Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolani, Ana Liria Sacomano
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587618
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_2d7e903a69702001b50dd3c6955777c7
oai_identifier_str oai::175778
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escritaAlfabetizaçãoLeituraOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho narra a história da mudança da proposta pedagógica de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Campinas. Nesta narrativa o leitor encontrará as motivações, os caminhos e as implicações dessa mudança. Encontrará também as práticas por ela instauradas nas aulas de Língua Portuguesa e uma reflexão sobre a contribuição de cada uma delas no desenvolvimento de um projeto pe formação de alunos leitores. o primeiro capítulo é um resgate das mudanças que ocorreram em nosso pais nas décadas de 70 e 80 e que propiciaram o início das mudanças da situação do ensino em nossas escolas. O segundo capítulo narra o processo de implementação de novas diretrizes teórico-metodológicas na proposta pedagógica de trabalho com leitura e escrita da escola observada. Nele apresento depoimentos dos personagens envolvidos nessa história (coordenador pedagógico, coordenador de área e professores) e as condições que possibilitaram tal mudança. No terceiro capítulo apresento e discuto os dados referentes às práticas observadas na sala de aula de 1ª série durante o trabalho com a leitura. Por fim, apresento uma reflexão sobre uma prática diferenciada com leitura que tem por objetivo a formação de alunos leitores no cotidiano da sala de aulaAbstract: This dissertation is about the history of a private school in Campinas that has had its pedagogical proposal of teaching changed some years ago. The new practice aimed the formation of the beginner reader, whose space in the classroom was constituted of activities that give privilege to reading, as in the "Hora do Conto" and the activities done in the schoollibrary. The first chapter tells the recent history of education in Brazil. This history is important to understand the changes in the reading / writing practice in our schools. The second chapter tells about the process of changing the practice of teaching reading and writing in this school. The third chapter contains the data about the reading practice during the "Hora do Conto" once it became the fundamental axis of the work in reading to the group of children attending the classes observed. At the end, there is a discussion about the practice of teaching of reading of the everyday life of this singular grouMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Silva, Lilian Lopes Martin daMayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeSmolka, Ana Luiza BustamanteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertolani, Ana Liria Sacomano19991999-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587618BERTOLANI, Ana Liria Sacomano. Formando leitores contando historias: a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita. 1999. 104p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587618. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175778porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:57:28Zoai::175778Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:57:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita
title Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita
spellingShingle Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita
Bertolani, Ana Liria Sacomano
Alfabetização
Leitura
title_short Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita
title_full Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita
title_fullStr Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita
title_full_unstemmed Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita
title_sort Formando leitores contando historias : a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita
author Bertolani, Ana Liria Sacomano
author_facet Bertolani, Ana Liria Sacomano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Silva, Lilian Lopes Martin da
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolani, Ana Liria Sacomano
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Leitura
topic Alfabetização
Leitura
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-03-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587618
BERTOLANI, Ana Liria Sacomano. Formando leitores contando historias: a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita. 1999. 104p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587618. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BERTOLANI, Ana Liria Sacomano. Formando leitores contando historias: a construção da mudança de uma proposta pedagogica de ensino de leitura e escrita. 1999. 104p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587618. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175778
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
104p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188825060081664