A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Elda Gomes
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208
Resumo: Orientador: John Robert Schmitz
id UNICAMP-30_30b078dbeaeb50616082a6775eadb099
oai_identifier_str oai::209292
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciadosLeituraSentido (Filosofia)Epistemologia - Aspectos sociaisExperiência de vidaOrientador: John Robert SchmitzDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Norteado por uma concepção de leitura como um processo de construção de sentido, este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o papel do conhecimento de mundo e da experiência vivencial na construção de sentido na leitura de dois grupos de alunos iniciantes (Sa série) do ensino fundamental em duas escolas, sendo uma particular e outra pública. Os dados foram obtidos durante as atividades de leitura realizadas em sala de aula e através das entrevistas que visavam a caracterizar os grupos focalizados, além de observar os fatores que poderiam interferir no processo de construção de sentidos na leitura. Posteriormente, procedi à análise dos dados na qual pude perceber modos diferenciados de construir sentido na leitura de um mesmo texto, de um lado alunos com experiência em leitura, por outro lado, alunos com experiência vivencial sobre o conteúdo temático abordado pelo texto. Os resultados permitem concluir que o conhecimento de mundo e a experiência vivencial ampliam a competência em leitura, mesmo em sujeitos que não tenham contato constante com texto escrito. Entretanto, na escola as práticas de leitura são homogeneizadas e distanciadas da realidade social do aluno, principalmente daquele aluno oriundo de lares de famílias de classe baixa, e a resistência por parte de alguns professores de não aproveitar a criatividade de seus alunos que advém de suas histórias, de suas experiências acaba por não formar alunos-leitores, na realidade forma decodificadores. Dessa forma, os resultados desta pesquisa evidenciam a importância de se utilizar nas práticas de leitura em sala de aula textos ligados às atividades discursivas e as práticas sociais dos alunos com o objetivo de propiciar a formação do aluno-leitorAbstract: Oriented by a conception of a reading like a construction process of senses, this work of research has as objective to investigate the paper of world knowledge and of the experience of the life in the building of the senses in the reading of two groups of high-school students of the Fundamental Teaching (fifth leveI) in two schools, one private and other public. The data was obtained during the activities of reading accomplished in the classroom and through interviews in order to characterize the groups studied, besides to watch the factors that could interfere in the process of building of the senses in the reading. Afterwards, proceeded to analysis of the data in which I could see different ways of building senses in the reading of a same text, in one side, students with experiences in reading and another side students with experiences about the thematic contents accosted by the text. The results permit to make a conclusion that the knowledge of the world and the experience of life amplify the competence in reading, even in person that haven't permanent contact with writing text. However, in the school the teachers make smooth the practice of the reading and make it distant of the social reality of the pupils, principally that students from poor homes, and the resistance of some teachers that don't make a good use of the creativity of yours schoolboys that come from theirs histories, from theirs experiences and for don't form readers-pupils in the reality they forro scrambles-pupils. That way, the results of this research show the importance of the use in the practice of reading in the classroom texts associated to activities of speeches and to society practices of the pupils in order to form readers-pupilsMestradoEnsino Aprendizagem de Língua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Schmitz, John Robert, 1935-2017Scaramucci, Matilde Virginia RicardiDots, Maria Ines MateusCavalcanti, Marilda do CoutoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Elda Gomes20012001-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208ARAUJO, Elda Gomes. A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados. 2001. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/209292porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:22:01Zoai::209292Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:22:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados
title A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados
spellingShingle A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados
Araujo, Elda Gomes
Leitura
Sentido (Filosofia)
Epistemologia - Aspectos sociais
Experiência de vida
title_short A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados
title_full A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados
title_fullStr A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados
title_full_unstemmed A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados
title_sort A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados
author Araujo, Elda Gomes
author_facet Araujo, Elda Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmitz, John Robert, 1935-2017
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Dots, Maria Ines Mateus
Cavalcanti, Marilda do Couto
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Elda Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Sentido (Filosofia)
Epistemologia - Aspectos sociais
Experiência de vida
topic Leitura
Sentido (Filosofia)
Epistemologia - Aspectos sociais
Experiência de vida
description Orientador: John Robert Schmitz
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-07-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208
ARAUJO, Elda Gomes. A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados. 2001. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ARAUJO, Elda Gomes. A construção de sentido na leitura por crianças de meios de letramento diferenciados. 2001. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/209292
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138356280426496