Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25149 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos as potencialidades da proposta didática de jogos no ensino de matemática, em particular de análise combinatória. Propomos o jogo “Você é o(a) Técnico”, que possui como principal objetivo praticar os conceitos de permutação, arranjo e combinação, assim como estabelecer a relação e a diferença que tais conceitos possuem entre si. Apresentamos os resultados de uma pesquisa em relação à análise combinatória como disciplina obrigatória em treze cursos de formação de professor do Rio de Janeiro. Com base na pesquisa, entrevistamos o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense a respeito da adoção da análise combinatória na grade obrigatória do curso após a mudança de currículo, ocorrida em 2018; e, sobre o ensino de análise combinatória nas escolas. Apresentamos referenciais teóricos que tentam explicar porque a combinatória ainda é ensinada como um mero jogo de fórmulas, e mostrar novas formas de ensinar a disciplina valorizando o raciocínio combinatório |
id |
UFF-2_86272ca028d19e2efe9a85c42603475a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25149 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinaçãoAnálise combinatóriaRaciocínio combinatórioJogos no ensinoEnsino de matemáticaJogo em educação matemáticaAnálise combinatória (Matemática)Combinatorial analysisCombinatorial reasoningGames in teachingNeste trabalho, apresentamos as potencialidades da proposta didática de jogos no ensino de matemática, em particular de análise combinatória. Propomos o jogo “Você é o(a) Técnico”, que possui como principal objetivo praticar os conceitos de permutação, arranjo e combinação, assim como estabelecer a relação e a diferença que tais conceitos possuem entre si. Apresentamos os resultados de uma pesquisa em relação à análise combinatória como disciplina obrigatória em treze cursos de formação de professor do Rio de Janeiro. Com base na pesquisa, entrevistamos o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense a respeito da adoção da análise combinatória na grade obrigatória do curso após a mudança de currículo, ocorrida em 2018; e, sobre o ensino de análise combinatória nas escolas. Apresentamos referenciais teóricos que tentam explicar porque a combinatória ainda é ensinada como um mero jogo de fórmulas, e mostrar novas formas de ensinar a disciplina valorizando o raciocínio combinatórioIn this work, we present the potentialities of using games in math teaching, particularly combinatory. We propose the game “Você é o(a) Técnico(a)”, whose main objective is to practice knowledge about permutation, arrangement and combination, such as establish the difference between such concepts. We present the results from a research regarding the combinatorial analysis as a compulsory subject in thirteen teacher-training courses in Rio de Janeiro. Based on this research, we interviewed the coordinator of the Mathematics Degree course from Fluminense Federal University about the adoption of combinatory among the compulsory subjects after the curriculum change, in 2018, and, about the combinatorial teaching in schools. We present theoretical references that tries to explain why the combinatorial analysis is still taught as mathematical formulas, and show new ways of teaching this subject valuing the combinatorial reasoning36 p.Souza, Simone Dantas deFurtado, Ana Luísa CarvalhoSilva, Thiago de Menezes Duarte eRicardo, Luisa de Oliveira Frickes2022-06-09T15:47:34Z2022-06-09T15:47:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRICARDO, Luisa de Oliveira Frickes Ricardo. Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25149Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T16:03:52Zoai:app.uff.br:1/25149Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:08.772641Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação |
title |
Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação |
spellingShingle |
Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes Análise combinatória Raciocínio combinatório Jogos no ensino Ensino de matemática Jogo em educação matemática Análise combinatória (Matemática) Combinatorial analysis Combinatorial reasoning Games in teaching |
title_short |
Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação |
title_full |
Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação |
title_fullStr |
Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação |
title_full_unstemmed |
Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação |
title_sort |
Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação |
author |
Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes |
author_facet |
Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Simone Dantas de Furtado, Ana Luísa Carvalho Silva, Thiago de Menezes Duarte e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Raciocínio combinatório Jogos no ensino Ensino de matemática Jogo em educação matemática Análise combinatória (Matemática) Combinatorial analysis Combinatorial reasoning Games in teaching |
topic |
Análise combinatória Raciocínio combinatório Jogos no ensino Ensino de matemática Jogo em educação matemática Análise combinatória (Matemática) Combinatorial analysis Combinatorial reasoning Games in teaching |
description |
Neste trabalho, apresentamos as potencialidades da proposta didática de jogos no ensino de matemática, em particular de análise combinatória. Propomos o jogo “Você é o(a) Técnico”, que possui como principal objetivo praticar os conceitos de permutação, arranjo e combinação, assim como estabelecer a relação e a diferença que tais conceitos possuem entre si. Apresentamos os resultados de uma pesquisa em relação à análise combinatória como disciplina obrigatória em treze cursos de formação de professor do Rio de Janeiro. Com base na pesquisa, entrevistamos o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense a respeito da adoção da análise combinatória na grade obrigatória do curso após a mudança de currículo, ocorrida em 2018; e, sobre o ensino de análise combinatória nas escolas. Apresentamos referenciais teóricos que tentam explicar porque a combinatória ainda é ensinada como um mero jogo de fórmulas, e mostrar novas formas de ensinar a disciplina valorizando o raciocínio combinatório |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-06-09T15:47:34Z 2022-06-09T15:47:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RICARDO, Luisa de Oliveira Frickes Ricardo. Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25149 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
RICARDO, Luisa de Oliveira Frickes Ricardo. Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823726482685952 |