Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10174 |
Resumo: | Orientador: Fernanda Ramos Gadelha |
id |
UNICAMP-30_27088ae16b7b58df5cf3d810359164bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1338518 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy courseForensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy courseCiências forenses - Estudo de casosAbordagem interdisciplinar do conhecimentoAprendizagem baseada em problemasForensic sciences - Case studiesInterdisciplinary approach to knowledgeProblem-based learningOrientador: Fernanda Ramos GadelhaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Na área de ensino busca-se tornar o aprendizado mais atrativo, através do desenvolvimento de novas metodologias. Atualmente há um grande interesse por programas de entretenimento relacionados à área forense, podendo ser útil para a motivação dos alunos. O objetivo desta dissertação foi desenvolver um método, denominado Metodologia de Aprendizado Ativa (MAA), associado à investigação forense, como uma forma de despertar ou aumentar o interesse do aluno pelo conteúdo de bioquímica, estimulando assim o processo de aprendizagem, e socialização. Os voluntários foram alunos do curso de Farmácia da UNICAMP matriculados na disciplina de Bioquímica, entre os anos de 2021 e 2022. Os alunos foram convidados a trabalhar como consultores de uma empresa de consultoria fictícia, Biochem Investigação Criminal, que era contratada por empresas farmacêuticas, também fictícias, que estavam sofrendo algum processo, relacionado a produção de um de seus medicamentos. Ao longo do semestre, os alunos desenvolveram três casos, onde tinham que trabalhar nas hipóteses apresentadas, através da solicitação de exames bioquímicos, entrevistas ou consulta a prontuário. Os casos eram interdisciplinares, visando o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, e deveriam ser solucionados dentro da verba disponível. No final do semestre, os alunos apresentaram a resolução dos casos para um júri composto por membros da área de bioquímica ou áreas afins e leigos. Em 2021 a metodologia foi aplicada de forma remota, e observou-se que os alunos apresentaram preocupações pela defasagem no aprendizado quando feito em ambiente virtual. Entretanto, os alunos avaliaram positivamente a metodologia, evidenciando a melhora na correlação com o cotidiano e a profissão, no aprendizado de bioquímica e na socialização. Deste grupo, 20% declarou sentir falta dessa metodologia em outras disciplinas. Em 2022, onde a metodologia foi aplicada de forma presencial, além dos alunos, num total de 25, terem tido as mesmas percepções dos de 2021, 64% ressaltou a falta dessa metodologia em outra disciplina. Em ambos os anos, o júri e os professores foram positivamente responsivos aos resultados observados, mostrando interesse em aplicar uma metodologia semelhanteAbstract: In the teaching area, efforts are made to make learning more attractive through the development of new methodologies. Currently, there is a great interest in entertainment programs related to forensics, which can be useful for motivating students. The objective of this dissertation was to develop a method denominated Active Learning Methodology (MAA), associated with forensic investigation, to arouse or increase student interest in the biochemistry content, thus stimulating the learning process and socialization. The volunteers were students of the Pharmacy course at UNICAMP enrolled in the biochemistry course (BB315) between the years 2021 and 2022. The students were invited to work as consultants for a fictitious consulting company, Biochem, which was hired by pharmaceutical companies, also fictitious, who were undergoing a process related to the production of one of their medicines. Throughout the semester, students developed three cases where they had to work on the hypotheses raised by requesting biochemical tests, interviews, or consulting medical records. The cases were interdisciplinary, aimed at developing the student's critical thinking, and should be solved within the available budget. At the end of the semester, the students presented the resolution of the cases to a jury composed of members from the biochemistry area or related areas and lay people. In 2021, the methodology was applied remotely, and it was observed that students had a fear of learning lags when done in a virtual environment. However, the students positively evaluated the methodology, evidencing the improvement in the correlation with daily life and the profession, in the learning of biochemistry and socialization. Of this group, 20% said they missed this methodology in other disciplines. In 2022, where the methodology was applied face-to-face, in addition to the students, a total of 25, having had the same perceptions as in 2021, 64% highlighted the lack of this methodology in another discipline. In both years, the jury and professors were positively responsive to the observed results, showing interest in applying a similar methodologyMestradoBiologia CelularMestra em Biologia Molecular e MorfofuncionalCAPES88887.657612/2021[s.n.]Gadelha, Fernanda Ramos, 1964-Werneck, Claudio ChrysostomoAlmeida, Wanda PereiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Molecular e MorfofuncionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Natália Eloize da Silva, 1994-20232023-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (86 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10174GOMES, Natália Eloize da Silva. Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia: Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course. 2023. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10174. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338518Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T18:34:01Zoai::1338518Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-06T18:34:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course |
title |
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course |
spellingShingle |
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course Gomes, Natália Eloize da Silva, 1994- Ciências forenses - Estudo de casos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Aprendizagem baseada em problemas Forensic sciences - Case studies Interdisciplinary approach to knowledge Problem-based learning |
title_short |
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course |
title_full |
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course |
title_fullStr |
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course |
title_full_unstemmed |
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course |
title_sort |
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia : Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course |
author |
Gomes, Natália Eloize da Silva, 1994- |
author_facet |
Gomes, Natália Eloize da Silva, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gadelha, Fernanda Ramos, 1964- Werneck, Claudio Chrysostomo Almeida, Wanda Pereira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Morfofuncional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Natália Eloize da Silva, 1994- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências forenses - Estudo de casos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Aprendizagem baseada em problemas Forensic sciences - Case studies Interdisciplinary approach to knowledge Problem-based learning |
topic |
Ciências forenses - Estudo de casos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Aprendizagem baseada em problemas Forensic sciences - Case studies Interdisciplinary approach to knowledge Problem-based learning |
description |
Orientador: Fernanda Ramos Gadelha |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-03-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10174 GOMES, Natália Eloize da Silva. Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia: Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course. 2023. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10174. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10174 |
identifier_str_mv |
GOMES, Natália Eloize da Silva. Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia: Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course. 2023. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10174. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338518 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (86 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189190095601664 |