Regulação robusta de trafego em linhas de metro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587314 |
Resumo: | Orientador: Basilio Ernesto Almeida Milani |
id |
UNICAMP-30_2b966f19a6cb568176e4871d1d4ab70a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::175376 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Regulação robusta de trafego em linhas de metroMetrôControle em tempo realProgramação linearOrientador: Basilio Ernesto Almeida MilaniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: Esta tese trata do problema de regulação robusta de tráfego em linhas de metrô, considerando de forma explícita as incertezas do modelo de tráfego e as limitações sobre suas variáveis de estado e controle. É assumido que os limites sobre as variáveis do modelo são definidos por poliedros convexos fechados simétricos e o domínio dos parâmetros incertos definido pelos pontos extremos de um poliedro convexo compacto. Para solução do problema de regulação, são propostas duas formulações: controle linear invariante no tempo e controle não linear calculado em tempo real. Em ambos os casos, explorando propriedades estruturais do modelo de tráfego, é mostrado que a lei de controle tem a forma de realimentação de estados, estrutura bi-diagonal, sendo facilmente obtida da solução de pequenos problemas de programação linear. Os resultados obtidos são aplicáveis às linhas de metrô atuaisAbstract: This thesis is concerned with the problem of robust traffic regulation for metro lines, considering explicitly the traffic model uncertainties and limits on its variables. It is assumed limits on model variables defined by symmetrical convex closed polyhedra and uncertain parameters domain defined by the extreme points of a convex compact polyhedron. Two approaches are proposed for solution of the regulation problem: linear time-invariant control and nonlinear control computed in real-time. In both cases, exploring structural properties of traffic model, it is showed that the control law has a state feedback form, bi-diagonal structure, being easily obtained solving small linear programming problems. The results are applicable to nowadays metro linesDoutoradoDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Milani, Basilio Ernesto de Almeida, 1948-Luna, Henrique Pacca LoureiroPissolato, Eunice Luvizotto MedinaYamakami, AkeboRibeiro, Raul VinhasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCorrea, Silvino Soares19991999-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf97 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587314CORREA, Silvino Soares. Regulação robusta de trafego em linhas de metro. 1999. 97 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587314. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175376porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:55:06Zoai::175376Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:55:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Regulação robusta de trafego em linhas de metro |
title |
Regulação robusta de trafego em linhas de metro |
spellingShingle |
Regulação robusta de trafego em linhas de metro Correa, Silvino Soares Metrô Controle em tempo real Programação linear |
title_short |
Regulação robusta de trafego em linhas de metro |
title_full |
Regulação robusta de trafego em linhas de metro |
title_fullStr |
Regulação robusta de trafego em linhas de metro |
title_full_unstemmed |
Regulação robusta de trafego em linhas de metro |
title_sort |
Regulação robusta de trafego em linhas de metro |
author |
Correa, Silvino Soares |
author_facet |
Correa, Silvino Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Milani, Basilio Ernesto de Almeida, 1948- Luna, Henrique Pacca Loureiro Pissolato, Eunice Luvizotto Medina Yamakami, Akebo Ribeiro, Raul Vinhas Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Silvino Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metrô Controle em tempo real Programação linear |
topic |
Metrô Controle em tempo real Programação linear |
description |
Orientador: Basilio Ernesto Almeida Milani |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-09-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587314 CORREA, Silvino Soares. Regulação robusta de trafego em linhas de metro. 1999. 97 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587314. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CORREA, Silvino Soares. Regulação robusta de trafego em linhas de metro. 1999. 97 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587314. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 97 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188822245703680 |