O desenho e o reconhecimento do objeto histórico : os princípios metodológicos do projeto de restauro arquitetônico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619396 |
Resumo: | Orientador: Regina Andrade Tirello |
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O desenho e o reconhecimento do objeto histórico : os princípios metodológicos do projeto de restauro arquitetônicoDrawing and acknowledgment of historical subject : the methodological principles of architectural restoration projectArquitetura - PreservaçãoArquitetura - Conservação e restauraçãoProjeto arquitetônicoDesenho arquitetônicoDocumentaçãoArchitecture - PreservationArchitecture - Conservation and restorationProject architecturalArchitectural designDocumentationOrientador: Regina Andrade TirelloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A Restauração é uma disciplina científica internacionalmente reconhecida que tem seus próprios parâmetros metodológicos. Em atendimento às exigências impostas pelo campo disciplinar, o projeto de restauro arquitetônico elabora-se a partir de conceitos e normativas específicas que incorporam elementos e saberes de diversas áreas do conhecimento e denotam compromissos com a autenticidade dos objetos sobre os quais se intervém. Tendo por base estas premissas, esta pesquisa visou refletir sobre os limites da prática projetual preservacionista no Brasil, com ênfase para o Estado de São Paulo, no âmbito da aplicação (ou falta dela) dos métodos recomendados para estudo técnico e reconhecimento formal preliminar dos artefatos arquitetônicos históricos, que têm como instrumento fundamental o desenho de documentação. Partindo-se da análise teórico-operacional dos fundamentos e condicionantes históricas que guiaram os principais protagonistas no tema, com especial atenção para Camillo Boito e Gustavo Giovannoni, este trabalho teve como objetivo investigar o valor do desenho como instrumento de análise, conhecimento e reconhecimento dos objetos históricos, com vistas ao aperfeiçoamento dos procedimentos de concepção do projeto de restauro arquitetônico no Brasil. Por meio de cinco estudos de caso - três relacionados a experiência profissional do autor e dois desenvolvidos no âmbito do curso de mestrado -, onde o uso (ou ausência) do levantamento e da representação gráfica teve papéis preponderantes para demonstração das capacidades cognitivas à constituição de premissas conservativas adotadas caso a caso em equipes multidisciplinares, nesta dissertação visou-se investigar e disseminar formas de documentação da arquitetura para a intervenção no pré-construído que possam aprimorar o uso do desenho como recurso metodológico para a preservação dos bens culturaisAbstract: Restoration is a scientific discipline internationally recognized which has its own methodological parameters. In attendance to requirements imposed by the discipline, an architectural restoration project is elaborated from concepts and specific regulatory elements that incorporate knowledge from different fields compromised with authenticity. Based on these premises, this research sought to reflect on the limits of preservationist practices in Brazil, with emphasis on the State of São Paulo, for the implementation (or lack of it) of recommended methods for formal acknowledgement and preliminary technical study of historical and architectonical artifacts, whose fundamental instrument is documentation drawing. Starting from the analysis of historical conditions and theoretical-operational basis that drove the main protagonists in the theme, with special attention to Camillo Boito and Gustavo Giovannoni, this study aimed to investigate the value of drawing as a tool for analysis, knowledge and recognition of historical objects, in order to improve procedures for the design of architectural restoration project in Brazil. Through five case studies - three related to author's professional experience and two developed on master's course -, where the use (or absence) of survey and graphical representation had preponderant roles to demonstrate cognitive capacities for conservative assessment adopted in each case, this dissertation aimed to investigate and disseminate forms of architectural documentation for intervention on existing buildings to enhance the use of drawing as a methodological resource for cultural heritage preservationDoutoradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade[s.n.]Tirello, Regina Andrade, 1957-Borges Filho, FranciscoD'Agostino, Mário Henrique SimãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Pedro Murilo Gonçalves de, 1982-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf223 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619396FREITAS, Pedro Murilo Gonçalves de. O desenho e o reconhecimento do objeto histórico: os princípios metodológicos do projeto de restauro arquitetônico. 2012. 223 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619396. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/901010porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:52:14Zoai::901010Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:52:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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