A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711 |
Resumo: | Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
id |
UNICAMP-30_2a113b51d9f00abaa7a1d328c495eb2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::290448 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementaresPiaget, Jean, 1896-1980Organização da ação pedagogicaRaciocinio nas criançasDesenvolvimento cognitivoJogosOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar se uma intervenção segundo os moldes abaixo apresentados, poderia favorecer a construção das estruturas lógicas elementares em crianças da primeira fase do ciclo básico. A intervenção realizada apresentou três características específicas, sendo que as duas primeiras a diferenciam das intervenções encontradas em outros trabalhos: 1) foi desenvolvida pelo pesquisador que atuou junto a uma classe toda como um segundo professor, contando com a presença e, por vezes a participação da professora da turma; 2) ocorreu no horário regular das aulas, em encontros com 1 :40h de duração, os quais se deram durante 5 meses, três vezes por semana; 3) teve como estratégia o uso de jogos e atividades específicas para a construção das estruturas lógicas elementares. Para proceder a esta verificação foram avaliados dois grupos de crianças que compuseram o grupo-controle e o grupo experimental. O grupo experimental participou da intervenção mencionada, indicando consideráveis avanços na construção das estruturas lógicas elementares distanciando-se assim dos resultados encontrados no grupo controle e no pré-teste do grupo experimental. Considerou-se, portanto, que a intervenção pedagógica, realizada nos moldes acima mencionados pode favorecer a construção das estruturas lógicas elementares em crianças da primeira fase do ciclo básicoAbstract: The purpose of this research project has been to verify if an intervention according to the pattern presented below would aid in the elaboration of elementary logical structures in children of primary school grades. The intervention carried out had three specific features, of which the first two distinguished it from interventions identified in other projects: 1) it was developed by the researcher who worked with an entire class as the second teacher, along with the presence, and at times, participation of the class's main teacher; 2) it took place during the normal class hours, in sessions of 1 hour and 40 minutes duration, over a period of 5 months, three times a week; 3) it used a strategy of games and specific activities to build the elementary logical structures. The verification was carried out by evaluating two groups of children that made up the control-group and the experimental group. The experimental group participated in the above mentioned intervention, showing considerable advances in the elaboration of elementary logical structures, and creating a distance in this way from the results found in the control-group and in the pretest of the experimental group. The conclusion, therefore, was that pedagogical intervention, carried out according to the pattern above mentioned, could aid in the elaboration of elementary logical structures in children of primary school gradesDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamargo, Ricardo Leite20022002-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf261p. : il.Brochhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711CAMARGO, Ricardo Leite. A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico: o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares. 2002. 261p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/290448porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T05:32:34Zoai::290448Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T05:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares |
title |
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares |
spellingShingle |
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares Camargo, Ricardo Leite Piaget, Jean, 1896-1980 Organização da ação pedagogica Raciocinio nas crianças Desenvolvimento cognitivo Jogos |
title_short |
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares |
title_full |
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares |
title_fullStr |
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares |
title_full_unstemmed |
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares |
title_sort |
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares |
author |
Camargo, Ricardo Leite |
author_facet |
Camargo, Ricardo Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Ricardo Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget, Jean, 1896-1980 Organização da ação pedagogica Raciocinio nas crianças Desenvolvimento cognitivo Jogos |
topic |
Piaget, Jean, 1896-1980 Organização da ação pedagogica Raciocinio nas crianças Desenvolvimento cognitivo Jogos |
description |
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-11-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Broch https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711 CAMARGO, Ricardo Leite. A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico: o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares. 2002. 261p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
Broch CAMARGO, Ricardo Leite. A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico: o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares. 2002. 261p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/290448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 261p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188892139585536 |