Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25149
Resumo: Neste trabalho, apresentamos as potencialidades da proposta didática de jogos no ensino de matemática, em particular de análise combinatória. Propomos o jogo “Você é o(a) Técnico”, que possui como principal objetivo praticar os conceitos de permutação, arranjo e combinação, assim como estabelecer a relação e a diferença que tais conceitos possuem entre si. Apresentamos os resultados de uma pesquisa em relação à análise combinatória como disciplina obrigatória em treze cursos de formação de professor do Rio de Janeiro. Com base na pesquisa, entrevistamos o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense a respeito da adoção da análise combinatória na grade obrigatória do curso após a mudança de currículo, ocorrida em 2018; e, sobre o ensino de análise combinatória nas escolas. Apresentamos referenciais teóricos que tentam explicar porque a combinatória ainda é ensinada como um mero jogo de fórmulas, e mostrar novas formas de ensinar a disciplina valorizando o raciocínio combinatório
id UFF-2_86272ca028d19e2efe9a85c42603475a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25149
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinaçãoAnálise combinatóriaRaciocínio combinatórioJogos no ensinoEnsino de matemáticaJogo em educação matemáticaAnálise combinatória (Matemática)Combinatorial analysisCombinatorial reasoningGames in teachingNeste trabalho, apresentamos as potencialidades da proposta didática de jogos no ensino de matemática, em particular de análise combinatória. Propomos o jogo “Você é o(a) Técnico”, que possui como principal objetivo praticar os conceitos de permutação, arranjo e combinação, assim como estabelecer a relação e a diferença que tais conceitos possuem entre si. Apresentamos os resultados de uma pesquisa em relação à análise combinatória como disciplina obrigatória em treze cursos de formação de professor do Rio de Janeiro. Com base na pesquisa, entrevistamos o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense a respeito da adoção da análise combinatória na grade obrigatória do curso após a mudança de currículo, ocorrida em 2018; e, sobre o ensino de análise combinatória nas escolas. Apresentamos referenciais teóricos que tentam explicar porque a combinatória ainda é ensinada como um mero jogo de fórmulas, e mostrar novas formas de ensinar a disciplina valorizando o raciocínio combinatórioIn this work, we present the potentialities of using games in math teaching, particularly combinatory. We propose the game “Você é o(a) Técnico(a)”, whose main objective is to practice knowledge about permutation, arrangement and combination, such as establish the difference between such concepts. We present the results from a research regarding the combinatorial analysis as a compulsory subject in thirteen teacher-training courses in Rio de Janeiro. Based on this research, we interviewed the coordinator of the Mathematics Degree course from Fluminense Federal University about the adoption of combinatory among the compulsory subjects after the curriculum change, in 2018, and, about the combinatorial teaching in schools. We present theoretical references that tries to explain why the combinatorial analysis is still taught as mathematical formulas, and show new ways of teaching this subject valuing the combinatorial reasoning36 p.Souza, Simone Dantas deFurtado, Ana Luísa CarvalhoSilva, Thiago de Menezes Duarte eRicardo, Luisa de Oliveira Frickes2022-06-09T15:47:34Z2022-06-09T15:47:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRICARDO, Luisa de Oliveira Frickes Ricardo. Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25149Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T16:03:52Zoai:app.uff.br:1/25149Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:08.772641Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação
title Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação
spellingShingle Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação
Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes
Análise combinatória
Raciocínio combinatório
Jogos no ensino
Ensino de matemática
Jogo em educação matemática
Análise combinatória (Matemática)
Combinatorial analysis
Combinatorial reasoning
Games in teaching
title_short Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação
title_full Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação
title_fullStr Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação
title_full_unstemmed Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação
title_sort Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação
author Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes
author_facet Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Simone Dantas de
Furtado, Ana Luísa Carvalho
Silva, Thiago de Menezes Duarte e
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Raciocínio combinatório
Jogos no ensino
Ensino de matemática
Jogo em educação matemática
Análise combinatória (Matemática)
Combinatorial analysis
Combinatorial reasoning
Games in teaching
topic Análise combinatória
Raciocínio combinatório
Jogos no ensino
Ensino de matemática
Jogo em educação matemática
Análise combinatória (Matemática)
Combinatorial analysis
Combinatorial reasoning
Games in teaching
description Neste trabalho, apresentamos as potencialidades da proposta didática de jogos no ensino de matemática, em particular de análise combinatória. Propomos o jogo “Você é o(a) Técnico”, que possui como principal objetivo praticar os conceitos de permutação, arranjo e combinação, assim como estabelecer a relação e a diferença que tais conceitos possuem entre si. Apresentamos os resultados de uma pesquisa em relação à análise combinatória como disciplina obrigatória em treze cursos de formação de professor do Rio de Janeiro. Com base na pesquisa, entrevistamos o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense a respeito da adoção da análise combinatória na grade obrigatória do curso após a mudança de currículo, ocorrida em 2018; e, sobre o ensino de análise combinatória nas escolas. Apresentamos referenciais teóricos que tentam explicar porque a combinatória ainda é ensinada como um mero jogo de fórmulas, e mostrar novas formas de ensinar a disciplina valorizando o raciocínio combinatório
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-06-09T15:47:34Z
2022-06-09T15:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RICARDO, Luisa de Oliveira Frickes Ricardo. Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25149
Aluno de Graduação
identifier_str_mv RICARDO, Luisa de Oliveira Frickes Ricardo. Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823726482685952