A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_2d4da46872d5f2d938e8025f1066118d
oai_identifier_str oai::85136
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolarEducação de adultosMatemática - Estudo e ensinoAnálise de interação na educaçãoOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Buscando investigar questões relativas a confronto ou cooperação entre as propriedades matemáticas utilizadas nos procedimentos adquiridos na prática e nos procedimentos escolares e o nível de atrelamento dos instrumentos matemáticos ao contexto, escolar ou não, que os originou, foi realizada a pesquisa que está contida nesta tese. Tendo como sujeitos 37, jovens e adultos, alunos do primeiros semestre de um curso supletivo munícipal da cidade de São Paulo foram utilizadas as técnicaS de observação de sala de aula, entrevistas e análise documental. Conclui-se que pessoas cuja inserção social lhes possibilite exercer atividades com maior autonomia econômica demonstram, em aula, ter construído mediadores matemáticos mais elaborados. Outro ponto constado foi que a lógica das tarefas escolares difere daquela que rege as atividades práticas, exigindo uma constante negociação entre professor e aluno para que a aprendizagem da Matemática ocorra. Além disso, verificou-se também que o conhecimento matemático oriundo da prática nem sempre é solidário com o conhecimento escolar, muitas vezes parecendo, aos alunos, contraditórioAbstract: The research set forth in this thesis attempted to investigate problems relative to the opposition or cooperation between the mathematical properties used in procedures acquired in pratice and in hool procedures and, the degree of linking of the mathematical instruments in the context, scholastic or not, ITom which they originated. With 37 young people and adults, student of the first semester of the municipal supplementary course in the city of São Paulo, the techniques of observations in class, interviews, and documental analysis were used. We concluded that people whose social place makes it possible to carry out activities with greater economic autonomy show, in class, that they have constructed more elaborate mathematical mediators. Another point noted was that the logic of school work differed ITom that which governed the practical activities, requiring a constant negotiation between the teacher and the student in order that the learning of Mathematic might occur. Besides this, its was also found that mathematical knowledge originating ITom pratice is not always solidary with school knowledge, often seeming to the student to be contradictoryDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Dione Lucchesi de, 1946-19951995-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf250p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214CARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar. 1995. 250p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/85136porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:25:48Zoai::85136Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:25:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar
title A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar
spellingShingle A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar
Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
Educação de adultos
Matemática - Estudo e ensino
Análise de interação na educação
title_short A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar
title_full A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar
title_fullStr A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar
title_full_unstemmed A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar
title_sort A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar
author Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
author_facet Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Matemática - Estudo e ensino
Análise de interação na educação
topic Educação de adultos
Matemática - Estudo e ensino
Análise de interação na educação
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-04-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214
CARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar. 1995. 250p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matematico da pratica e o escolar. 1995. 250p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/85136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
250p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188773177589760