Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335 |
Resumo: | Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto |
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Pedagogia da roda ginástica (alemã) : análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na AlemanhaPedagogy of wheel gymnastics : analysis of the methodology developed at the club Bayer Leverkusen in GermanyRoda alemãEducaçãoAprendizagemEducação física - HistóriaWheel gymnnasticEducationTeaching-learningPhysical education - HistoryOrientador: Marco Antonio Coelho BortoletoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Desenvolvida no final da década de 1920 na Alemanha, a Roda Ginástica consiste numa modalidade gímnica que possibilita uma série de evoluções corporais com uso de uma roda metálica. Tanto na vertente esportiva (de competição) como na artística, trata-se de uma atividade bastante difundida na Europa, porém ainda pouco difundida e estudada no Brasil. Desde 1998, observamos um aumento expressivo desta prática no cenário nacional, especialmente na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, situando esta instituição como referência no desenvolvimento desta especialidade. Entretanto, o estudo pormenorizado do processo de ensino-aprendizagem encontra-se num estágio incipiente e com escassa fundamentação da perspectiva acadêmico-científica, tornando a prática pedagógica fragilizada no que diz respeito a sua sistematização e rigor científico. A partir deste panorama, o presente estudo teve como objetivo descrever e analisar a proposta metodológica de ensino-aprendizagem da Roda Ginástica, desenvolvida por uma especialista de renome internacional do clube alemão Bayer Leverkusen, um dos mais importantes no contexto internacional. Metodologicamente, tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual empregamos a técnica de entrevista semi-estruturada (em profundidade) com a referida especialista, buscando extrair os princípios fundamentais de seu trabalho a partir de sua destacada experiência e competência no assunto. Paralelamente, a coleta de dados incluiu a observação direta intensiva das atividades realizadas no clube durante 15 dias do mês de janeiro de 2011. A partir dos dados obtidos, foi realizada uma análise crítica à luz dos pressupostos teóricos próprios da Educação Física brasileira, mais precisamente do campo da pedagogia do esporte. Como principais resultados deste trabalho, podemos destacar que a Roda Ginástica encontra-se ainda em estado de esporte amador, na Alemanha, e seu desenvolvimento no clube Bayer Leverkusen se deve a atividade voluntária e colaborativa dos participantes. Devido às diferenças culturais entre Brasil e Alemanha, bem como os objetivos e perspectivas pedagógicas que permeiam as diferentes propostas de desenvolvimento desta modalidade, faz-se necessário pensar em diferentes modelos pedagógicos, para além daquele aqui discutidoAbstract: Developed in the late 1920 in Germany, the Wheel gymnastics Gymnastics is a sport that allows a series of body changes with the use of a metal wheel. Both the sports aspect (competition) and in art it is a widespread activity in Europe, but still little known and studied in Brazil. Since 1998, we observed a significant increase of this practice on the national scene, especially in the Faculty of Physical Education, UNICAMP, placing this institution as a reference in the development of this specialty. However, the detailed study of the teaching-learning process is at a nascent stage and with little foundation of academic and scientific perspective, making the pedagogical weakened in relation to its systematic and scientific rigor. From this background, this study aimed to describe and analyze the proposed methodology of teaching and learning of Wheel Gymnastics, developed by an internationally renowned expert of the German club Bayer- Levercusen, one of the most important in the international context. Methodologically, this was a qualitative study in which we use the technique of semi-structured interviews (in depth) with the expert said, trying to extract the fundamental principles of his work from his outstanding experience and competence in the subject. In parallel, data collection included intensive direct observation of activities within the club during 15 days of January 2011. From the data obtained was carried out a critical analysis of the light's own theoretical Brazilian Physical Education, specifically the field of sport pedagogy. As the main results of this work we highlight the Wheel Gymnastics is still in a state of amateur sport in Germany and its development in the club Bayer Leverkusen must be voluntary and collaborative activity of the participants. Because of cultural differences between Brazil and Germany it is necessary to think about different pedagogical models besides the one presented hereMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-Ayoub, ElianaSouza, Elizabeth Paoliello Machado deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBenine, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues, 1982-20112011-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf123 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335BENINE, Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues. Pedagogia da roda ginástica (alemã): análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha. 2011. 123 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617335. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850275porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:33:37Zoai::850275Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:33:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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