A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208 |
Resumo: | Orientador: John Robert Schmitz |
id |
UNICAMP-30_30b078dbeaeb50616082a6775eadb099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::209292 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciadosLeituraSentido (Filosofia)Epistemologia - Aspectos sociaisExperiência de vidaOrientador: John Robert SchmitzDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Norteado por uma concepção de leitura como um processo de construção de sentido, este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o papel do conhecimento de mundo e da experiência vivencial na construção de sentido na leitura de dois grupos de alunos iniciantes (Sa série) do ensino fundamental em duas escolas, sendo uma particular e outra pública. Os dados foram obtidos durante as atividades de leitura realizadas em sala de aula e através das entrevistas que visavam a caracterizar os grupos focalizados, além de observar os fatores que poderiam interferir no processo de construção de sentidos na leitura. Posteriormente, procedi à análise dos dados na qual pude perceber modos diferenciados de construir sentido na leitura de um mesmo texto, de um lado alunos com experiência em leitura, por outro lado, alunos com experiência vivencial sobre o conteúdo temático abordado pelo texto. Os resultados permitem concluir que o conhecimento de mundo e a experiência vivencial ampliam a competência em leitura, mesmo em sujeitos que não tenham contato constante com texto escrito. Entretanto, na escola as práticas de leitura são homogeneizadas e distanciadas da realidade social do aluno, principalmente daquele aluno oriundo de lares de famílias de classe baixa, e a resistência por parte de alguns professores de não aproveitar a criatividade de seus alunos que advém de suas histórias, de suas experiências acaba por não formar alunos-leitores, na realidade forma decodificadores. Dessa forma, os resultados desta pesquisa evidenciam a importância de se utilizar nas práticas de leitura em sala de aula textos ligados às atividades discursivas e as práticas sociais dos alunos com o objetivo de propiciar a formação do aluno-leitorAbstract: Oriented by a conception of a reading like a construction process of senses, this work of research has as objective to investigate the paper of world knowledge and of the experience of the life in the building of the senses in the reading of two groups of high-school students of the Fundamental Teaching (fifth leveI) in two schools, one private and other public. The data was obtained during the activities of reading accomplished in the classroom and through interviews in order to characterize the groups studied, besides to watch the factors that could interfere in the process of building of the senses in the reading. Afterwards, proceeded to analysis of the data in which I could see different ways of building senses in the reading of a same text, in one side, students with experiences in reading and another side students with experiences about the thematic contents accosted by the text. The results permit to make a conclusion that the knowledge of the world and the experience of life amplify the competence in reading, even in person that haven't permanent contact with writing text. However, in the school the teachers make smooth the practice of the reading and make it distant of the social reality of the pupils, principally that students from poor homes, and the resistance of some teachers that don't make a good use of the creativity of yours schoolboys that come from theirs histories, from theirs experiences and for don't form readers-pupils in the reality they forro scrambles-pupils. That way, the results of this research show the importance of the use in the practice of reading in the classroom texts associated to activities of speeches and to society practices of the pupils in order to form readers-pupilsMestradoEnsino Aprendizagem de Língua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Schmitz, John Robert, 1935-2017Scaramucci, Matilde Virginia RicardiDots, Maria Ines MateusCavalcanti, Marilda do CoutoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Elda Gomes20012001-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208ARAUJO, Elda Gomes. A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados. 2001. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/209292porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:22:01Zoai::209292Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:22:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados |
title |
A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados |
spellingShingle |
A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados Araujo, Elda Gomes Leitura Sentido (Filosofia) Epistemologia - Aspectos sociais Experiência de vida |
title_short |
A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados |
title_full |
A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados |
title_fullStr |
A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados |
title_full_unstemmed |
A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados |
title_sort |
A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados |
author |
Araujo, Elda Gomes |
author_facet |
Araujo, Elda Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schmitz, John Robert, 1935-2017 Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi Dots, Maria Ines Mateus Cavalcanti, Marilda do Couto Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Elda Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Sentido (Filosofia) Epistemologia - Aspectos sociais Experiência de vida |
topic |
Leitura Sentido (Filosofia) Epistemologia - Aspectos sociais Experiência de vida |
description |
Orientador: John Robert Schmitz |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-07-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208 ARAUJO, Elda Gomes. A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados. 2001. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ARAUJO, Elda Gomes. A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados. 2001. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/209292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 145 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138356280426496 |