Locus de controle, conhecimento, atitude e pratica do uso de pilula e preservativo entre adolescentes universitarios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aline Salheb, 1980-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604572
Resumo: Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
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spelling Locus de controle, conhecimento, atitude e pratica do uso de pilula e preservativo entre adolescentes universitariosLocus of control, knowledge, attitude and practice about the use of the pill and the preservative among adolescents university studentsAnticoncepçãoConhecimentos, atitudes e prática em saúdeControle interno-externoContraceptionHealth knowledge, attitudes, practiceInternal-external controlOrientador: Maria Helena Baena de Moraes LopesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como adolescentes as pessoas com idade entre dez e 19 anos. A adolescência é um período onde decisões importantes são tomadas a partir de pouca experiência de vida e tais decisões podem ter conseqüências para toda a vida. A sexualidade, presente em toda a trajetória de vida do ser humano, busca sua afirmação na adolescência. Pesquisadores demógrafos desenvolveram um modelo especial conhecido como estudo CAP (conhecimento, atitude e prática), numa tentativa de coletar informações sobre contracepção e comportamento reprodutivo. Sabe-se também que características pessoais e da personalidade influenciam o comportamento, e é o que a escala de locus de controle pretende avaliar. Locus de controle' é uma variável que se refere a uma característica individual das pessoas sobre a percepção de quem controla os acontecimentos. Pode ser interna, no caso do indivíduo acreditar que mantém o controle sobre sua vida; ou externa, no caso do sujeito atribuir o controle da sua vida a outras pessoas, entidades ou até mesmo sorte ou destino. Foi objetivo deste estudo avaliar a relação entre o locus de controle e o conhecimento, atitude e prática do uso de pílula e preservativo entre adolescentes, ingressantes de uma universidade pública do estado de São Paulo. Foi utilizado um questionário e a escala multidimensional de locus de controle de Levenson. A amostra foi composta por 295 adolescentes. Pouco mais da metade (51,2%) relatou não ter iniciado atividade sexual e dentre os que haviam iniciado, 91,7% afirmaram que utilizaram método contraceptivo na primeira relação sexual. Os métodos mais utilizados foram o preservativo e a pílula, isoladamente ou combinados com outros métodos. Dentre os estudantes que tinham iniciado atividade sexual, 75,7% não planejavam suas relações sexuais, ou planejavam, às vezes. Sobre o preservativo, 92,6% afirmaram que os adolescentes devem utilizá-lo em todas as relações sexuais e 23,1% consideraram que usar o preservativo diminui o prazer nas relações. Os adolescentes demonstraram ter maior conhecimento do que prática correta de uso de pílula e preservativo (71,4% vs 37,1%, p<0,001 pelo teste de Wilcoxon). Quanto ao locus de controle, observou-se maior externalidade-outros poderosos para o sexo masculino. Verificou-se correlação entre o locus de controle e a prática: quanto maior o escore do locus externalidade-outros poderosos, menor a prática correta de uso do método contraceptivo. Não foi encontrada diferença significativa entre o locus de controle e as características sociodemográficas. Conclui-se que os universitários iniciam atividade sexual mais tardiamente, buscam conhecimento sobre anticoncepção e a pílula e o preservativo masculino são os métodos mais utilizados. Embora apresentem conhecimento e atitudes adequados, precisam modificar algumas de suas práticas para uma anticoncepção eficaz. O locus de controle externalidade outros-poderosos influencia a prática anticoncepcional nesse grupo de adolescentesAbstract: The World Health Organization (WHO) defines adolescents as people between ten and nineteen years old. Adolescence is a period of time in which many important decisions are made based on little life experience, decisions which may imply in consequences for the rest of their lives. Sexuality, which is present throughout the life of the human being life, is usually asserted during adolescence. Demographic investigators developed a special model known as KAP study (knowledge, attitude and practice), with the purpose of collecting information regarding contraceptives and reproductive behavior. It is already known that personal characteristics may affect behavior, and that is what the multidimensional Levenson?s locus of control scale intends to evaluate. ?Locus of Control? is a variable referring to the individual characteristics of people regarding the perception of who controls the facts in their lives. It can be internal if the person considers themselves as the source of the facts in which they are involved; or external, when the person attributes the control of their life to other people, entities, or even to luck or fate. The objective of this study was to evaluate the relationship between the locus of control and the knowledge, attitude and practice concerning the use of contraceptive pills and male preservatives among teenagers at a Public University in the State of São Paulo. A questionnaire and the Levenson?s locus of control scale were utilized. The sample was composed of 295 teenagers. Over half of them (51.2%) had not yet initiated sexual activity. Among those who had initiated in sexual activities, 91.7% reported that they had utilized some type of contraceptive method during their first sexual intercourse. The most frequent methods used were preservatives and pills, or these in combination with other methods. It was verified that frequently (40.3%) the relationships were not planned. Regarding preservatives, 92.6% agreed that their use by adolescents was necessary during each and every sexual intercourse and 23.1% believed that using preservative diminished pleasure. The adolescents showed higher knowledge than correct practice concerning the use of contraceptive pill and preservative (71.4% vs 37.1%, p<0,001 with the Wilcoxon test). Male students had higher scores of powerful others externality. It was observed correlation between locus of control and the practice: the higher the rate of powerful others externality, the lower the correct use of contraceptives. It was no significant differences between the locus of control and social-demographic characteristics. It was concluded that this adolescents had sexual initiation late, seek information about contraception, and the contraceptive pill and the preservative were the most utilized method. Although they have corrects knowledge and practice, they need modified some of their practices for an effective contraception. The powerful others externality locus influenced the practice of contraceptive use in this group of adolescentsMestradoEnfermagem e TrabalhoMestre em Enfermagem[s.n.]Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-Coleta, Marilia Ferreira DelaOsis, Maria José DuarteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Aline Salheb, 1980-20072007-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604572ALVES, Aline Salheb. Locus de controle, conhecimento, atitude e pratica do uso de pilula e preservativo entre adolescentes universitarios. 2007. 131p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604572. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397655porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:49:13Zoai::397655Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:49:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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