understand terrestrial environments in order to teach chemical concepts. Contents were organized to understand a social and environmental problem. The issue was chosen to attract adult students. The houses of people in the city of Cajamar (in the Brazilian state of São Paulo) were destroyed or damaged by the collapse of the covered karst. A study on thermodynamics of dissolution and precipitation of calcium carbonate was chosen to bring light to the concept of natural processes and encourage a debate on what lead the houses to collapse. The Science, Technology and Society (STS) movement and contributions of the Geosciences guided the methodology. The interest of students on the field (the Earth) and the strategies employed in developing and applying these innovations have helped examining Earth-related issues, such as dynamics, complexity, flows and exchanges of matter and energy. A dialogue with students was part of the teaching methods and allowed students to participate, thus providing data and information for the research. Innovations were evaluated along with three different aspects: the learning of chemistry, the perspective on the environment and the learning of social and environmental processes. The indicators used showed that the strategies applied brought students to learn as well as engaged them in the teaching-learning processMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-Carneiro, Celso Dal RéFerreira, Luiz HenriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZanini, Silvana Maria Corrêa, 1959-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616255ZANINI, Silvana Maria Corrêa. Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos: saberes e práticas de uma inovação curricular. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616255. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/817266porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:23:58Zoai::817266Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:23:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular
Natural dynamics and teaching chemistry to adult education : knowledge and practices of curriculum innovation
title Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular
spellingShingle Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular
Zanini, Silvana Maria Corrêa, 1959-
Química - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Chemistry - Study and teaching
Geoscience - Study and teaching
Adult education
title_short Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular
title_full Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular
title_fullStr Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular
title_full_unstemmed Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular
title_sort Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos : saberes e práticas de uma inovação curricular
author Zanini, Silvana Maria Corrêa, 1959-
author_facet Zanini, Silvana Maria Corrêa, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Carneiro, Celso Dal Ré
Ferreira, Luiz Henrique
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanini, Silvana Maria Corrêa, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Chemistry - Study and teaching
Geoscience - Study and teaching
Adult education
topic Química - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Chemistry - Study and teaching
Geoscience - Study and teaching
Adult education
description Orientador: Pedro Wagner Gonçalves
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616255
ZANINI, Silvana Maria Corrêa. Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos: saberes e práticas de uma inovação curricular. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616255. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616255
identifier_str_mv ZANINI, Silvana Maria Corrêa. Dinâmica natural e ensino de Química para jovens e adultos: saberes e práticas de uma inovação curricular. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616255. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/817266
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189062699909120