A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Sandra Lopes, 1964-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619299
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_2b8404806b7b8f91299ee9b531016259
oai_identifier_str oai::898773
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de TecnologiaThe acceptance interview and the educational contract work as a possibility towards school evasion rates in a Technology Superior CourseEvasão escolarTransferência (Psicologia)PsicanáliseTecnologia - Estudo e ensinoSchool evasionTransfer (Psicology)PsychoanalysisTechnical educationOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso referente a uma experiência bem sucedida, realizada pelos professores e pela coordenação do curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Campus Florianópolis, no período de março de 2007 a dezembro de 2009. A experiência, denominada Contrato de Trabalho Pedagógico, acontece a partir da Entrevista de Acolhimento, realizada no primeiro módulo desse curso, com cada novo aluno, individualmente. Ela faz parte de um conjunto de ações integradas no curso e no Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Estas ações dizem respeito a um projeto institucional de acesso, permanência e êxito escolar. Ao mesmo tempo em que busca entender os sentidos dados à Entrevista de Acolhimento e ao Contrato de Trabalho Pedagógico, pelos professores, no Curso da Mecatrônica, a partir de seu efeito na diminuição da "Evasão Escolar" nesse curso, esta pesquisa destaca a importância desse tema tanto pelo custo social da evasão como pela falta de produção acadêmica na área que supere as questões estatísticas/indicadores. A hipótese desta pesquisa é de que a relação que se estabelece entre professor e aluno, a partir da Entrevista de Acolhimento e do Contrato de Trabalho Pedagógico, pode ser analisada à luz da Psicanálise como sendo efeito de um laço transferencial. Ou seja, entendemos que os efeitos da Entrevista de Acolhimento e do Contrato de Trabalho Pedagógico para a diminuição do índice de evasão no curso podem ser explicados, ao menos parcialmente, a partir do conceito de transferência.Abstract: This paper presents a case study of a successful experiment, which was carried out by professors and course coordinator of Technology in Industrial Mechatronics Course at the Federal Institute of Santa Catarina (IF-SC), Campus Florianópolis, from March 2007 to December 2009. The experiment, which was called the Educational Contract Work, it occurs from the acceptance interview, held from the first module of this course, with each new student individually. It is part of a set of integrated actions in the course of Industrial Mechatronics at the Federal Institute of Santa Catarina. These actions relate to a project of institutional access, retention and academic success. At the same time it seeks to understand the meanings of the acceptance interview and Educational Contract Work, by the professors in the Course in Mechatronics, from its effect in reducing the "Dropouts" in this course, in addition this research highlights the importance of this issue by both the social cost of school evasion and the lack of academic researches in the area that exceeds statistical issues / indicators. This research hypothesis is that the established relationship between professors and students by the acceptance interview and the educational contract work can be analyzed in light of psychoanalysis as an effect of transference bond. Thus, we understand that the effects of acceptance interview and the contract work for decreasing the dropout rate in the course can be explained, at least partially, from the concept of tranference.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Soligo, Ângela FátimaLhullier, Louise AmaralUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuimarães, Sandra Lopes, 1964-20122012-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf143 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619299GUIMARÃES, Sandra Lopes. A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia. 2012. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619299. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/898773porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:51:33Zoai::898773Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:51:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia
The acceptance interview and the educational contract work as a possibility towards school evasion rates in a Technology Superior Course
title A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia
spellingShingle A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia
Guimarães, Sandra Lopes, 1964-
Evasão escolar
Transferência (Psicologia)
Psicanálise
Tecnologia - Estudo e ensino
School evasion
Transfer (Psicology)
Psychoanalysis
Technical education
title_short A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia
title_full A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia
title_fullStr A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia
title_full_unstemmed A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia
title_sort A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia
author Guimarães, Sandra Lopes, 1964-
author_facet Guimarães, Sandra Lopes, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Soligo, Ângela Fátima
Lhullier, Louise Amaral
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Sandra Lopes, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar
Transferência (Psicologia)
Psicanálise
Tecnologia - Estudo e ensino
School evasion
Transfer (Psicology)
Psychoanalysis
Technical education
topic Evasão escolar
Transferência (Psicologia)
Psicanálise
Tecnologia - Estudo e ensino
School evasion
Transfer (Psicology)
Psychoanalysis
Technical education
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619299
GUIMARÃES, Sandra Lopes. A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia. 2012. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619299. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619299
identifier_str_mv GUIMARÃES, Sandra Lopes. A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um Curso Superior de Tecnologia. 2012. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619299. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/898773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
143 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189090583642112