Analfabetismo : histórico geral e estado do fenômeno na segunda década do século XXI. Um estudo de caso da cidade de Jundiaí (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodrigo dos Santos, 1984-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641909
Resumo: Orientador: Antonio Carlos Dias Júnior
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spelling Analfabetismo : histórico geral e estado do fenômeno na segunda década do século XXI. Um estudo de caso da cidade de Jundiaí (SP)Illiteracy : general history and state of the phenomenon in the second decade of the 21st century. A case study in Jundiai (SP)EducaçãoDesigualdades educacionaisAnalfabetismoEducationInequalityIlliteracyOrientador: Antonio Carlos Dias JúniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação explicita o perfil da população em situação de analfabetismo na cidade de Jundiaí (estado de São Paulo). Por meio da análise de dados gerais sobre o Brasil (IBGE) e específicos sobre o município (CADÚnico), mostra que o analfabetismo no país é questão premente mesmo nos dias atuais, embora nem sempre seja apresentado como tal. Percorre o desenvolvimento histórico do fenômeno no Brasil, apontando algumas das questões relativas ao surgimento e aprofundamento das desigualdades regionais da taxa de analfabetismo. Trata do problema do surgimento do analfabetismo como questão social e o contexto onde ele passa a ser associado à ignorância, para então analisar em detalhes o perfil populacional das pessoas não-alfabetizadas no munícipio de Jundiaí. Constata que, embora haja grande proporção de idosos, há igualmente grande proporção de pessoas jovens entre os não-alfabetizados. Além disso, verifica que um importante grupo populacional passou pela escolarização e mesmo assim não foi alfabetizado. Assim, desmistifica a ideia de que o analfabetismo seria essencialmente e quase que exclusivamente um fenômeno que se expressa na população que não teve acesso à escola e/ou na população mais idosaAbstract: The research exams the profile of the illiterate population in Jundiai city (state of São Paulo). Through the analysis of general data about Brazil (IBGE) and specific data about the municipality (CADÚnico), it shows that illiteracy in the country is a pressing issue even today, although it is not always presented as such. The text covers the historical development of the phenomenon in Brazil, pointing out some of the issues related to the emergence and deepening of regional inequalities in the illiteracy rate. It focuses on the origin of illiteracy as a social problem and the context in which it starts to be associated with ignorance. Then it analyzes in detail the population profile of non-literate people in Jundiai. By doing so, it finds that, although there is a large elderly proportion among illiterate people, there is also a large proportion of young illiterate people in the city. In addition, it finds that an important population group has gone through schooling and yet has not been literate. Thus, it demystifies the idea of illiteracy as a phenomenon that affects mainly, and almost exclusively, the population that did not have access to school and/or the elderly populationMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES0[s.n.]Dias Junior, Antonio Carlos, 1977-Silva, Marcia Regina de LimaLeite, Sandra FernandesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Rodrigo dos Santos, 1984-20212021-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (162 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641909OLIVEIRA, Rodrigo dos Santos. Analfabetismo: histórico geral e estado do fenômeno na segunda década do século XXI. Um estudo de caso da cidade de Jundiaí (SP). 2021. 1 recurso online (162 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641909. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166422Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-17T16:24:52Zoai::1166422Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-17T16:24:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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