O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Momma-Bardela, Adriana Missae, 1975-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605308
Resumo: Orientador: Luis Enrique Aguilar
id UNICAMP-30_29ed1d1a41e963325300502fb1034c1f
oai_identifier_str oai::403974
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciadaThe process of implementing public educational policies in the city of Guarulhos, Sp, Brazil between 2001 and 2004 : a focus on the teacher educationEducação e EstadoPolíticas públicasEducadores - FormaçãoEducação permanenteRelações educativasProdução de conhecimentoAprendizagemEducacional policyPublic policiesTeacher trainingPermanent educationEducational relationsKnowledge buildingLearningOrientador: Luis Enrique AguilarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo, numa perspectiva qualitativa discute o processo de implementação de políticas públicas de educação no município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004. Ao analisarmos o processo de implementação de políticas públicas de educação neste município é possível problematizarmos a fundamentação teórico-metodológica em políticas públicas de educação que, apesar de apontar para superação da concepção cartesiana, burocrático-administrativa de políticas, ainda concebe-a como um processo técnico, racional de planejamento e execução dessas políticas. A tese parte do entendimento de que implementação de políticas públicas, no caso, de educação, pressupõe um movimento de construção e diálogo permanente entre os diversos e diferentes sujeitos que integram a sociedade; pois se insere numa dinâmica social-política muito mais abrangente, complexa e antagônica, na qual os interesses e projetos societários de cunho ¿hegemônico¿ e/ou ¿contra-hegemônico¿ se encontram em disputa permanente. Não se trata somente de políticas implementadas pelos que compõe as estruturas do respectivo governo, mas por diferentes segmentos que compõe a sociedade guarulhense, e as redes e conexões políticas que se estabelecem no cenário político mais amplo. ¿ Como pensar uma política pública de educação que supere as relações societárias calcadas numa concepção conservadora, fragmentada, homogênea e polarizada da sociedade-educação? Esta entre outras questões norteou a elaboração do presente trabalho. Descrever e analisar este processo tem sua relevância uma vez que permite compreender que uma política pública de educação eficaz e efetiva é aquela que, numa perspectiva dialética, permite a vivência social-democrática, a manifestação da diversidade, das contradições, dos conflitos inerentes à nossa sociedade; é um campo em litígio por Projetos Educacionais-Societários distintos. Para a conformação deste mosaico o papel do governo é imprescindível no sentido de fazer prevalecer a democracia-ética como principio orientador de todo o processo político a partir de um determinado Projeto Societário. Destarte é sempre uma política contextualizada que revela os ¿sujeitos-históricos¿, suas demandas, suas inquietações, seus processos de construção material; de formação socialpolítica em movimento; suas contradiçõesAbstract: This study is intended to provide a discussion on the qualitative aspects of the process of implementation of public education policies in Guarulhos, SP, Brazil from 2001 to 2004. In the analysis, it is possible to question the theoretical-methodolgical basis for public education policies, which have been expected to go beyond a Cartesian, bureaucratic-administrative conception, but are still conceived as a technical and rational planning and execution process. We start from the assumption that, in the educational field, implementing public policies implies a permanent movement of construction and dialogue between the different kinds of subjects in society, since it is part of a wide, complex and conflictive social-political dynamics in which ¿hegemonic¿ and ¿anti-hegemonic¿ societary interests and projects are in a permanent dispute. This is not only about policies implemented by subjects who constitute the respective governamental structures in the city, but also by other several parts of the Guarulhos society and the political relationships established in a wider context. How should we think over a public education policy that can go beyond societary relationships grounded on a conservative, shattered, homogeneous and polarized conception of education-society? The permanent education policy for teachers working in the public system is focused here as a privileged setting for social-political-democratic experiences, and the sense and meanings of implementing public policies in education are discussed from what we understand and what we can change in the relationships between students, educators and production towards knowledge and learning. Describing and analyzing this process is relevant, since it helps us understand that an effective public education policy, in a dialectic perspective, fosters socialdemocratic experiences and the expression of diversity, contradictions, and conflicts that are inherent in our society. It is a battlefield for several different societary¿educational projects; in this case, essentially an implementation process of political-pedagogical projects by all ¿educators¿ aiming to boost certain learning processes for children, youngsters and adults in the city. In the achievement of this goal, the government has a vital role: to have ethical democracy prioritized as a guiding principle for the whole political process through a well-determined societary-educational project. Thence, a contextualized policy is always what reveals ¿historical subjects¿, their demands, their unrest, their processes of material building and social-political education in movement, their contradictions, their learning processesDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Arroyo, Miguel GonzalesAntunes, Mitsuko Aparecida MakinoGiubilei, SoniaBryan, Newton Antonio PaciulliUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMomma-Bardela, Adriana Missae, 1975-20072007-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf197f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605308MOMMA-BARDELA, Adriana Missae. O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004: em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada. 2007. 197f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605308. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403974porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:55:56Zoai::403974Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:55:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada
The process of implementing public educational policies in the city of Guarulhos, Sp, Brazil between 2001 and 2004 : a focus on the teacher education
title O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada
spellingShingle O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada
Momma-Bardela, Adriana Missae, 1975-
Educação e Estado
Políticas públicas
Educadores - Formação
Educação permanente
Relações educativas
Produção de conhecimento
Aprendizagem
Educacional policy
Public policies
Teacher training
Permanent education
Educational relations
Knowledge building
Learning
title_short O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada
title_full O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada
title_fullStr O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada
title_full_unstemmed O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada
title_sort O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004 : em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada
author Momma-Bardela, Adriana Missae, 1975-
author_facet Momma-Bardela, Adriana Missae, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Arroyo, Miguel Gonzales
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Giubilei, Sonia
Bryan, Newton Antonio Paciulli
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Momma-Bardela, Adriana Missae, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Políticas públicas
Educadores - Formação
Educação permanente
Relações educativas
Produção de conhecimento
Aprendizagem
Educacional policy
Public policies
Teacher training
Permanent education
Educational relations
Knowledge building
Learning
topic Educação e Estado
Políticas públicas
Educadores - Formação
Educação permanente
Relações educativas
Produção de conhecimento
Aprendizagem
Educacional policy
Public policies
Teacher training
Permanent education
Educational relations
Knowledge building
Learning
description Orientador: Luis Enrique Aguilar
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605308
MOMMA-BARDELA, Adriana Missae. O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004: em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada. 2007. 197f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605308. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MOMMA-BARDELA, Adriana Missae. O Processo de Implementação de Políticas Públicas de Educação no Município de Guarulhos/SP-Brasil no período de 2001 a 2004: em perspectiva a política de formação de educadores vivenciada. 2007. 197f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605308. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
197f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188969095626752