Aquisição da variação e mudanças na(s) gramática(s) das crianças : um olhar sobre a Concordância Variável no PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marina Maia, 1996-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639198
Resumo: Orientador: Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes
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spelling Aquisição da variação e mudanças na(s) gramática(s) das crianças : um olhar sobre a Concordância Variável no PBAcquisition of variation and changes in children's grammar(s) : an outlook on variable agreement in BPLinguagem e línguas - VariaçãoLíngua portuguesa - ConcordânciasAquisição da linguagemPrincípios e parâmetros (Linguística)Linguistic variationVariable agreementLanguage acquisitionPrinciples and parameters (Linguistics)Orientador: Ruth Elisabeth Vasconcellos LopesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O estudo conduzido aqui teve como tema a aquisição de um fenômeno em variação - a Concordância Variável no PB -, bem como as implicações da aquisição da variação sobre mudanças na gramática internalizada das crianças. Esta pesquisa pretendeu explorar a questão da aquisição dos morfemas de número pelas crianças brasileiras, focalizando as ocorrências de concordância variável nos elementos do DP e nos verbos. Para esta análise, assume-se a visão inatista da aquisição da linguagem veiculada pela Teoria de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981) e proposta de competição de gramáticas, de Yang (2002). O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as implicações que o contato com um input variável, no que diz respeito à alternância na presença/ausência da marca morfofonológia de plural nos itens presentes no sintagma nominal e nos verbos, pode exercer sobre o processo de aquisição da linguagem pelas crianças. Assim, buscou-se identificar de que maneira as crianças brasileiras realizam a concordância de número nos sintagmas nominal e verbal tanto a partir de uma análise de corpus quanto a partir da análise de resultados obtidos em um experimento de produção eliciada. Além disso, este projeto inclui um experimento de compreensão, que pretendeu identificar se há diferença na compreensão das formas em variação na língua, buscando-se verificar se a não ocorrência da marca de plural em alguns elementos pode dificultar a compreensão de pluralidade pela criança. Os dados analisados receberam tratamento estatístico descritivo e também foram realizados testes estatísticos inferenciais. Os resultados encontrados tanto no corpus analisado quanto no experimento de produção demonstram que as crianças exibem variação nos padrões de concordância presente em sua fala no SN e no verbo. Entendemos, contudo, que a variação presente nos sintagmas reflete dois processos distintos: para o SN, as crianças parecem estar, de fato, adquirindo os dois padrões variantes, mas atrelamos a variação infantil observada nos verbos como resultante do processo de aquisição. No que diz respeito à compreensão infantil, não se observaram diferenças entre as condições testadas, e não foi identificada preferência por nenhum dos padrões analisadosAbstract: The study conducted here had as its theme the acquisition of a phenomenon in variation - Variable Agreement in BP -, as well as the implications of the acquisition of variation on changes in children's internalized grammar. This research aimed to explore the issue of the acquisition of number morphemes by Brazilian children, focusing on the occurrences of variable agreement in the DP¿s elements and in verbs. For this analysis, we assume the innate view of language acquisition conveyed by Principles and Parameters Theory (CHOMSKY, 1981) and Yang's proposal for grammars competing (2002). The general objective of this research was to investigate the implications that contact with a variable input, regarding the alternation in the presence /absence of the plural morphophonological mark, in the items present in the noun phrase and verbs, can have on the process of language acquisition by children. Thus, we sought to identify how Brazilian children perform number agreement in the nominal and verbal phrases, from a corpus analysis and from the analysis of results obtained in an elicited production experiment. In addition, this project includes a comprehension experiment that aims to identify if there are any differences for the comprehension of the forms in variation in the language, trying to verify if the non-occurrence of the plural mark in some elements can make the comprehension of plurality difficult to children. The data collected so far, both in the corpus analysis and experimentally, received descriptive statistical treatment, and inferential statistical tests were also performed. The results found both in the analyzed corpus and in the production experiment demonstrate that children exhibit variation in the patterns of agreement present in their speech in the NP and in the verb. We understand, however, that the variation present in the two phrases reflects two different processes: for the NP, children seem to be, in fact, acquiring the two variant patterns, but we relate the child variation observed in the verbs to a result of the acquisition process. With regard to child comprehension, there were no differences between the tested conditions, and we did not identified any preferences for any of the analyzed patternsMestradoLingüísticaMestra em LinguísticaCNPQ130423/2018-1[s.n.]Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-Sampaio, Thiago Oliveira da MottaGrolla, ElaineUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Marina Maia, 1996-20202020-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639198REIS, Marina Maia. Aquisição da variação e mudanças na(s) gramática(s) das crianças: um olhar sobre a Concordância Variável no PB. 2020. 1 recurso online (179 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639198. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129212Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-10T14:09:33Zoai::1129212Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-10T14:09:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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