Gestão da inovação na industria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosmeticos : uma analise sob a perspectiva do desenvolvimento sustentavel
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609248 |
Resumo: | Orientador: Ruy de Quadros Carvalho |
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Gestão da inovação na industria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosmeticos : uma analise sob a perspectiva do desenvolvimento sustentavelInnovation management in the brazilian industry of personal hygiene, perfumery and cosmetics : an analysis under the sustainable development perspectiveInovações tecnológicasDesenvolvimento sustentávelGestão de empresasTechnological innovationSustainable developmentBusiness managementOrientador: Ruy de Quadros CarvalhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: A preocupação com a questão ambiental tem levado o setor produtivo a buscar oportunidades de negócios a partir de inovações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, algumas empresas brasileiras do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vêm incorporando ingredientes naturais da biodiversidade brasileira em seus produtos, em resposta à concorrência intensa com as empresas multinacionais do setor presentes no Brasil, bem como por conta da busca de atuação em mercados internacionais. O fato é que uso de estratégias de inovação baseadas na promoção da sustentabilidade em produtos no setor é uma tendência nova. Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo estudar as implicações que a busca de uma trajetória de inovação tecnológica baseada em produtos sustentáveis traz para a complexidade e diversidade da gestão do processo de inovação tecnológica e para o acúmulo de competências a ela associada. Para tanto, propõe-se um survey exploratório junto a uma amostra de 13 empresas que atuam no setor com o objetivo de investigar suas estratégias e práticas de gestão da inovação tecnológica, bem como a realização de um estudo de caso em profundidade na empresa Natura - o caso mais significativo de experiência e trajetória de inovação tecnológica baseada em produtos sustentáveis. Os resultados permitiram construir uma categorização dedutiva sobre as diferentes abordagens quanto ao uso de ingredientes naturais nos produtos das empresas, com implicações igualmente distintas em relação às atividades tecnológicas e inovativas e aos princípios do desenvolvimento sustentável. Essa categorização refere-se à diferença entre empresas 'naturais' e empresas 'sustentáveis'. As primeiras incorporam em seus produtos o uso de ingredientes naturais, mas sem serem baseadas em atividades organizadas sob o princípio da sustentabilidade; e as outras produzem produtos com ingredientes naturais e mobilizam instrumentos que garantem a preservação na obtenção das matérias-primas e no respeito às comunidades locais. Este é o caso da empresa Natura - onde o processo de internalização dos princípios de sustentabilidade sugeriu estratégias de inovação de produto que tornou mais complexos os elementos da sua gestão de inovação tecnológica, e de outras empresas da amostra, embora com processos menos robustos de atuação sob a perspectiva da sustentabilidade e de práticas de gestão da inovação tecnológica. Por fim, esta pesquisa indicou algumas sugestões para auxiliar a viabilização de uma estratégia de inovação pautada na sustentabilidade como um diferencial competitivo e viável para as empresas operarem.Abstract: The concerns about environmental issues had taken the productive sector of the industries to search new business opportunities towards sustained development and growth. Therefore, there are some Brazilian companies from the personal hygiene, cosmetics and perfumery sector whose have been incorporating natural ingredients from the Brazilian biodiversity in its products, in response to the intense competition with the multinational companies of the sector based in Brazil, as well as on account of the search of participation in international markets. The fact is that the usage of innovation strategies based on the product's sustainability promote is a new tendency in the sector. Likewise, this research had as objective to study the implications in the search of a technological innovation trajectory based on sustainable products, which brings more complexity and diversity to the technological innovation process management and the increase of expertise associated with it. To accomplish this, it is proposed a survey within a 13 companies sample which actuate in the sector with the objective to investigate its strategies and technological innovation management practices, as well developing a deep use case study within Natura - the most significant case in technological innovation trajectory and experience based on sustainable products. The results allowed the construction of a deductive categorization matrix with the different approach regarding the usage of natural ingredients in company's products, also with different implications for technological and innovative activities and the principles of sustainable development. This categorization refers to the difference between 'natural' companies and 'sustainable' companies. The first one incorporate into its products the usage of natural ingredients, but its activities are not based on the sustainability principle; and the others also manufacture products with natural ingredients and mobilize instruments which guarantee the preservation during raw material extraction and respect the local communities.This is the Natura use case - where the sustainability principle internalization process suggested product innovation strategies which enhance the complexity of the technological innovation management elements, and from other companies from the sample, although using less robust action processes from the perspective of sustainable practices and technological innovation management.DoutoradoDoutor em Política Científica e Tecnológica[s.n.]Carvalho, Ruy de Quadros, 1953-Furtado, André TosiBrito, Eliane Pereira ZamithBarata, Lauro Euclides SoaresCoutinho, Paulo Luiz de AndradeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e TecnológicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVilha, Anapatricia Morales, 1975-20092009-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf161 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609248VILHA, Anapatricia Morales. Gestão da inovação na industria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosmeticos: uma analise sob a perspectiva do desenvolvimento sustentavel. 2009. 161 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609248. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/441155porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:30:11Zoai::441155Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:30:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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