Das entranhas dos smartphones à narrativa transmídia como recurso didático na mediação do discurso digital escolar relativo à química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12426 |
Resumo: | Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto |
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Das entranhas dos smartphones à narrativa transmídia como recurso didático na mediação do discurso digital escolar relativo à químicaFrom the smartphone's innards to transmedia storytelling as didactic resource in the mediation of scholastic digital discourse in chemistrySmartphonesDiscurso digitalQuímicaControvérsiasTransmidialidadeDigital discourseChemistryControversyTransmedia StorytellingOrientador: Pedro da Cunha Pinto NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O uso de telefones inteligentes ou smartphones (em inglês) como recurso didático-pedagógico para o Ensino de Ciências está se tornando cada vez mais presente nos diferentes níveis educacionais. No entanto, além de seu uso como ferramenta de ensino, há pouca discussão nas escolas sobre este dispositivo tecnológico em si. Esta pesquisa visa compreender de que modo um grupo de professores de química em formação inicial, participantes na implementação de uma unidade de ensino estruturada na forma de controvérsia científica ao redor do coltan, uma mistura mineral estratégica na fabricação de capacitores, componentes indispensáveis nos circuitos eletrônicos atuais de equipamentos tecnológicos como os smartphones, desenvolvida com a mediação da Narrativa Transmídia como recurso didático, produzem Discurso Digital Escolar relativo à Química (DDErQ). Nesse propósito, os principais referenciais teóricos adotados derivaram-se, por uma parte, da Análise de Discurso (AD) na sua vertente iniciada na França por Pêcheux e desenvolvida amplamente no Brasil por pesquisadores como Eni Orlandi e, por outra parte, nos desdobramentos que, baseados nessa filiação teórica, foram publicados no campo das chamadas ciências da natureza por Almeida (2010), e no campo das novas tecnologias da linguagem por Dias (2018). A Unidade de Ensino implementou-se na sua integridade de maneira virtual ao longo de seis semanas com duas turmas de professores em formação inicial que cursavam disciplinas que compõem a grade curricular da Licenciatura Integrada em Química e Física e da Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A coleta de informações foi realizada através de questionários escritos, gravações de áudio e vídeo das oficinas síncronas e das narrativas construídas ao redor da temática selecionada, disponibilizadas pelos participantes através das diferentes plataformas tecnológicas utilizadas. Para a análise da informação foi construído um dispositivo analítico, pautado teoricamente em noções da vertente pechêutiana de AD, com o intuito de compreender de que modo os participantes produzem DDErQ e os indícios de relações entre as condições de produção discursiva, a unidade de ensino e a mediação da Narrativa Transmídia como recurso didático, em seus processos de formação inicial. Os resultados permitem identificar cinco condições relevantes nos modos de produção do DDErQ que incluem o contexto e história de vida dos participantes e suas relações com as questões de estudo; as formações discursivas próprias da química; o interdiscurso, por sua vez ligado à memória discursiva; a exterioridade, associada ao caráter histórico, social e ideológico do sentido e as experiências na educação e o estágio formativo dos participantes cujos vestígios se refletem, entre outros, em elementos incorporados nos seus discursos produzidos mediante o efeito metafórico, a interpretação, a análise crítica das fontes, a importância de assumir uma posição adiante de um dizer e o desafio de contribuir por meio dos processos de ensino e aprendizagem à historização dos conhecimentos e à transformação das futuras práticas escolares em torno da química na sala de aula. Quanto às implicações pedagógicas e de formação de professores, se incentivaram trocas discursivas em sala de aula, subsidiadas por abordagens transdisciplinares mediante a inclusão da tríade: tecnologias digitais, desafios científicos contemporâneos (com foco no conhecimento químico) e narrativas transmídia e promoveram-se reflexões dos participantes sobre seu processo de formação inicial, em prol de traçar um percurso para a interpretação, compreensão e ressignificação de suas futuras práticas escolares ligadas ao Ensino de QuímicaAbstract: The use of smartphones as a didactic-pedagogical resource for science teaching is becoming increasingly present at different educational levels. However, besides its use as a teaching tool, there is little discussion in schools about this technological device itself. This research aims to understand how a group of pre-service chemistry teachers, participants in the implementation of a teaching unit structured in the form of scientific controversy around coltan – a strategic mineral mixture in the manufacture of capacitors, indispensable components in current electronic circuits of technological equipment such as smartphones – developed with the mediation of Transmedia Storytelling as a didactic resource, produce a Scholastic Digital Discourse in Chemistry (DDErQ by its acronym in Portuguese). To this purpose, the main theoretical references adopted were derived, on the one hand, from Discourse Analysis, in its approach initiated in France by Pêcheux and widely developed in Brazil by research such as Eni Orlandi, and, on the other hand, in the developments that, based on this theoretical filiation, have been published in the field of the so-called natural sciences by Almeida (2010) and in the field of new language technologies by Dias (2018). The teaching unit was implemented in its integrity in a virtual manner over six weeks with two groups of pre-service teachers’ education who were attending subjects that make up the curriculum of the Integrated Degree in Chemistry and Physics and the Degree in Chemistry at the State University of Campinas (UNICAMP by its acronym in Portuguese). Information was collected through written questionnaires, audio and video recordings of the synchronous workshops, and the narratives built around the selected theme made available by the participants through the different technological platforms used. For the analysis of the information, an analytical device was built, theoretically based on notions of Pêcheux’s approach to Discourse Analysis, to understand how the participants produce DDErQ and the evidence of relationships between the conditions of discursive production, the teaching unit, and the mediation of Transmedia Storytelling as a didactic resource in their pre-service education processes. The results allow us to identify five relevant conditions in the modes of production of DDErQ that include: the context and life history of the participants and their relations with the study questions; the discursive formations characteristic to chemistry; the interdiscursive, in turn linked to the discursive memory; the exteriority, associated with the historical, social, and ideological character of meaning; and the educational experiences and formative stage of the participants whose traces are reflected in elements incorporated into their discourses produced through the metaphorical effect, interpretation, critical analysis of sources, the importance of taking a position ahead of a saying, and the challenge of contributing through the teaching and learning processes to the historization of knowledge and the transformation of future school practices around chemistry in the classroom. As for the pedagogical and pre-service teacher education implications, were encouraged discursive exchanges in the classroom subsidized by transdisciplinary approaches through the inclusion of the triad: digital technologies, contemporary scientific challenges (with focus on chemical knowledge), and transmedia storytelling, and the participants' reflections on their pre-service education process were promoted in order to trace a path for the interpretation, understanding, and re-signification of their future school practices related to chemistry teachingDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES88881.284372/2018-01[s.n.]Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-Segura, Jordi VallverdúLeite, Bruno SilvaAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deViveiro, Alessandra AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 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Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347617porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T12:08:07Zoai::1347617Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-22T12:08:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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