A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Ricardo Leite
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_2a113b51d9f00abaa7a1d328c495eb2a
oai_identifier_str oai::290448
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementaresPiaget, Jean, 1896-1980Organização da ação pedagogicaRaciocinio nas criançasDesenvolvimento cognitivoJogosOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar se uma intervenção segundo os moldes abaixo apresentados, poderia favorecer a construção das estruturas lógicas elementares em crianças da primeira fase do ciclo básico. A intervenção realizada apresentou três características específicas, sendo que as duas primeiras a diferenciam das intervenções encontradas em outros trabalhos: 1) foi desenvolvida pelo pesquisador que atuou junto a uma classe toda como um segundo professor, contando com a presença e, por vezes a participação da professora da turma; 2) ocorreu no horário regular das aulas, em encontros com 1 :40h de duração, os quais se deram durante 5 meses, três vezes por semana; 3) teve como estratégia o uso de jogos e atividades específicas para a construção das estruturas lógicas elementares. Para proceder a esta verificação foram avaliados dois grupos de crianças que compuseram o grupo-controle e o grupo experimental. O grupo experimental participou da intervenção mencionada, indicando consideráveis avanços na construção das estruturas lógicas elementares distanciando-se assim dos resultados encontrados no grupo controle e no pré-teste do grupo experimental. Considerou-se, portanto, que a intervenção pedagógica, realizada nos moldes acima mencionados pode favorecer a construção das estruturas lógicas elementares em crianças da primeira fase do ciclo básicoAbstract: The purpose of this research project has been to verify if an intervention according to the pattern presented below would aid in the elaboration of elementary logical structures in children of primary school grades. The intervention carried out had three specific features, of which the first two distinguished it from interventions identified in other projects: 1) it was developed by the researcher who worked with an entire class as the second teacher, along with the presence, and at times, participation of the class's main teacher; 2) it took place during the normal class hours, in sessions of 1 hour and 40 minutes duration, over a period of 5 months, three times a week; 3) it used a strategy of games and specific activities to build the elementary logical structures. The verification was carried out by evaluating two groups of children that made up the control-group and the experimental group. The experimental group participated in the above mentioned intervention, showing considerable advances in the elaboration of elementary logical structures, and creating a distance in this way from the results found in the control-group and in the pretest of the experimental group. The conclusion, therefore, was that pedagogical intervention, carried out according to the pattern above mentioned, could aid in the elaboration of elementary logical structures in children of primary school gradesDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamargo, Ricardo Leite20022002-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf261p. : il.Brochhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711CAMARGO, Ricardo Leite. A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico: o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares. 2002. 261p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/290448porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T05:32:34Zoai::290448Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T05:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
title A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
spellingShingle A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
Camargo, Ricardo Leite
Piaget, Jean, 1896-1980
Organização da ação pedagogica
Raciocinio nas crianças
Desenvolvimento cognitivo
Jogos
title_short A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
title_full A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
title_fullStr A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
title_full_unstemmed A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
title_sort A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
author Camargo, Ricardo Leite
author_facet Camargo, Ricardo Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Ricardo Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Organização da ação pedagogica
Raciocinio nas crianças
Desenvolvimento cognitivo
Jogos
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Organização da ação pedagogica
Raciocinio nas crianças
Desenvolvimento cognitivo
Jogos
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-11-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Broch
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711
CAMARGO, Ricardo Leite. A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico: o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares. 2002. 261p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv Broch
CAMARGO, Ricardo Leite. A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico: o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares. 2002. 261p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/290448
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
261p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188892139585536