Uso do jogo Bozó na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/30 |
Resumo: | Orientador: Verónica Andrea González-López |
id |
UNICAMP-30_28f70b631c8b1feddebe1cead3bf1d08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1230438 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso do jogo Bozó na sala de aulaUsing the Bozó game in the classroomEducação matemáticaProbabilidadesAnálise combinatóriaEnsino médioTeoria dos jogosMathematics educationProbabilitiesCombinatorial analysisHigh schoolGame theoryOrientador: Verónica Andrea González-LópezDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Neste trabalho apresentamos a fundamentação teórica do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem com um destaque especial para as aulas de matemática, bem como propomos a utilização do jogo Bozó alinhado a uma sequência didática para alunos do Ensino Médio. O Bozó consiste em um jogo de dados muito popular no Mato Grosso do Sul, derivado do General e do Yam, a versão brasileira do Yahtzee. Algumas jogadas deste jogo são semelhantes às do pôquer, em relação a formar combinações específicas com os dados. Apresentamos tópicos da análise combinatória e da probabilidade que estão no currículo habitual de alunos do Ensino Médio e que julgamos essenciais para o total aproveitamento da atividade proposta. Também discorremos sobre a teoria dos jogos desenvolvida por John von Neumann e John Nash com o intuito de classificar o Bozó à luz destas ideias e fazemos uma investigação mais aprofundada sobre as possíveis escolhas que o jogador se depara durante uma partida e se realmente há estratégia neste jogo dedados. Após desenvolver e apresentar este arcabouço teórico, apresentamos a proposta de atividade envolvendo o jogo de Bozó para alunos de Ensino Médio. O uso de um jogo permite que os alunos desenvolvam habilidades sociais, memória afetiva com o conteúdo além de estimular diretamente o raciocínio probabilísticoAbstract: In this work, we introduce the theoretical foundations of the use of games in teaching practice. We approach the issue with an emphasis on math classes. Also, we propose the use of the Bozó game aligned with a didactic sequence for high school students. Bozó is a popular dice game in Mato Grosso do Sul, derived from General and Yam, the Brazilian version of Yahtzee. Some plays in this game are similar to poker combinations but with the dice instead of cards. To show how to use this game to develop habilities, we bring together probability notions coming from the regular curriculum of high school students. We consider it essential for the full use of the proposed activity. We also introduce classical game theory notions to classify the Bozó game in the light of these ideas and make a deeper inspection about the possible choices that the player faces during a match, identifying if there is a strategy in this game. Since the use of a game allows students to develop social skills, affective memory with the content, stimulating probabilistic reasoning, we simulate several configurations of the game to identify strategies revealing efficient criteria to be used for the gamer. Also, we introduce a proposal for a class activity involving the Bozó for high school studentsMestradoMatemática em Rede Nacional - PROFMATMestre em Matemática em Rede Nacional[s.n.]González-López, Verónica Andrea, 1970-Andreani, RobertoViola, Márcio Luis LanfrediUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSoares, Alexandre Henrique, 1990-20212021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (95 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/30SOARES, Alexandre Henrique. Uso do jogo Bozó na sala de aula. 2021. 1 recurso online (95 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/30. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230438Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T16:44:15Zoai::1230438Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-04T16:44:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do jogo Bozó na sala de aula Using the Bozó game in the classroom |
title |
Uso do jogo Bozó na sala de aula |
spellingShingle |
Uso do jogo Bozó na sala de aula Soares, Alexandre Henrique, 1990- Educação matemática Probabilidades Análise combinatória Ensino médio Teoria dos jogos Mathematics education Probabilities Combinatorial analysis High school Game theory |
title_short |
Uso do jogo Bozó na sala de aula |
title_full |
Uso do jogo Bozó na sala de aula |
title_fullStr |
Uso do jogo Bozó na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Uso do jogo Bozó na sala de aula |
title_sort |
Uso do jogo Bozó na sala de aula |
author |
Soares, Alexandre Henrique, 1990- |
author_facet |
Soares, Alexandre Henrique, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
González-López, Verónica Andrea, 1970- Andreani, Roberto Viola, Márcio Luis Lanfredi Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Alexandre Henrique, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Probabilidades Análise combinatória Ensino médio Teoria dos jogos Mathematics education Probabilities Combinatorial analysis High school Game theory |
topic |
Educação matemática Probabilidades Análise combinatória Ensino médio Teoria dos jogos Mathematics education Probabilities Combinatorial analysis High school Game theory |
description |
Orientador: Verónica Andrea González-López |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/30 SOARES, Alexandre Henrique. Uso do jogo Bozó na sala de aula. 2021. 1 recurso online (95 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/30. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/30 |
identifier_str_mv |
SOARES, Alexandre Henrique. Uso do jogo Bozó na sala de aula. 2021. 1 recurso online (95 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/30. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230438 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (95 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189177799999488 |