Uma análise do negro no material didático : avanços e permanências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rosália Maria Rodrigues de, 1964-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637862
Resumo: Orientador: Angela Fátima Soligo
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spelling Uma análise do negro no material didático : avanços e permanênciasAn analysis of black in teaching material : advances and permanenceEnsino fundamentalRelações étnicasRelações raciaisLivros didáticosNegros - EducaçãoElementary schoolRacial relationsEthno relationsTextbookBlack educacionOrientador: Angela Fátima SoligoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo tem como objetivo uma análise da presença do negro no material didático do Ensino Fundamental I (SOMOS - Sistemas de Ensino), o qual tem sido utilizado em escolas públicas e privadas, na cidade de Itu, com um olhar específico para os avanços e permanências. Pesquisadoras(es) da temática racial observaram ao longo dos anos uma representação social do povo negro em livros didáticos e essas comprovações científicas relatam o quanto essa apresentação tem deixado marcas profundas na criança negra, e mais ainda, diante de uma ideologia de dominação e poder com relação ao povo negro, esse segmento da sociedade considerada "elite" branca tem mantido seus privilégios. O foco desse trabalho são as representações sociais negativas e positivas que são transmitidas às crianças nessa fase de aprendizagem, tendo em vista que o livro didático é um instrumento de suma importância para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois orienta as informações que serão reproduzidas e é o elemento básico na organização do trabalho docente. Além de ter como intuito apontar as dificuldades de acessos da população negra aos níveis educacionais, as influências recebidas por processos de manutenção dessa concepção de hierarquização da sociedade. Dessa maneira, pensa-se sobre o quanto o branqueamento e a branquitude têm interferido nas questões que se referem à queixa escolar. Também se faz necessário refletir a respeito da importância da formação dos professores diante do material didático, uma vez que se trata da figura que deverá utilizar sua autonomia em sala de aula para transmitir as informações compostas no material. Nesse contexto, é necessário um aprofundamento desse profissional para que utilize o material da maneira mais adequada possível sem a interferência de seus preconceitos. Os resultados obtidos remetem à necessidade maior de formação do corpo docente sobre a temática racial, pois é a quem cabe as apresentações das propostas das autoras quanto às sugestões de leitura dos textos complementares, vídeos informativos e filmes para que aconteça uma apropriação reflexiva do conteúdo, além da limitação das horas destinadas às aulas de história. Muitas pesquisas auxiliam a compreender o quanto a temática racial pode ressignificar as várias formas de discriminação, representação social do negro, modificar o olhar acostumado a naturalização das desigualdades construídas socialmente, as sutilezas utilizadas na manutenção do racismo estrutural, tornam-se explicitas, condições primordiais para a construção de verdadeira democracia social e racialAbstract: The aim of this study is to analyze the presence of blacks in the teaching material of Elementary School I (SOMOS - Teaching Systems), which has been used in public and private schools, in Itu city, with a specific look at advances and permanences. Researchers on racial issues have observed over the years a social representation of black people in textbooks and these scientific evidences report how much this presentation has left deep marks on the black child, and even more in the face of an ideology of domination and power. With regard to the black people, this segment of society considered to be the white "elite" has maintained its privileges. The focus of this work is the negative and positive social representations that are transmitted to children in this learning phase, considering that the textbook is an extremely important instrument for the development of the pedagogical work, as it guides the information that will be reproduced and is the basic element in the organization of teaching work. Besides aiming to point out the difficulties of access of the black population to educational levels, the influences received by processes of maintenance of this conception of hierarchy of society. Thus, it is thought about how much whitening and whiteness have interfered in the issues related to the school complaint. It is also necessary to reflect on the importance of teacher training in relation to the didactic material, since it is the figure who should use his autonomy in the classroom to transmit the information composed in the material. In this context, it is necessary to deepen this professional to use the material in the most appropriate way possible without the interference of his prejudices. The obtained results refer to the greater need for training of the faculty on the racial theme, since it is up to the authors' presentations on the suggestions of reading the complementary texts, informative videos and films so that a reflexive appropriation of the content happens, beyond the limited hours for history classes. Many studies help to understand how racial thematic can resignify the various forms of discrimination, social representation of the black, change the look used to the naturalization of socially constructed inequalities, the subtleties used in the maintenance of structural racism become explicit, primordial conditions. for building true social and racial democracyMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Silva, Caroline Felipe Jango daAlexandrino, RonaldoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Rosália Maria Rodrigues de, 1964-20192019-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637862CAMPOS, Rosália Maria Rodrigues de. Uma análise do negro no material didático: avanços e permanências. 2019. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637862. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097154Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-22T14:19:03Zoai::1097154Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-22T14:19:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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