Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615598 |
Resumo: | Orientador: Jorge Megid Neto |
id |
UNICAMP-30_2d5298a4ec03a530799ffb72ef55c76a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::798101 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de CiênciasHow teachers of 6º to 9º years using the textbook of sciencesLivros didáticosEnsino de ciênciasNational Textbook Program (Brazil)TextbooksScience educationPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Orientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O uso do livro didático deve proporcionar aos alunos domínio e reflexão dos conhecimentos escolares, de modo a ajudá-los a ampliar sua compreensão da realidade, sua formulação de hipóteses de solução para problemas atuais. Ou seja, o livro didático deve tentar promover nos alunos um exercício de cidadania. Todavia, a literatura científica tem indicado a qualidade precária da grande maioria dos livros didáticos de Ciências no Brasil, muito embora as avaliações periódicas do Programa Nacional do Livro Didático PNLD já alcancem mais de 15 anos no país sem, contudo, conseguirem influir na melhoria profunda da qualidade desses materiais. Os professores, por sua vez, continuam a fazer uso desses materiais, os quais interferem de alguma maneira na qualidade do ensino-aprendizagem de Ciências. Por este motivo, tivemos como objetivo analisar como professores dos 6º aos 9º anos usam o livro didático de Ciências. Para isso, construímos um questionário de pesquisa que foi validado num teste piloto com 10 professores, com o auxílio do software estatístico SPSS. Aplicamos este instrumento a 102 professores de escolas municipais e estaduais da região de Taubaté, sendo os resultados analisados também através do SPSS. Os resultados obtidos indicam que o livro didático é ainda o principal material didático de uso em sala de aula. O trabalho enfatiza ainda o fato de o livro didático ser frequentemente usado pelos professores no que diz respeito aos textos, imagens e exercícios, além de ser o principal recurso dos professores para preparar suas aulas.Abstract: The use of the textbook should provide students with knowledge and reflection of the field school, to help them expand their understanding of reality, its formulation in terms of resolving current problems. That is, the textbook should try to foster in students an exercise in citizenship. However, the scientific literature has indicated the poor quality of most of the textbooks of science in Brazil, although the periodic evaluations of the National Textbook PNLD already reach more than 15 years in the country without, however, able to influence the profound improvement the quality of these materials. Teachers, in turn, continue to make use of these materials, which interfere in any way the quality of teaching and learning of science. For this reason, we aimed to examine how teachers from the 6th to 9th grades using the textbook of Sciences. For this, we constructed a survey questionnaire that was validated in a pilot test with 10 teachers, with the aid of SPSS software. We apply this instrument to 102 teachers from state and municipal schools in the region of Taubaté and the results were also analyzed with SPSS. The results indicate that the textbook is still the main teaching material for use in the classroom. The work also emphasizes the fact that the textbook is often used by teachers in relation to texts, images and exercises as well as being the main resource for teachers to prepare their lessons.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Silva, Dirceu daHosoume, YassukoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuimarães, Fernanda Malta2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf109 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615598GUIMARÃES, Fernanda Malta. Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências. 2011. 109 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615598. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/798101porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-18T10:46:21Zoai::798101Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-18T10:46:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências How teachers of 6º to 9º years using the textbook of sciences |
title |
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências |
spellingShingle |
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências Guimarães, Fernanda Malta Livros didáticos Ensino de ciências National Textbook Program (Brazil) Textbooks Science education Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
title_short |
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências |
title_full |
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências |
title_fullStr |
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências |
title_full_unstemmed |
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências |
title_sort |
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências |
author |
Guimarães, Fernanda Malta |
author_facet |
Guimarães, Fernanda Malta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Megid Neto, Jorge, 1958- Silva, Dirceu da Hosoume, Yassuko Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Fernanda Malta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Ensino de ciências National Textbook Program (Brazil) Textbooks Science education Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
topic |
Livros didáticos Ensino de ciências National Textbook Program (Brazil) Textbooks Science education Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
description |
Orientador: Jorge Megid Neto |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615598 GUIMARÃES, Fernanda Malta. Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências. 2011. 109 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615598. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615598 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Fernanda Malta. Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências. 2011. 109 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615598. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/798101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 109 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189056100171776 |