Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benine, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues, 1982-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335
Resumo: Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
id UNICAMP-30_2d711441626fa1397ba2179a8788805e
oai_identifier_str oai::850275
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na AlemanhaPedagogy of wheel gymnastics : analysis of the methodology developed at the club Bayer Leverkusen in GermanyRoda alemãEducaçãoAprendizagemEducação física - HistóriaWheel gymnnasticEducationTeaching-learningPhysical education - HistoryOrientador: Marco Antonio Coelho BortoletoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Desenvolvida no final da década de 1920 na Alemanha, a Roda Ginástica consiste numa modalidade gímnica que possibilita uma série de evoluções corporais com uso de uma roda metálica. Tanto na vertente esportiva (de competição) como na artística, trata-se de uma atividade bastante difundida na Europa, porém ainda pouco difundida e estudada no Brasil. Desde 1998, observamos um aumento expressivo desta prática no cenário nacional, especialmente na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, situando esta instituição como referência no desenvolvimento desta especialidade. Entretanto, o estudo pormenorizado do processo de ensino-aprendizagem encontra-se num estágio incipiente e com escassa fundamentação da perspectiva acadêmico-científica, tornando a prática pedagógica fragilizada no que diz respeito a sua sistematização e rigor científico. A partir deste panorama, o presente estudo teve como objetivo descrever e analisar a proposta metodológica de ensino-aprendizagem da Roda Ginástica, desenvolvida por uma especialista de renome internacional do clube alemão Bayer Leverkusen, um dos mais importantes no contexto internacional. Metodologicamente, tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual empregamos a técnica de entrevista semi-estruturada (em profundidade) com a referida especialista, buscando extrair os princípios fundamentais de seu trabalho a partir de sua destacada experiência e competência no assunto. Paralelamente, a coleta de dados incluiu a observação direta intensiva das atividades realizadas no clube durante 15 dias do mês de janeiro de 2011. A partir dos dados obtidos, foi realizada uma análise crítica à luz dos pressupostos teóricos próprios da Educação Física brasileira, mais precisamente do campo da pedagogia do esporte. Como principais resultados deste trabalho, podemos destacar que a Roda Ginástica encontra-se ainda em estado de esporte amador, na Alemanha, e seu desenvolvimento no clube Bayer Leverkusen se deve a atividade voluntária e colaborativa dos participantes. Devido às diferenças culturais entre Brasil e Alemanha, bem como os objetivos e perspectivas pedagógicas que permeiam as diferentes propostas de desenvolvimento desta modalidade, faz-se necessário pensar em diferentes modelos pedagógicos, para além daquele aqui discutidoAbstract: Developed in the late 1920 in Germany, the Wheel gymnastics Gymnastics is a sport that allows a series of body changes with the use of a metal wheel. Both the sports aspect (competition) and in art it is a widespread activity in Europe, but still little known and studied in Brazil. Since 1998, we observed a significant increase of this practice on the national scene, especially in the Faculty of Physical Education, UNICAMP, placing this institution as a reference in the development of this specialty. However, the detailed study of the teaching-learning process is at a nascent stage and with little foundation of academic and scientific perspective, making the pedagogical weakened in relation to its systematic and scientific rigor. From this background, this study aimed to describe and analyze the proposed methodology of teaching and learning of Wheel Gymnastics, developed by an internationally renowned expert of the German club Bayer- Levercusen, one of the most important in the international context. Methodologically, this was a qualitative study in which we use the technique of semi-structured interviews (in depth) with the expert said, trying to extract the fundamental principles of his work from his outstanding experience and competence in the subject. In parallel, data collection included intensive direct observation of activities within the club during 15 days of January 2011. From the data obtained was carried out a critical analysis of the light's own theoretical Brazilian Physical Education, specifically the field of sport pedagogy. As the main results of this work we highlight the Wheel Gymnastics is still in a state of amateur sport in Germany and its development in the club Bayer Leverkusen must be voluntary and collaborative activity of the participants. Because of cultural differences between Brazil and Germany it is necessary to think about different pedagogical models besides the one presented hereMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-Ayoub, ElianaSouza, Elizabeth Paoliello Machado deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBenine, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues, 1982-20112011-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf123 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335BENINE, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues. Pedagogia da roda ginástica (alemã): análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha. 2011. 123 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850275porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:33:37Zoai::850275Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:33:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha
Pedagogy of wheel gymnastics : analysis of the methodology developed at the club Bayer Leverkusen in Germany
title Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha
spellingShingle Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha
Benine, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues, 1982-
Roda alemã
Educação
Aprendizagem
Educação física - História
Wheel gymnnastic
Education
Teaching-learning
Physical education - History
title_short Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha
title_full Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha
title_fullStr Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha
title_full_unstemmed Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha
title_sort Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha
author Benine, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues, 1982-
author_facet Benine, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Ayoub, Eliana
Souza, Elizabeth Paoliello Machado de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Benine, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Roda alemã
Educação
Aprendizagem
Educação física - História
Wheel gymnnastic
Education
Teaching-learning
Physical education - History
topic Roda alemã
Educação
Aprendizagem
Educação física - História
Wheel gymnnastic
Education
Teaching-learning
Physical education - History
description Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-10-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335
BENINE, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues. Pedagogia da roda ginástica (alemã): análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha. 2011. 123 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335
identifier_str_mv BENINE, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues. Pedagogia da roda ginástica (alemã): análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha. 2011. 123 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
123 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189073119608832