A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214 |
Resumo: | Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito |
id |
UNICAMP-30_2d4da46872d5f2d938e8025f1066118d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::85136 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolarEducação de adultosMatemática - Estudo e ensinoAnálise de interação na educaçãoOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Buscando investigar questões relativas a confronto ou cooperação entre as propriedades matemáticas utilizadas nos procedimentos adquiridos na prática e nos procedimentos escolares e o nível de atrelamento dos instrumentos matemáticos ao contexto, escolar ou não, que os originou, foi realizada a pesquisa que está contida nesta tese. Tendo como sujeitos 37, jovens e adultos, alunos do primeiros semestre de um curso supletivo munícipal da cidade de São Paulo foram utilizadas as técnicaS de observação de sala de aula, entrevistas e análise documental. Conclui-se que pessoas cuja inserção social lhes possibilite exercer atividades com maior autonomia econômica demonstram, em aula, ter construído mediadores matemáticos mais elaborados. Outro ponto constado foi que a lógica das tarefas escolares difere daquela que rege as atividades práticas, exigindo uma constante negociação entre professor e aluno para que a aprendizagem da Matemática ocorra. Além disso, verificou-se também que o conhecimento matemático oriundo da prática nem sempre é solidário com o conhecimento escolar, muitas vezes parecendo, aos alunos, contraditórioAbstract: The research set forth in this thesis attempted to investigate problems relative to the opposition or cooperation between the mathematical properties used in procedures acquired in pratice and in hool procedures and, the degree of linking of the mathematical instruments in the context, scholastic or not, ITom which they originated. With 37 young people and adults, student of the first semester of the municipal supplementary course in the city of São Paulo, the techniques of observations in class, interviews, and documental analysis were used. We concluded that people whose social place makes it possible to carry out activities with greater economic autonomy show, in class, that they have constructed more elaborate mathematical mediators. Another point noted was that the logic of school work differed ITom that which governed the practical activities, requiring a constant negotiation between the teacher and the student in order that the learning of Mathematic might occur. Besides this, its was also found that mathematical knowledge originating ITom pratice is not always solidary with school knowledge, often seeming to the student to be contradictoryDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Dione Lucchesi de, 1946-19951995-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf250p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214CARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar. 1995. 250p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/85136porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:25:48Zoai::85136Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:25:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar |
title |
A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar |
spellingShingle |
A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946- Educação de adultos Matemática - Estudo e ensino Análise de interação na educação |
title_short |
A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar |
title_full |
A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar |
title_fullStr |
A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar |
title_full_unstemmed |
A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar |
title_sort |
A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar |
author |
Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946- |
author_facet |
Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Matemática - Estudo e ensino Análise de interação na educação |
topic |
Educação de adultos Matemática - Estudo e ensino Análise de interação na educação |
description |
Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-04-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214 CARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar. 1995. 250p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar. 1995. 250p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/85136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 250p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188773177589760 |