A concepção da forma da terra e suas representações cartográficas : uma abordagem multidisciplinar a fim de combater o "terraplanismo"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miotti, Angélica De Salvo, 1996-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13865
Resumo: Orientador: Marcos Benevenuto Jardim
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spelling A concepção da forma da terra e suas representações cartográficas : uma abordagem multidisciplinar a fim de combater o "terraplanismo"The conception of the Earth's shape and its cartographic representations : a multidisciplinary approach in order to combat flat-earth movementsTerra (Planeta) - FormaMapas - ProjeçãoMétodo de crivo de EratóstenesMatemática (Ensino médio) - Estudo e ensinoGeometria - Estudo e ensinoGeoGebra (Programa de computador)Earth (Planet) - FigureMap projectionEratosthenes sieve methodMathematics (High school) - Study and teachingGeometry - Study and teachingGeoGebra (Computer program)Orientador: Marcos Benevenuto JardimDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Nos últimos anos nota-se um aumento do interesse por teorias conspiratórias anti-ciência. Uma delas é a crença e difusão que a Terra seria plana. Pensando em formas de lutar contra a possibilidade de um aumento de adeptos a esta crença e utilizando-se da flexibilização de currículo permitida pela (BNCC, 2018), esta dissertação propõe-se a abordar durante o Ensino Médio a concepção da forma da Terra e as diferentes formas de projetar sua superfície curva sobre um plano. Para tanto, o presente estudo visa fornecer a fundamentação teórica para que seja desenvolvido um itinerário formativo integrado entre as áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em consonância com a BNCC (2018). Assim, a concepção da forma da Terra é abordada em diferentes períodos históricos, os alunos são introduzidos ao software Stellarium, em que devem, a partir de dados coletados no software, "demonstrar" por absurdo que a Terra não pode ser plana. Também são introduzidos ao software GeoGebra, onde são levados a realizar transformação entre diferentes sistemas de coordenadas, analisar as diferentes projeções cartográficas e as distorções causadas por elas ao representarem a superfície terrestre. Os alunos também são guiados a construir geometricamente dois tipos de projeção azimutais perspectivas. Por fim, é feita uma reflexão sobre as vantagens na escolha de cada projeção cartográfica e enfatizado que o popularmente denominado "mapa da Terra plana" não passa de uma projeção da superfície aproximadamente esferoidal da Terra sobre um plano, assim como tantas outras projeções. Dessa forma, busca-se desenvolver o letramento histórico, cartográfico, geográfico e matemático do indivíduo. Deseja-se também iniciá-lo ao pensamento computacional colocando-o em contato com diferentes softwareAbstract: In recent years there has been an increase in interest in anti-science conspiracy theories. One of them is the belief and diffusion that the Earth would be flat. Thinking of ways to fight against the possibility of an increase in supporters of this belief and using the curriculum flexibility allowed by BNCC (2018), this master thesis proposes to approach, during High School, the conception of the Earth’s shape and the different ways of projecting its curved surface onto a plane. Therefore, the present study aims to provide the theoretical foundation for the development of an integrated formative itinerary between the areas of Mathematics and its Technologies and Applied Human and Social Sciences alligned with the (BNCC, 2018). Thus, the conception of the Earth’s shape is approached in different historical periods, the students are introduced to the Stellarium software, where they must, from data collected in the software, "prove" by absurdity that the Earth cannot be flat. The students are also introduced to the GeoGebra software, where they are led to do coordinate transformations between different systems, analyze the different cartographic projections and the distortions caused by them when representing the earth’s surface. Students are also guided to build geometrically two types of perspective azimuthal projection. Finally, a reflection is made on the advantages in choosing each cartographic projection and that the popularly called "flat Earth map" is nothing more than a projection of the Earth’s roughly spheroidal surface onto a plane, just like so many other projections. In this way, we seek to develop historical, cartographic, geographic and mathematical literacy of the individual. It also seeks to introduce him to computational thinking by placing him in touch with different softwareMestradoMatemática em Rede NacionalMestra em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT[s.n.]Jardim, Marcos Benevenuto, 1973-Oliveira, Samuel Rocha deAlmeida, Charles Aparecido deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiotti, Angélica De Salvo, 1996-20222022-08-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13865MIOTTI, Angélica De Salvo. A concepção da forma da terra e suas representações cartográficas: uma abordagem multidisciplinar a fim de combater o "terraplanismo". 2022. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13865. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1367301Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T17:09:32Zoai::1367301Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-11-21T17:09:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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