LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4896
Resumo: A comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual.
id UNICESU -1_8b9173219ff68dcd7b666593a7413e8a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4896
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOSLeituraOrdenação de perguntasProdução de sentidoA comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual.UniCesumar2020-02-05T11:22:26Z2020-02-05T11:22:26Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4896otherRODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silvareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:09Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:15.436Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
spellingShingle LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva
Leitura
Ordenação de perguntas
Produção de sentido
title_short LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title_full LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title_fullStr LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title_full_unstemmed LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
title_sort LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
author RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva
author_facet RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ordenação de perguntas
Produção de sentido
topic Leitura
Ordenação de perguntas
Produção de sentido
dc.description.none.fl_txt_mv A comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual.
description A comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-05T11:22:26Z
2020-02-05T11:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4896
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4896
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948629981331456