Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilha, Anapatricia Morales
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Quadros, Ruy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79275
Resumo: A preocupação com a questão ambiental tem levado o setor produtivo a buscar oportunidades de negócios a partir de inovações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, algumas empresas brasileiras do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vêm incorporando ingredientes naturais da biodiversidade em seus produtos, em resposta à concorrência intensa com as empresas multinacionais do setor, bem como por conta da busca de atuação em mercados internacionais. Nesse sentido, este trabalho analisa as implicações que a busca de uma trajetória de inovação tecnológica baseada em produtos sustentáveis traz para a complexidade e diversidade da gestão do processo de inovação tecnológica e para o acúmulo de competências a ela associada. Para tanto, realizou-se de forma presencial um survey exploratório junto a uma amostra de 12 empresas nacionais e multinacionais que atuam no setor, com o objetivo de investigar suas estratégias e práticas de gestão da inovação tecnológica. Os resultados permitiram construir uma categorização dedutiva sobre as diferentes abordagens quanto ao uso de ingredientes naturais nos produtos das empresas, com implicações igualmente distintas em relação às atividades tecnológicas e inovativas e aos princípios do desenvolvimento sustentável.
id USP-40_2e8463259d9cd985612ee9182813cf5e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79275
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review)
repository_id_str
spelling Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticosINNOVATION MANAGEMENT UNDER THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT PERSPECTIVE: LESSONS OF THE STRATEGIES AND PRACTICES FROM INDUSTRY OF PERSONAL HYGIENE, PERFUMERY AND COSMETICS DOI: 110.5773/rai.v9i3.593Technology innovation managementSustainable development.Gestão de inovação tecnológicaDesenvolvimento sustentável.A preocupação com a questão ambiental tem levado o setor produtivo a buscar oportunidades de negócios a partir de inovações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, algumas empresas brasileiras do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vêm incorporando ingredientes naturais da biodiversidade em seus produtos, em resposta à concorrência intensa com as empresas multinacionais do setor, bem como por conta da busca de atuação em mercados internacionais. Nesse sentido, este trabalho analisa as implicações que a busca de uma trajetória de inovação tecnológica baseada em produtos sustentáveis traz para a complexidade e diversidade da gestão do processo de inovação tecnológica e para o acúmulo de competências a ela associada. Para tanto, realizou-se de forma presencial um survey exploratório junto a uma amostra de 12 empresas nacionais e multinacionais que atuam no setor, com o objetivo de investigar suas estratégias e práticas de gestão da inovação tecnológica. Os resultados permitiram construir uma categorização dedutiva sobre as diferentes abordagens quanto ao uso de ingredientes naturais nos produtos das empresas, com implicações igualmente distintas em relação às atividades tecnológicas e inovativas e aos princípios do desenvolvimento sustentável.Concerns about environmental issues have compelled the productive sector of the industries to search for new business opportunities to achieve sustained development. There are some Brazilian companies from the personal hygiene, cosmetics, and perfumery sector who have been incorporating natural ingredients from the Brazilian biodiversity in its products in response to the intense competition with the multinational companies of the sector based in Brazil, as well as on account of the search of participation in international markets. The objective of this research was to study the implications in the search of a technological innovation trajectory based on sustainable products, which brings more complexity and diversity to the technological innovation process management and the increase of expertise associated with it. To accomplish this, a survey was proposed within a sample of 12 companies which actuate in the sector with the objective to investigate its strategies and technological innovation management practices. The results allowed the construction of a deductive categorization matrix with the different approach regarding the usage of natural ingredients in company‟s products, also with different implications for technological and innovative activities and the principles of sustainable development.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79275INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 3 (2012); 28-522515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79275/83346Vilha, Anapatricia MoralesQuadros, Ruyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T14:30:58Zoai:revistas.usp.br:article/79275Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T14:30:58Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
INNOVATION MANAGEMENT UNDER THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT PERSPECTIVE: LESSONS OF THE STRATEGIES AND PRACTICES FROM INDUSTRY OF PERSONAL HYGIENE, PERFUMERY AND COSMETICS DOI: 110.5773/rai.v9i3.593
title Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
spellingShingle Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Vilha, Anapatricia Morales
Technology innovation management
Sustainable development.
Gestão de inovação tecnológica
Desenvolvimento sustentável.
title_short Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
title_full Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
title_fullStr Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
title_full_unstemmed Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
title_sort Gestão da inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
author Vilha, Anapatricia Morales
author_facet Vilha, Anapatricia Morales
Quadros, Ruy
author_role author
author2 Quadros, Ruy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilha, Anapatricia Morales
Quadros, Ruy
dc.subject.por.fl_str_mv Technology innovation management
Sustainable development.
Gestão de inovação tecnológica
Desenvolvimento sustentável.
topic Technology innovation management
Sustainable development.
Gestão de inovação tecnológica
Desenvolvimento sustentável.
description A preocupação com a questão ambiental tem levado o setor produtivo a buscar oportunidades de negócios a partir de inovações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, algumas empresas brasileiras do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vêm incorporando ingredientes naturais da biodiversidade em seus produtos, em resposta à concorrência intensa com as empresas multinacionais do setor, bem como por conta da busca de atuação em mercados internacionais. Nesse sentido, este trabalho analisa as implicações que a busca de uma trajetória de inovação tecnológica baseada em produtos sustentáveis traz para a complexidade e diversidade da gestão do processo de inovação tecnológica e para o acúmulo de competências a ela associada. Para tanto, realizou-se de forma presencial um survey exploratório junto a uma amostra de 12 empresas nacionais e multinacionais que atuam no setor, com o objetivo de investigar suas estratégias e práticas de gestão da inovação tecnológica. Os resultados permitiram construir uma categorização dedutiva sobre as diferentes abordagens quanto ao uso de ingredientes naturais nos produtos das empresas, com implicações igualmente distintas em relação às atividades tecnológicas e inovativas e aos princípios do desenvolvimento sustentável.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79275
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79275/83346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 3 (2012); 28-52
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1816702432644694016