As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Pozzo, Lucimara
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613822
Resumo: Orientador: Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_2977832d853053750145168d3cd96716
oai_identifier_str oai::781020
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010The experimental in the evaluations of the science textbooks PNLD 2010Ciências - ExperiênciasEnsino de ciênciasLivros didáticosLivros didáticos - AvaliaçãoCiences - ExperienceExperienceSocial educationTextbooks - EvaluationOrientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Tendo em vista a importância e o uso frequente dos livros didáticos no ensino escolar e a atual política de avaliação desses materiais pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, a pesquisa tem por objetivo verificar como as coleções de Ciências têm sido avaliadas no que se refere às atividades experimentais, aspecto que passa a ser valorizado dentre as categorias de avaliação do PNLD-2010 na área de Ciências. De modo mais específico, foi tratado o seguinte problema: qual a coerência entre as resenhas de avaliação do Guia de Livro Didático de Ciências - PNLD 2010 e as atividades experimentais presentes nas coleções de Ciências aprovadas nesse programa? Foram selecionadas 5 coleções didáticas de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental dentre as 11 aprovadas no PNLD-2010: Projeto Pitanguá, Projeto Conviver, A Escola é Nossa, Porta Aberta e Aprendendo Sempre. As atividades experimentais de todos os volumes de cada coleção foram estudadas segundo a "Análise de Conteúdo" a partir de duas categorias: Atividades experimentais por resolução de problemas e Atividades experimentais por redescoberta, e comparadas com as resenhas do Guia de Ciências do PNLD-2010. Essas resenhas apresentam um parecer positivo no que se refere à categoria de avaliação "Pesquisa e Experimentação" para as 5 coleções selecionadas, ao valorizar aspectos de problematização, formulação de hipóteses e questionamentos, numa perspectiva construtivista e investigativa de ensino. Porém, na análise das coleções didáticas observa-se a predominância de atividades experimentais do tipo redescoberta, com base em um roteiro instrucional rígido, o qual não estimula a autonomia dos alunos na formulação de hipóteses, no planejamento e execução experimental e na interpretação e análise dos dados. Constata-se, assim, uma incoerência das resenhas-sínteses do Guia do Livro Didático PNLD-2010 com as atividades experimentais presentes nas coleções didáticas selecionadas. Nessas coleções são esporádicas as propostas de atividades do tipo resolução de problemas ou que estimulam a investigação de caráter científico. Nesse sentido, notamos que nem as coleções didáticas propõem atividades experimentais que favoreçam o desenvolvimento cognitivo dos alunos numa perspectiva investigativa e crítica, nem tampouco as avaliações da equipe de Ciências do PNLD-2010 conseguem captar essa limitação das coleções e estimular a melhoria das mesmas quanto a esse aspecto pedagógico e epistemológico no ensino das Ciências da Natureza.Abstract: Given the importance and frequent use of textbooks in school education and the current policy evaluation of these materials by the National Book Program - PNLD, the research aims at studying how collections of Sciences have been evaluated with regard to activities experimental aspect that is to be valued among the categories for assessment of PNLD 2010 in the sciences. Specifically, he was treated the following problem: what is the consistency of the assessment reviews Guide Textbook of Sciences - PNLD 2010 and experimental activities present in the collections of Sciences adopted this program? We selected five teaching collections of Sciences of the early years of primary education among the 11 approved in the PNLD 2010: Projeto Pitanguá, Projeto Conviver, A Escola é Nossa, Porta Aberta e Aprendendo Sempre. The experimental activities of all the volumes of each collection were studied according to the "Content Analysis" from two categories: experimental activities for problem solving and experimental activities for rediscovery, and compared with reviews of the Guide to Science - PNLD 2010 . These reviews have a positive opinion regarding the assessment category "Research and Experimentation" to the five selected collections, by emphasizing aspects of questioning, hypothesizing and questioning, a constructivist perspective and investigative learning. However, the analysis of teaching collections there is a predominance of type rediscovery of experimental activities, based on a rigid instructional script, which does not stimulate the students' autonomy in formulating hypotheses, planning and experimental execution and interpretation and analysis data. There is thus an inconsistency of reviews, summaries Guide Textbook - PNLD 2010 to the present experimental activities in teaching collections selected. These collections are sporadic the proposals of the type or problem-solving research that stimulate scientific. In this regard, we note that neither the teaching collections suggest experiential activities that promote the cognitive development of students in an investigative and critical perspective, neither team evaluations of Sciences - PNLD 2010 can capture this limitation of the collections and to stimulate the same as the pedagogical and epistemological this aspect in the teaching of natural sciences.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Paixão, Fernando Jorge daPechula, Marcia ReamiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDel Pozzo, Lucimara20102010-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf150 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613822DEL POZZO, Lucimara. As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010. 2010. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613822. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/781020porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-07T15:14:21Zoai::781020Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-12-07T15:14:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
The experimental in the evaluations of the science textbooks PNLD 2010
title As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
spellingShingle As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
Del Pozzo, Lucimara
Ciências - Experiências
Ensino de ciências
Livros didáticos
Livros didáticos - Avaliação
Ciences - Experience
Experience
Social education
Textbooks - Evaluation
title_short As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
title_full As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
title_fullStr As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
title_full_unstemmed As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
title_sort As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010
author Del Pozzo, Lucimara
author_facet Del Pozzo, Lucimara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Paixão, Fernando Jorge da
Pechula, Marcia Reami
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Pozzo, Lucimara
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - Experiências
Ensino de ciências
Livros didáticos
Livros didáticos - Avaliação
Ciences - Experience
Experience
Social education
Textbooks - Evaluation
topic Ciências - Experiências
Ensino de ciências
Livros didáticos
Livros didáticos - Avaliação
Ciences - Experience
Experience
Social education
Textbooks - Evaluation
description Orientador: Jorge Megid Neto
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613822
DEL POZZO, Lucimara. As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010. 2010. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613822. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613822
identifier_str_mv DEL POZZO, Lucimara. As atividades experimentais nas avaliaçãoes dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2010. 2010. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613822. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/781020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
150 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189044599390208